News – Xingu se une para combater Covid-19.

0
129

Jornal Vida Brasil Texas Indio-999 News - Xingu se une para combater Covid-19. Destaques News

Watatakalu, da Associação Terra Indígena Xingu|Mídia Ninja

***

Desde os primeiros casos de contaminação por Covid-19 entre indígenas no Xingu, em maio deste ano, associações dos povos da floresta e seus parceiros se uniram para impedir o avanço da doença. Dois meses depois já são ao menos 15 mortes e 1.152 de casos entre índios e ribeirinhos. Com um território extenso de aproximadamente 26 milhões de hectares, 21 Terras Indígenas e 9 Unidades de Conservação entre o Pará e Mato Grosso, no Corredor Xingu vivem 26 povos indígenas  e centenas de comunidades ribeirinhas. Nesse contexto tão diverso e disperso, nossa aposta foi no fortalecimento de alianças para frear a disseminação da doença.

As articulações entre organizações indígenas, associações ribeirinhas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil têm atuado no apoio à manutenção do isolamento dos povos, o atendimento básico de saúde, o incentivo a produção dos produtos da floresta e a elaboração de materiais de comunicação de fácil compreensão e divulgação. Leia mais aqui.

Jornal Vida Brasil Texas Show-44 News - Xingu se une para combater Covid-19. Destaques News

Bepkwyjka Metuktire e seu companheiro Raoni Metuktire na aldeia Metuktire, TI Capoto Jarina|Gert-Peter Bruck-Planete Amazone

No Território Indígena do Xingu (TIX), a parceria entre instituições formou o Grupo Interinstitucional de Enfrentamento a Covid-19 no Xingu, do qual o ISA faz parte. Em parceria com o Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena), o grupo organizou e captou recursos complementares aos disponibilizados pela Sesai, para a instalação de 13 Unidades de Atenção Primeira Indígena (UAPIs) para o atendimento da população indígena. Ações de comunicação caminham junto com a implantação das UAPIs para apoiar a compreensão sobre seu alcance no combate ao Covid-19 dentro dos territórios.

Jornal Vida Brasil Texas Comunicacaao-12 News - Xingu se une para combater Covid-19. Destaques News

Papre Metuktire entrevista Bedjai Txucarramãe sobre receio da chegada da Covid na TI Capoto Jarina|Roiti Metuktire

Na região da Terra do Meio, o mote “ficar no beiradão é o melhor remédio”, contempla uma série de ações de prevenção e atendimento a saúde combinada com o fortalecimento das atividades de produção de alimentos para consumo interno e para doação na cidade. Ali,  principal estratégia de combate ao Covid-19 foi apostar no abastecimento da Rede de Cantinas da Terra do Meio, como envio de 500 kits com alimentos, materiais de higiene e ferramentas para que as famílias não precisem se deslocar para a cidade e correr o risco de contaminação.

Jornal Vida Brasil Texas NOVA-1 News - Xingu se une para combater Covid-19. Destaques News

Cerca de 700 kits de mercadorias foram preparados|Lilo Clareto-ISA

Ao mesmo tempo, a Rede de Cantinas enviou para as Cidades de Altamira e Vitória do Xingu produtos da floresta e da roça, como castanha, farinha de babaçu, mandioca – alimentos produzidos por ribeirinhos e indígenas para complementar as cestas básicas distribuídas para as famílias em situação de extrema vulnerabilidade nestas cidades. A Fabíola Silva, coordenadora adjunta do ISA na Terra do Meio, contou que “Esses produtos vêm da floresta para alimentar as pessoas da cidade. São produzidos por populações tradicionais e têm um alto valor nutritivo. Além de todos esses benefícios, a venda gera renda para as pessoas nas comunidades, no momento em que elas mais precisam de garantias sustentáveis para permanecerem em suas casas”. Leia mais aqui.

Sabemos que a única forma de lutar contra a pandemia é a união. Por isso o Xingu se  articulou na luta contra a Covid-19 e conseguiu juntar todo mundo trabalhando lado a lado pela proteção dos povos do Xingu.

***

Junte-se ao ISA!
Você pode fortalecer nossa atuação no combate à Covid-19 Xingu.

Biviany Rojas
Instituto Socioambiental – ISA

Mais informações sobre o ISA.
Dúvidas ou comentários, ligue ou envie um whatsapp para 
(11) 93500 1149 e fale com Mariana Barros ou escreva para relacionamento@socioambiental.org

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here