Personality of the Month – Professor Pedro Pires de Toledo.

1
1937

https://www.facebook.com/search/top/?q=Pedro%20Pires%20de%20Toledo

Eu Sergio Lima,  ex-jogador de futebol, com 19 anos de carreira, com passagem por vários e diferentes clubes no Brasil, México e Estados Unidos, presto esta homenagem e reconhecimento a este grande amigo e cidadão nota 1000! Professor Pedro Pires de Toledo “Pedrinho”. Profissional honesto, exemplar, peça rara, no ambiente do futebol brasileiro e mundial.

Professor Pedro, excelente  preparador  físico, e técnico de futebol, ser humano  genial, profissional, sério, culto, educado, conhecedor  profundo dos  segredos  e  ensinamentos da  base do futebol. Pedro tem uma percepção extraordinária,  extrema  e absoluta dos fundamentos  mais elementares que compõe e ajudam  desenvolver o melhor no dia a dia da vida do jogador de futebol.

Fonte foto – Acervo pessoal de Walmir Nogueira Junior

Pedro Pires e seu extenso, vitorioso e extraordinário currículo.

No Cruzeiro E,C., 4 vezes – Clube Atlético Mineiro 03 vezes , Bi-campeão mineiro.
EC Vitória da Bahia Campeão Baiano. Guarani FC de Campinas Campeão da Taça de Prata.

Al HILAL da Arábia Saudita (Riad), em 05 passagens 07 vezes Campeão entre eles Copa da Ásia, Copa do Rei, Copa dos Campeões da Ásia, Taça da Federação várias vezes, Al TAE Campeão do Acesso como técnico, Al ITIHAD de JEDDA Campeão do campeonato Nacional como técnico.

Seleção do Qatar como preparador Físico, além de muitos jogos internacionais com clubes Árabes em todos os torneios da Ásia e muitos torneios na Europa.

 Jogos internacionais em mais de 60 países com Flamengo do Rio de Janeiro , Cruzeiro E.C., Guarani de Campinas, Clube Atlético Mineiro duas excursões, Associação Portuguesa de Desportos .

Intercâmbio Brasil Estados Unidos, com participação do Partners of América, que resultou no intercambio com a CBD de 30 técnicos de Futebol para os USA e técnico Olímpicos americanos para o Brasil – John Horchok era o contacto na Entidade e a sede era em Chicago.

Professor do curso de Técnica de Futebol pela PUCC.

Como atleta Campeão nas categorias infantil, juvenil de futebol de campo e infantil, juvenil, de futebol de salão, Campeão Universitário de futebol de salão profissional pelo Guarani FC de Campinas. E C.A. Sancarlense como atleta de Futebol Profissional

Fonte fotos neste espaço acima – Wikipédia, a enciclopédia livre.

***

Alguns depoimentos sobre o Professor Pedro Pires

O craque Erb Rocha do Nascimento, ex-Santa Cruz, Guarani e Palmeiras

Fonte foto – Arquivo pessoal de Erb Rocha

Competência, profissionalismo e extrema dedicação. Este cara era na época a essência do bom profissional, tanto é que quando o Tim (Elba de Pádua Lima ) era o treinador e como sempre chegava atrasado aos treinos, o Pedro ministrava os treinos e a imprensa nunca sabia . Por isso que eu o admirava. Erb Rocha.

***

O craque Valdir Carioca, excelente zagueirão do Guarani em 1986, Sport, Inter de Limeira

Fonte foto – Arquivo pessoal de Valdir

Meu querido amigo eterno professor Pedro Pires, quero lhe agradecer nesse momento, dizer que foi com certeza uma dádiva de Deus ter te conhecido e encontrado no meio do futebol. Obrigado por tudo. Amo este cara. Valdir Carioca.

***

O zagueirão Estevam Soares, fera! Como jogador e excelente como treinador de futebol. Começou na base, brilhou nos profissionais do Guarani de Campinas, depois  teve passagem vitoriosa no São Paulo e outros vários Clubes do Brasil, disse:

https://www.facebook.com/profile.php?id=photos

Pedro Pires de Toledo Filho, como não lembrar, enaltecer e não falar sobre o professor “Pedrinho”. Na minha humilde  opinião, um dos melhores conceituados preparadores físicos, que nestes 48 anos de futebol que tenho como jogador e treinador conheci.  Primeiro encontro com  o professor foi no Guarani nos anos 70, eu na base ele com os  profissionais, mesmo na base acompanhava os trabalhos dos profissionais a dedicação, a parte técnica deste cidadão, sempre com a maior alegria, felicidade e com brilhantismo.

