Muralha, a Saga e a Sina dos Goleiros

2
1933

Por Osvaldo Tetaze Maia

A ‘saga’, que pode ser livremente definida como uma ‘aventura’ ou uma ‘lenda’, ou a ‘sina’, também livremente definida como o ‘destino ou fardo’ de uma pessoa, são expressões inerentes a qualquer pretendente da profissão de ‘jogador de futebol’ na posição de Goleiro, por mais que ele nunca tenha percebido isso. Essa crônica vem a calhar com os acontecimentos dessa semana relacionados com as falhas do goleiro ‘Muralha’ do Flamengo, pois falar dessa profissão de ‘jogador de futebol’, os Goleiros, talvez seja um dos temas que mais controvérsias podem gerar entre os amantes do futebol.

No imaginário popular existem duas posições de jogador de futebol que são as mais importantes em uma equipe, a do centro-avante artilheiro e a do goleiro, uma com a ‘vontade de fazer gols’, e o outro como o dever mortal de não deixar a bola entrar no gol, e por mais difícil que seja de aceitar essa ‘minha tese’, o pretende a goleiro só se ‘aventura’ nessa posição por que não sabe jogar futebol! Pronto, está dito!

Sim, essa é a ‘minha tese’ sobre essa posição de um jogador de futebol, o único que joga com as mãos, pois não conheço um jogador de futebol sequer com o dom de um Pelé, Ronaldinho, Neimar, Messi, Maradona, Cristiano Ronaldo, Zidane, e outras centenas de ‘astros do futebol’ que tenha optado pela ‘sina’ de jogar no Gol, mesmo sendo um ‘craque na linha’. Só se torna goleiro de futebol porque não sabe jogar ‘na linha’, e não por isso os goleiros são menos apaixonados pelo esporte que os demais!

E mesmo que “aparecesse o gênio da lâmpada” no dia em que o menino entrasse em campo para uma ‘peneira’, e lhe oferecesse a opção de escolher a posição que gostaria de jogar e ser uma ‘estrela’ do futebol, ele jamais escolheria a de goleiro, ou estou enganado?

Essa é a realidade dos goleiros de futebol, pois só chegam ao estrelato após muito sacrifico e determinação, e ‘tomando muitos gols’!! Falhas todos cometem em qualquer situação da vida, e no esporte então há incontáveis exemplos, hoje muito bem difundidos através das mídias e de toda a tecnologia atual.

‘Muralha’ em treino da Seleção Brasileira

Todavia, nenhum esporte no mundo consegue ser mais observado, comentado e provocar sentimentos em uma população inteira do que o futebol, e nada mais ‘execrável’ para o torcedor do que o ‘seu goleiro’ falhar em uma jogada que termine em gol, duas vezes então, em uma mesma partida de futebol, é ‘passível de morte na guilhotina’ dentro do vestiário! Dependendo do tamanho da equipe ou da posição e importância do jogo, seria o caso de fuzilamento dentro do campo mesmo! Para tentar ilustrar o sacrifício e os obstáculos que um goleiro tem que se submeter e ultrapassar até chegar ao estrelato, ser respeitado e admirado por um ‘nação’ inteira, valho-me da expressão do idioma castelhano muito utilizada por nossos ‘hermanos’ Argentinos e Uruguaios e Chilenos, que ao fazer referencia a um astro do futebol, ou a alguém que ‘se deu bem na vida’, dizem: “este salió de canillita (se diz canijita) a campeón’, em tradução livre, ‘este era jornaleiro e venceu na vida’!

                               “De Canillita a Campeón” (se diz “CANIJITA”)

‘Canillita’ é o vendedor de jornais de Rua na Argentina, Uruguai e no Chile, e lá nesses países é tão marcante essa atividade que já virou profissão reconhecida por lei, e na Argentina tem até um dia de homenagem aos ‘Canillitas’, onde não há edição de jornais no país, portanto é feriado para estes trabalhadores.

Pois bem, traçando um paralelo com a profissão de ‘Canillita’, que para chegar a ser ‘campeón’ ou se ‘dar bem na vida’ tem que trabalhar e se sacrificar muito mais, podemos imaginar como deve ser difícil também para um goleiro um dia chegar a ser campeão, pois o esforço dele deve ser sempre maior que os demais jogadores, se os ‘da linha’ não fizerem gol não é tão ruim assim, mas se o goleiro falha é execrado, ou pelotão de fuzilamento ou guilhotina, dependendo da situação, como já dito acima.

Essa é então a ‘saga e a sina’ dos goleiros de futebol, e exemplos disso não faltam, e o ‘Muralha’ não foi o primeiro e nem será o último goleiro a passar por essa ‘caça injusta às bruxas’, pois ninguém mais do que o goleiro quer impedir o gol, pois essa é a única forma de triunfar.

Não sou torcedor do Flamengo, mas sua torcida não merece nem pode decretar uma nova ‘pena perpétua’ para um goleiro somente por ter falhado em dois gols, a exemplo do que ocorreu com o Lendário Barbosa da Copa de 50, considerado um dos maiores goleiros de sua época, mas que foi injustamente ‘condenado’ pelo segundo gol do Uruguai naquele jogo que é chamado de ‘Maracanazo’, e Barbosa costumava dizer “que jamais alguém no Brasil recebera uma pena tão longa quanto a sua”.

Barbosa em fotos da época

“A posição de goleiro é tão importante em um time de futebol e é ao mesmo tempo tão surreal, que ninguém sequer lembra quem foi nomeado no ano passado o ‘Melhor Goleiro de Futebol do Mundo’, prêmio equivalente ao ‘Melhor Jogador de Futebol do Mundo”, concedido pela “Federação Internacional de Futebol e História”, sigla IFFHS em inglês.

A propósito, a primeira premiação foi em 1987 para o Goleiro Belga Jean-Marie Pfaff do Bayern de Munique na época, e em 2016 foi o Alemão Manuel Neuer, também do Bayern de Munique, o time que mais ganhou esse título, com 08 (oito) premiações, e Iker Casillas e Buffon são os que ganharam mais títulos de ‘Melhor Goleiro do Mundo’, com 05 (cinco) troféus cada um.

O episódio dessa semana com o Goleiro ‘Muralha’ vem a corroborar com o dito popular dos ‘hermanos’, pois para ‘salir de canillita a campeón’, um Goleiro, às vezes, já passou por muitos clubes de futebol, mas necessariamente, onde quer que estivesse jogando teve que trabalhar muito mais que os outros atletas, pois o ‘craque’, aquele que tem o dom natural do futebol, desse geralmente não se exige muito, e no caso do nosso personagem Alex Roberto Santana Rafael, o ‘Muralha’, não foi diferente, pois até chegar a ser o ‘meme’ mais postado e comentado nas redes sociais dessa semana teve que trabalhar muito, praticar à exaustão e passou por vários clubes de futebol, começando a jogar em uma Escolinha de Futebol em Três Corações, MG, sua cidade Natal, e depois iniciou sua carreira nas divisões de base do Paraná Clube de Curitiba, onde permaneceu por dois anos e meio.

‘Muralha’ se profissionalizou em 2008 aos 18 anos, e já passou pelo Olé Brasil, de Ribeirão Preto, pelo Votoraty de Votorantin, São Paulo, pelo Comercial de Ribeirão Preto, pelo Clube japonês Shonan Bellmare, pelo Mirassol de São Paulo, pelo Figueirense de Florianópolis, SC, e daí para o Flamengo onde atua até hoje, ou atuava até essa publicação.

E podemos dizer que o ‘Muralha’ ‘salió de canillita a campeón’ quando foi convocado para a Seleção Brasileira em 2016 para os jogos das eliminatórias da Copa da Rússia de 2018.

Para entender um pouco mais sobre a ‘saga e a sina’ do Goleiro de Futebol, indico a leitura da carreira do único jogador de futebol e Goleiro que disputou campeonatos por todas as FEDERAÇÕES CONTINENTAIS DO MUNDO, o Alemão LUTZ PFANNENSTEL, um modelo de andarilho e de paixão pelo futebol, descrito por Guilherme Jungstedt na página Internet – https://leiacorner.com.br/a-saga-do-goleiro-de-todos-os-cantos/

A FIFA possui seis Confederações afiliadas, onde cada uma delas representa um continente: CONMEBOL e CONCACAF dividem a América; a poderosa UEFA comanda a Europa (mais Cazaquistão e Israel); a CAF, o futebol Africano; a AFC abrange todo o Continente Asiático e a OFC, os países da Oceania.

Para ilustrar o quanto o torcedor não suporta ver seu Goleiro tomar gol, cito um episódio que presenciei, marcante e ao mesmo tempo hilário, e que retrata exatamente o surrealismo e o sentimento do torcedor sobre o seu goleiro tomar um gol. Foi na Excursão que fiz com aquele time do Flamengo Campeão Mundial de 1981, cuja crônica já foi lançada aqui na Revista, dessa vez em Santa Catarina em 1992, quando fizemos um jogo na cidade natal do Lico, em Imbituba no sul do estado.

O Flamengo ganhava por 4×0 já no segundo tempo quando ocorreu um pênalti para a equipe do Imbituba, e enquanto o Juiz levava a bola para a marca do pênalti e o Raul Plasmann se preparava no gol, o time adversário foi para a sua defesa chamado pelo zagueiro capitão, e essa ‘pequena reunião’ já levava quase um minuto quando o Juiz chamou alguém para bater o pênalti, e aí vimos que o batedor foi literalmente ‘empurrado’ pelo Capitão da equipe para ir até a marca e bater o ‘bendito’ pênalti, o que até aquele momento ninguém estava entendendo a razão daquela ‘reunião’ no meio do campo. O pênalti foi convertido e ganhamos de 4×1.

A noite no churrasco oferecido pelos anfitriões da cidade, após muita cerveja e histórias sendo contadas pelo Raul, o maior e melhor contador de ‘causos’ do futebol que conheço, o jogador que foi ‘empurrado’ para bater o pênalti, já ‘bebaço’, chega à mesa do Raul Plasmann, e quase chorando diz:

– “Raul, eu não vou poder dormir se não te contar, mas ninguém queria bater o pênalti e fazer um gol em ti, pois todo mundo aqui é Flamenguista, e tu és o meu maior ídolo, e a discussão no meio do campo era pra isso, até que me forçaram a bater, me desculpa!

Jogo contra os ‘Amigos do Lico em Imbituba, SC, 1992

Atrevo-me a dizer que o torcedor é mais feliz (ou pelo menos se sente menos triste) quando seu time não toma gol, nem que fosse para ganhar sempre de 1 x 0! E quanto aos Goleiros, ninguém odeia tomar gols mais do que eles próprios!

Finalmente, parece que a história encarregou-se de corrigir essa lacuna que existia de uma homenagem eterna a uma das posições mais difíceis do futebol, a de Goleiro para nós, ‘Guarda-Metas’ nos demais países de língua portuguesa, ‘Portero’ para os Latinos ou ‘Goalkeeper’ em inglês, qual seja, o ‘Poster’ da Copa do Mundo da Rússia de 2018 vai eternizar um dos maiores Goleiros da História, Yashin o ‘Aranha Negra’ !

Artigo anteriorCrônica – A Loira da Ferrari Vermelha em Cabo Frio.
Próximo artigoO Corpo de Bombeiros de São Paulo, faz um excelente trabalho social
BIOGRAFIA ****** Sérgio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano onde jogou em todas as categorias e foi campeão Estadual no ano de 1969. Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América do Rio, tornando-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e vice-artilheiro brasileiro Carioca de 1973. Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexa Campeão Gaúcho invicto. Em 1975, formou um excelente time do Guarani de Campinas, com grandes jogadores, Ziza, Amaral,Renato, Miranda, Davi, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha. que foi base do Campeão em 1978. Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Club Jalísco, e Atlas Fútbol Club ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. ****** Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio,estado do Rio, onde encerrou sua carreira. Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na rádio local chamada "Canal 58" de Guadalajara. Após a copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos, nos Estados Unidos da América,, onde foi convidado pela Universidade de Houston Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco para participar como instrutor do “Cugar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Na sequência, depois de várias participações, em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy com o apoio espetacular do grande amigo Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ****** Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: 1 - Criou-se liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. 2 – Todos os meses havia Torneios entre todos os Parks. 3 - Criou-se seleções para jogarem contra jovens das outros áreas, e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. Foi apresentado e aprovado e Sérgio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos, até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. Sérgio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a "Licença National B' e assumiu como Coach principal da South Texas Soccer Select Team Open Age From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro "Afrodescendente" a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ****** No ano de 1992, Fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde ficou por 28 anos, sendo 24 anos impressos e os últimos 4 anos digital em português. Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor . A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ****** 1 - Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira no criada no Texas em 1993 com finalidade de promover a cultura do Brasil. Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sérgio Lima teve a participação com 10 músicas 8 autorais e mais duas com parcerias. 2 - Compositor da música “I Love Rio”, escrita e inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elicia Oliveira em ingrês (Está disponível no YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ****** Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. ****** A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando, em certos momentos, o diálogo tenso, desconfortável e, até certo ponto, cansativo, devido à falta de elasticidade de algumas lideranças, acostumadas, creio, a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ****** Sérgio criou o espaço Brasil especial na Biblioteca central da cidade de Houston e conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. Recebeu o Prêmio Brazilian International Press Ward, por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português, e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ****** ORIGINAL ARTICLE “AFRO DECENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

2 COMENTÁRIOS

  1. Muralha sempre foi enganador em baixo do gol. Convocação pra uma seleção brasiliera, não é parâmetro. Há varíos perebas , do naipe de hulk, davi luiz, e outros tantos, que nem jogaram ( só fizeram a relação de convocados) , que no século 21 só são chamados por ” forças externa$$$$” de empresários…

    O flamengo, grande do jeito que é, jamais deveria ter investido nesse frangueiro que veio de um timéco, o tal figueirense. . Esse muralha pode jogar no gol de um real madrid, barcelona ou no da campeão 2014, a alemanha, que é a mesma coisa…não muda nada a precariedade dele.

  2. Minha teoria escrita aqui ontem foi provada na classificação do flamengo na colombia pela sul americana : além de ruim , esse tal muralha( ??????????????????? ) é o famoso: chama gol.
    Ontem, o reserva que estava há 2 anos sem jogar uma partida oficial, entrou e deu conta do recado, apesar da enorme pressão do adversário…até pênalti pegou.

    Jogador ruim, está definitivamente provado: tira do grupo. E do clube também. Dá azar e corre o risco de jogar…

    Volta pros timinhos da b de Santa Catarina que é o lugar dele..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui