Crônica – Por que é importante existir o dia da consciência negra?

2
77

Jornal Vida Brasil Texas conciencia Crônica - Por que é importante existir o dia da consciência negra? Crônicas Destaques Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jornal Vida Brasil Texas LULUciana-Sarao Crônica - Por que é importante existir o dia da consciência negra? Crônicas DestaquesPor Professora Luciana Dornelles Ramos.

***

Por que é importante existir o dia da consciência negra? Para responder essa pergunta, teríamos que voltar no tempo, e relembrar a história do Brasil, porém, de uma maneira que ela nunca nos foi contada. Quando falamos em escravos e escravidão, sem perceber, tiramos a humanidade das pessoas que foram sequestradas de seu país, e trazidas em condições desumanas para um país onde essas pessoas (advogados, médicos, reis, rainhas…) foram proibidas de usar seu nome, cultuar sua religião, e obrigadas a negar sua cultura e sua história.

Jornal Vida Brasil Texas Escra Crônica - Por que é importante existir o dia da consciência negra? Crônicas Destaques Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Assim, se constituiu a identidade negra no Brasil. Conhecemos tudo que é de origem europeia e americana, mas até hoje, negamos na nossa própria cultura, o que é de origem africana. Democracia racial, é um mito. Esse papo de somos todos iguais, só serve para jogar para baixo do tapete um problema latente na nossa sociedade.

Jornal Vida Brasil Texas religiao Crônica - Por que é importante existir o dia da consciência negra? Crônicas DestaquesFonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

O racismo, que é velado, ou escancarado, que está em todos os lugares, é institucionalizado. Enquanto não soubermos o quanto aquelas pessoas que foram escravizadas trabalharam na construção do nosso país, vamos precisar de um dia da consciência negra.

Jornal Vida Brasil Texas escravidao Crônica - Por que é importante existir o dia da consciência negra? Crônicas DestaquesFonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – A abolição da escravatura: quadro de 1849 de Francois-Auguste Biard.

Enquanto não ouvirmos historias sobre a revolta dos Malês, sobre Aqualtune, Tereza de Benguela e tantos heróis negros… vamos precisar de um dia da consciência negra.

Fonte Vídeo – YouTube

Enquanto tivermos que explicar, que o negro teve acesso ao ensino básico na década de 50, e no ensino superior na década de 70, que historicamente foi afastado do direito a educação, vamos precisar de um dia da consciência negra.

Enquanto um negro não tiver a liberdade de usar seu cabelo natural, sem correr o risco de perder uma chance de emprego, ou até mesmo perder o próprio emprego, vamos precisar de um dia da consciência negra.

Jornal Vida Brasil Texas ZUMBI-11 Crônica - Por que é importante existir o dia da consciência negra? Crônicas DestaquesFonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Enquanto as pessoas não negras, não entenderem que “não ser racista” não basta, em uma sociedade que foi construida em cima do racismo e da desigualdade social, vamos precisar de um dia da consciência negra.

Enquanto tivermos tantas barreiras para resgatar nossa identidade, exaltar nossa cultura, nossa história, e nosso povo. Vamos precisar de dias e mais dias da consciência negra.

Aproveitem o novembro, se desconstruam, se RECONSTRUAM, aprendam sobre essa cultura linda que faz parte da nossa cultura brasileira. Reflita, desenvolva a empatia, de entender, que você tem o privilégio de escolher parar para pensar (ou não), o que algumas pessoas são obrigadas a viver todos os dias.

Jornal Vida Brasil Texas Maravilhaa Crônica - Por que é importante existir o dia da consciência negra? Crônicas DestaquesFonte foto – Arquivo pessoal de Luciana Dornelles Ramos.

***

Por Professora Luciana Dornelles Ramos.

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns professora Luciana pelo excelente artigo. Uma aula de conscientização a todos nós. Apoio e espero que tenhamos o dia da conscientização negra. Que seja um aprendizado para nós e todas as gerações . Parabéns serginho pelo excelente artigo no seu jornal. Bravo👏🏻👏🏻👏🏻

    • Muito obrigada pelas palavras e pelo incentivo! Que a gente lute juntos por um mundo com mais empatia e que respeite a diversidade! Um abraço com carinho! Asè!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here