Fonte foto – Arquivo pessoal do Celsão Martins – Prof. Pedro Pires e Prof. Cidinho

Depois passei para o grupo dos profissionais e passei trabalhar diretamente com o professor Pedro, aí pude conhecê-lo melhor, primeiro como ser humano uma pessoa maravilhosa e um cara muito correto.  Após, como profissional, não tenho palavras para descrevê-lo,  sua condição técnica, dedicação, força, o saber ensinar, a busca para o  aperfeiçoamento sempre dos atletas. Na sequência tive a oportunidade de trabalhar mesmo por pouco tempo com ele no São Paulo, eu estava lá e ele chegou contratado, então acabei de formar minha  opinião a respeito deste grande profissional uma pessoa realmente a frente da sua época nos anos 70.  O Pedro, como disse antes, foi um cara diferenciado naquela ocasião, uma pena não ter tido a oportunidade para  alçar vôos mais altos, como chegar a seleção brasileira ou coisa parecida, porque capacidade nunca lhe faltou. Estevam Soares.

***

O professor Pedro nos vários e diferentes clubes por onde trabalhou pôde desempenhar o seu papel, passar suas ideias de forma positiva, algumas das  vezes encontrou resistência como ocorre sempre nos clubes brasileiros, mas soube  como ninguém viajar por várias vertentes e conseguiu brilhantemente galgar uma história vitoriosa no futebol  brasileiro e no exterior, pois trabalhou na Arábia Saudita por muitos anos antes de voltar ao Brasil e encerrar a carreira.

Fonte foto – Acervo pessoal de Walmir Nogueira Junior – Pedro Pires

Pedro Pires foi Campeão várias vezes e trabalhou: Guarani, São Paulo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Portuguesa de Desporto . Pedrinho como excelente preparador físico, exímio conhecedor da base e formação de muitos atletas, a experiência dos anos vividos no ambiente do futebol, ele foi responsável em diferentes ocasiões na recuperação de importantes jogadores, com problemas crônicos de lesões mal curadas e repetidas , que não eram identificadas pelos médicos, e o Pedro através de um bate papo amigável e extremamente pessoal pode identificar inúmeras vezes, pontos que ajudaram a resolver os tais problemas que causava repetidas lesões.

Fonte foto – Arquivo pessoal de Carlos Bidon.

Isso quer dizer confiança, conhecimento, respeito e amizade com os atletas e isso ficou para o resto da vida. Esta é uma das razões pela qual o treinador da seleção brasileira Tite em uma das suas últimas entrevistas para uma importante televisão nacional citou respeitosamente Pedro Pires de Toledo tecendo vários e grandes elogios.

***

Comentário do Professor Pedro Pires, sobre Tite antes seu jogador e hoje treinador da seleção brasileira

Pedro Pires de Toledo Filho, que foi seu preparador físico na Lusa e, depois, no Guarani, tem a lembrança de um jovem mais animado, que já participava do carteado com os companheiros nos meses finais no Canindé. Pedro Pires é um dos responsáveis pela transferência ao Guarani.

Fonte foto – https://terceirotempo.uol.com.br/que-fim-levou/tite-2323 –  Importante informação –  Vibrando após marcar um gol pela Lusa no Canindé, em 1985. Foto enviada por Emílio A. Duva

À época, era amigo de Leonel de Oliveira, presidente do clube de Campinas, e indicou Tite como possível reforço pela qualidade e pelo comprometimento do jogador.

O ex-preparador, que deixou o futebol há anos, ensina que há “jogadores de bola” e “profissionais de futebol”. Tite pertence à segunda categoria.

Fonte – Deste comentário – https://gauchazh.clicrbs.com.br/esportes/noticia/2018/05/2a-etapa-na-portuguesa-tite-descobre-que-tem-jeito-para-fazer-gols-cjh12ztzq07cc01qopza99y43.html

***

Pedrinho, como é chamado carinhosamente, pelos mais chegados começou  sua maravilhosa trajetória no Guarani de Campinas fazendo um  magistral trabalho nos profissionais e nas categorias inferiores,  ajudou  na formação de vários  jovens que se tornaram grandes craques, alguns deles chegaram a seleção brasileira e campeões  em diferentes times no Brasil. Nomes como Careca, Amaral, Miranda, Renato” Pé Murcho”, Mauro, Nelson, Ricardo ”Cascorão”, Jarbas, Manguinha e muitos outros.

Fonte foto – https://correio.rac.com.br/bau_da_rac  – Em 1975: A partir da esquerda, sentados no banco de reservas do Guarani: Roberto Schimdt (médico), Carlito Milanez (diretor de futebol); José Duarte (técnico); Pedro Pedro Pires de Toledo (preparador físico), Dito Brás (massagista), Gilberto (zagueiro); Afrânio (ponta-direita) e João Marcos (goleiro). Sentados fora do banco: Volnei (centroavante) e Bezerra (lateral-esquerdo).
                       Reconhece alguém nas imagens? Deixe seu comentário ou envie um e-mail para                         correiopontocom@rac.com.br

O Guarani era uma extraordinária escola, uma máquina de fazer craques, sua organização era  respeitada e considerada  uma das melhores  do Brasil, junto com São Paulo, e  Santos.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Estádio Brinco de Ouro da Princesa

O Guarani foi um  grande e belíssimo exemplo de gestão por vários anos e o Pedro Pires junto com o genial Sr. Zé Duarte deram uma imensa e fabulosa contribuição, para o benefício, sucesso, reconhecimento nacional e internacional do Bugre campineiro.

Pedro Pires de Toledo, obrigado, pela sua grande amizade e super valiosa contribuição ao futebol

***.

Por Sergio Lima.

Artigo anteriorCrônica – O Bandejão do Castrão “Grupo 2”, reunião dos ex – jogadores do Guarani e amigos dos anos 70 e 80.
Próximo artigoLIVE – Prosa na Fazenda! O excelente cantor Sertanejo Gleno Rossi, organiza evento para arrecadar fundos para os músicos de Brasília.
BIOGRAFIA ****** Sérgio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano onde jogou em todas as categorias e foi campeão Estadual no ano de 1969. Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América do Rio, tornando-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e vice-artilheiro brasileiro Carioca de 1973. Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexa Campeão Gaúcho invicto. Em 1975, formou um excelente time do Guarani de Campinas, com grandes jogadores, Ziza, Amaral,Renato, Miranda, Davi, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha. que foi base do Campeão em 1978. Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Club Jalísco, e Atlas Fútbol Club ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. ****** Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio,estado do Rio, onde encerrou sua carreira. Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na rádio local chamada "Canal 58" de Guadalajara. Após a copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos, nos Estados Unidos da América,, onde foi convidado pela Universidade de Houston Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco para participar como instrutor do “Cugar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Na sequência, depois de várias participações, em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy com o apoio espetacular do grande amigo Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ****** Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: 1 - Criou-se liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. 2 – Todos os meses havia Torneios entre todos os Parks. 3 - Criou-se seleções para jogarem contra jovens das outros áreas, e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. Foi apresentado e aprovado e Sérgio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos, até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. Sérgio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a "Licença National B' e assumiu como Coach principal da South Texas Soccer Select Team Open Age From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro "Afrodescendente" a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ****** No ano de 1992, Fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde ficou por 28 anos, sendo 24 anos impressos e os últimos 4 anos digital em português. Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor . A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ****** 1 - Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira no criada no Texas em 1993 com finalidade de promover a cultura do Brasil. Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sérgio Lima teve a participação com 10 músicas 8 autorais e mais duas com parcerias. 2 - Compositor da música “I Love Rio”, escrita e inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elicia Oliveira em ingrês (Está disponível no YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ****** Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. ****** A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando, em certos momentos, o diálogo tenso, desconfortável e, até certo ponto, cansativo, devido à falta de elasticidade de algumas lideranças, acostumadas, creio, a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ****** Sérgio criou o espaço Brasil especial na Biblioteca central da cidade de Houston e conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. Recebeu o Prêmio Brazilian International Press Ward, por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português, e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ****** ORIGINAL ARTICLE “AFRO DECENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

1 COMENTÁRIO

  1. Great work!
    Prof. Pedrinho deserves this tribute. He was very important for hundreds of athletes all over Brazil. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui