“Cinco de Mayo” história real desse feriado, no México e nos Estados Unidos.

0
4896

Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cinco de Mayo ( espanhol para “cinco de maio”) refere-se à data da batalha de Puebla, 5 de maio de 1862, que mando, pela primeira vez, o exército mexicano , sob a liderança do general Ignacio Zaragoza Seguin, derrotou uma potência ocupante  bem mais preparada – neste caso, a França. A data não é feriado nacional e nem é muito comemorada no México, exceto no estado de Puebla.

É, no entanto, muito festejada pelos mexicanos expatriados , especialmente os residentes nos Estados Unidos, O Cinco de Mayo não é o dia da Independência do México, que é o mais importante feriado nacional mexicano.

História

Eventos que levaram ao 5 de Mayo

Cinco de Mayo tem suas raízes na ocupação Francesa do México. A ocupação francesa realizou-se após o rescaldo da Guerra Mexicano-Americana de 1846-48  e a Guerra da Reforma(1857–1861). Estas guerras deixaram o Tesouro mexicano em ruínas.

Em 17 de julho de 1861, o presidente mexicano Benito Juarez pediu moratória , com suspensão de todos os pagamentos da dívida externa por dois anos, mediante a promessa de que, após este período, os pagamentos seriam retomados.

Guerra Mexicano-Americana

Em resposta, França, Grã-Bretanha e Espanha enviaram forças navais para Veracruz, exigindo o reembolso. A Grã-Bretanha e a Espanha negociaram com o México e se retiraram, mas a França, na época governada por Napoleão III, decidiu aproveitar a oportunidade para estabelecer um império latino no México, o Segundo Império Mexicano, o que favoreceria os interesses franceses.

A invasão francesa

Mais tarde, em 1861, a bem armada frota francesa invadiu Veracruz, o que levou que o presidente Juárez e seu governo a se refugiarem.  Movendo-se de Veracruz para cidade do México , o exército francês encontrou forte resistência dos mexicanos perto de Puebla, nos fortes mexicanos de Loreto e Guadalupe. O forte exército de 8.000 franceses atacou o mal equipado exército de 4.000 mexicanos. No entanto, os mexicanos conseguiram esmagar o exército francês, o melhor exército na época, e que não havia sido derrotado em quase 50 anos.

Napoleão III de França

A vitória mexicana

A vitória representou um impulso importante para o moral do exército mexicano e ao povo do México em geral. Segundo o History Channel:

“Embora não tenha sido uma grande vitória estratégica na guerra global contra a França, o sucesso de Zaragoza em Puebla representou uma grande vitória moral para o governo mexicano.

Segundo a revista TIME

“A vitória Puebla passou a simbolizar a unidade e orgulho por aquilo que parecia um David mexicano a derrotar um Golias francês.”

Foi um momento glorioso para o México.” Isto ajudou a estabelecer uma necessária sensação de unidade nacional e patriotismo.

 Acontecimentos após a batalha

A vitória mexicana, porém, foi curta. Trinta mil soldados e um ano depois, os franceses foram capazes de derrotar o exército mexicano, capturar a Cidade do México e estabelecer o imperador Maximiliano I como governante do México.

Maximiliano I Imperador-mexicano.

Mas, a vitória francesa também duraria pouco: apenas 3 anos (1864-1867). Com o fim da Guerra Civil nos Estados Unidos, em 1865, os E.U.A. puderam fornecer mais ajuda ao México para expulsar os franceses, e Maximiliano I acabou sendo executado pelos mexicanos, juntamente com seus generais mexicanos Miramón e Mejía, no Cerro de las Campanas, em Queretaro .

Significado 

A Batalha de Puebla foi importante pelo menos por duas razões. Em primeiro lugar, consideravelmente em menor número, os mexicanos derrotaram um exército francês muito  bem equipado.

A batalha de Puebla constitui um dos momentos mais significativos na história militar do México .

“Esta batalha foi importante na medida em que os 4.000 soldados mexicanos eram grandemente superados em número pelo bem equipado exército francês, com 8.000 homens, e que não havia sido derrotado em quase 50 anos. “Em segundo, foi importante porque desde a Batalha de Puebla nenhum país das Américas  tem sido invadido por uma força militar europeia.

Carga dos hussardos da cavalaria napoleónica.

Consequências para os Estados Unidos

Segundo alguns historiadores, o real objetivo da França era ajudar a quebrar União Americana , que, naquele momento, estavam em guerra civil, assim ajudando a Confederação do Sul:  “Os mexicanos haviam conquistado uma grande vitória que manteve Napoleão III de abastecimento dos rebeldes confederados por mais um ano, permitindo que os Estados Unidos para construir o maior exército do mundo já tinha visto. Este grande exército esmagou os confederados em Gettysburg apenas 14 meses depois da  batalha de Puebla, e essencialmente acabar com a Guerra Civil.

A Batalha de Gettysburg, por Thure de Thulstrup

” A consequência do Cinco de Mayo para os Estados Unidos tem sido, portanto, reconhecido: “A derrota do exército francês teve consequências para a América, bem … a derrota francesa negou Napoleão III a oportunidade para reabastecer os rebeldes confederados por um ano.” Donald W. Miles acrescenta: “Na época, havia o medo nos Estados Unidos que os franceses usassem o México como base de guarda para a Confederação, então o presidente Lincoln e seu secretário de Estado saiu de sua maneira de aparecer “neutro” da situação mexicana. Eles não queriam lidar com os franceses e os confederados, ao mesmo tempo.”  Para Dr. Miles que explica que “Napoleão III hesitou em tomar sobre os Estados Unidos directamente, mas agora as notícias da Guerra Civil mudou tudo”. Isso alegadamente significava que os americanos estariam ocupados com seus conflitos entre o Norte e o Sul por algum tempo.

Guerra de Secessão ou Guerra Civil Americana

Ao ouvir que os espanhóis e os britânicos teriam navegado para pegar a alfândega de Veracruz para começar a recolher os seus direitos, Napoleão decidiu que ele não só enviaria a marinha francesa, mas também começou a procurar alguém para colocar como imperador no México. Ele, então utilizou o México como uma base para ajudar os confederados ganhar a guerra contra os Estados Unidos. Napoleão viu isso como uma oportunidade a não perder.  Dr. Miles então conclui: “O Imperador da França ordenou aos seus generais para passar alguns meses lidando com México e, em seguida – usando o México como ‘base’ – ajudar os confederados ganhar a guerra contra os Estados Unidos. E se eles tivessem tido sucesso? Os Estados Unidos nunca viria a ser a potência mundial que é hoje significativamente … os mexicanos, não só recuperarão a sua nação, mas influenciaram no resultado da Guerra Civil dos E.U.A.

Segundo escreve o historiador Justo Sierra, em seu livro Political Evolution of the Mexican People, se o México não tivesse derrotado os franceses em Puebla a 5 de maio de 1862, a França teria ido em auxílio do Sul ( Estados Confederados) na Guerra Civil dos E.U.A, e o destino dos Estados Unidos poderia ter sido muito diferente.

Observâncias

México

Cinco de Mayo é um feriado regional limitado principalmente ao estado de Puebla.            Há algum reconhecimento do feriado em outras partes do país.

 Comemoração do Cinco de Mayoem Saint Paul, Minnnesota 

Estados Unidos

Em 7 de junho de 2005, o congresso americano emitiu uma resolução.simultânea convidando o Presidente dos Estados Unidos, a emitir uma proclamação para convidar o povo dos Estados Unidos para celebrar o Cinco de Mayo com cerimónias e actividades apropriadas. Num estudo realizado em 1998 no Journal of American Culture, foi comunicado que o número de celebrações oficiais dos EUA do Cinco de Mayo tinha atingido 120. Uma atualização em 2006, constatou que o número oficial de eventos do Cinco de Mayo foi de 150 ou mais, de acordo com José Alamillo, professor de estudos étnicos na Washington State University, em Pullman, que estudou o impacto cultural do Cinco de Mayo a norte da fronteira.

Artistas de Cinco de Mayo na Casa Branca 

Nos Estados Unidos, o Cinco de Mayo assumiu um significado maior do que no México.     A data talvez seja mais reconhecida nos Estados Unidos como uma data para celebrar a cultura e as experiências dos norte-americanos de ascendência mexicana, assim como  St. StPatrick’s Day, Oktoberfest e o Ano Novo chinês são usados para comemorar os ancestrais dos irlandeses, alemães e chineses, respectivamente. Similar aos feriados, o Cinco de Mayo é observada por muitos americanos, independentemente da origem étnica. Celebrações tendem a chamar tanto símbolos tradicionais mexicanos, como a Virgem de Guadalupe, e de figuras proeminentes, de origem mexicana nos Estados Unidos, incluindo César Chávez. Para comemorar, muitos exibem faixas de Cinco de Mayo, enquanto os distritos escolares têm eventos especiais para educar os alunos sobre o seu significado histórico.

