Crônica – Invocando Angela Davis: “Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.”

2
294

Jornal Vida Brasil Texas Angela-D.-111 Crônica - Invocando Angela Davis: “Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” Crônicas DestaquesFonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Angela Davis

Jornal Vida Brasil Texas ADDIII Crônica - Invocando Angela Davis: “Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” Crônicas DestaquesPor Adinaldo Souza 

Invocando Angela Davis:

   “Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.”    O texto tem por finalidade ampliar o debate originado na matéria do link em questão .

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/heranca-escravocrata-por-que-brancos-como-bocardi-nao-conseguem-se-libertar-do-racismo-estrutura

Link Fonte – Joaquim de Carvalho – Veículo: Diário do Centro do Mundo.

***

Ao longo de 500 anos os porta vozes das elites brasileiras (elites  que detém os poderes financeiros, industriais, midiáticos, econômicos, intelectuais, políticos, etc…) difundem quando identificados nos extravasamentos dos seus ímpetos racistas e para se isentarem de supostos processos judiciais, costumeiramente se dizem amantes de negros. Estes porta vozes que aos olhos das elites não passam de mequetrefes, são os operadores do racismo e responsáveis pela sua perpetuação.

Jornal Vida Brasil Texas Congresso-Nacional Crônica - Invocando Angela Davis: “Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” Crônicas DestaquesFonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – O plenário da Câmara dos Deputados do Congresso.

O que chama atenção é que de tempos em tempos os mequetrefes criam estigmas pra mudar o foco da responsabilidade criminal direta: o negro é que é indolente; o negro é que discrimina o negro; eu tenho amigos negros; já namorei negra; meu afilhado é negro; meus amigos de infância são negros; meu barbeiro é negro; minha tartaravó era negra.

Jornal Vida Brasil Texas Maos-2 Crônica - Invocando Angela Davis: “Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” Crônicas Destaques

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Enfim, os argumentos de dissociação do racismo no exato momento das suas práticas são infindáveis, isto, obviamente devido ao judiciário que não difere das demais instituições igualmente racistas e os acata.

Jornal Vida Brasil Texas Justica-1 Crônica - Invocando Angela Davis: “Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” Crônicas DestaquesFonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Penso ser necessário minimizar os eufemismos: o sistema é racista; o racismo é cultural; o racismo é institucional; o racismo e estrutural; bla, bla, bla, e maximizar o combate ao ato racista na sua origem e denominar de racista todo aquele que consciente ou inconscientemente manifestou seu desejo de se ver superior ao outro por se ver branco. Só isto!

Por Adinaldo de Souza.

2 COMENTÁRIOS

  1. Adinaldo foi ao cerne da questão ao abordar Ângela Davis. Para se combater o racismo é preciso comprometimento, não sendo certamente uma tarefa exclusiva de suas vitimas, senão também daqueles que se autoproclamam não-racistas.
    Parabéns ao Jornal Vida Brasil Texas e Adinaldo por nos brindarem com esta reflexão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here