Dançarinos do Cinco de Mayocumprimentados pelo ex-presidente dos EUA, george W. Bush.

São eventos e celebrações especiais que destacam a cultura mexicana, especialmente a sua música e dança regional. As manifestações realizadas anualmente na Plaza del Pueblo  de Los Angeles, perto de Olvera Street, por exemplo incluem baile Califórnia e Mariachi . Os interesses comerciais nos Estados Unidos têm capitalizado a celebração, fazendo publicidade de produtos mexicanos e serviços, com ênfase nas bebidas, os alimentos, e música

História da observância

De acordo com um estudo publicado pelo Centro de Estudo de Saúde e Cultura Latina do UCLA sobre a origem da observância do Cinco de Mayo nos Estados Unidos, esta moderna focalização americana iniciou-se nos primeiros dias na Califórnia na década de 1860, em resposta à resistência ao domínio francês no México.  Em 2007, no panfleto da UCLA observou que “O feriado, que foi comemorado na Califórnia continuamente desde 1863, é praticamente ignorado no México.

Heroica Puebla de Zaragoza

” A revista Time relata que “o Cinco de Mayo começou a entrar em voga na década de 1940 na América durante a ascensão do movimento chicano.” Segundo o Houston Chronicle e a United Press International, “O feriado atravessou para os Estados Unidos na década de 1950 e 1960 mas não ganhou popularidade até os anos 1980, quando os comerciantes, especialmente as empresas de cerveja, capitalizaram sobre a natureza de comemoração do dia e começaram a promovê-lo.”

Em outros lugares

Eventos ligados a Cinco de Mayo também ocorrem fora do México  e dos Estados Unidos. Por exemplo, um clube de paraquedismo perto de Vancouver, no Canadá, tem o evento Paraquedismo  Cinco de Mayo. Nas Ilhas Cayman, nas  Caraíbas, há uma competição anual de air guitar no Cinco de Mayo. Até em lugares muito distantes, como na ilha de Malta, no Mar Mediterrâneo, os foliões são incentivados a beber cerveja mexicana no 5 de maio.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

 

 

Artigo anteriorALDEIA GLOBAL, AS CRIANÇAS DE LEBENSBORN, O DIA ‘H’ DA SUÉCIA E O GRUPO ABBA!
Próximo artigoLuiz Sabino e Ana Maria Sabino, celebram 50 anos de um grande amor
BIOGRAFIA ****** Sérgio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano onde jogou em todas as categorias e foi campeão Estadual no ano de 1969. Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América do Rio, tornando-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e vice-artilheiro brasileiro Carioca de 1973. Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexa Campeão Gaúcho invicto. Em 1975, formou um excelente time do Guarani de Campinas, com grandes jogadores, Ziza, Amaral,Renato, Miranda, Davi, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha. que foi base do Campeão em 1978. Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Club Jalísco, e Atlas Fútbol Club ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. ****** Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio,estado do Rio, onde encerrou sua carreira. Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na rádio local chamada "Canal 58" de Guadalajara. Após a copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos, nos Estados Unidos da América,, onde foi convidado pela Universidade de Houston Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco para participar como instrutor do “Cugar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Na sequência, depois de várias participações, em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy com o apoio espetacular do grande amigo Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ****** Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: 1 - Criou-se liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. 2 – Todos os meses havia Torneios entre todos os Parks. 3 - Criou-se seleções para jogarem contra jovens das outros áreas, e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. Foi apresentado e aprovado e Sérgio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos, até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. Sérgio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a "Licença National B' e assumiu como Coach principal da South Texas Soccer Select Team Open Age From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro "Afrodescendente" a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ****** No ano de 1992, Fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde ficou por 28 anos, sendo 24 anos impressos e os últimos 4 anos digital em português. Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor . A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ****** 1 - Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira no criada no Texas em 1993 com finalidade de promover a cultura do Brasil. Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sérgio Lima teve a participação com 10 músicas 8 autorais e mais duas com parcerias. 2 - Compositor da música “I Love Rio”, escrita e inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elicia Oliveira em ingrês (Está disponível no YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ****** Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. ****** A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando, em certos momentos, o diálogo tenso, desconfortável e, até certo ponto, cansativo, devido à falta de elasticidade de algumas lideranças, acostumadas, creio, a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ****** Sérgio criou o espaço Brasil especial na Biblioteca central da cidade de Houston e conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. Recebeu o Prêmio Brazilian International Press Ward, por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português, e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ****** ORIGINAL ARTICLE “AFRO DECENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui