“True Fans are not for Sale’! (Torcedores de verdade não estão a venda)

0
1496

 

Os três torcedores Alemães postos à prova pela Bundesliga

A menos de cem dias da Copa do Mundo de Futebol na Rússia, nada mais apropriado que comentar sobre o ‘maior esporte do mundo’, portanto, trago aqui uma das mais espetaculares demonstrações de paixão pelo futebol, dentre as tantas que já vi até agora, e que certamente qualquer um que acompanhe esse esporte também já viu alguma demonstração de ‘fanatismo’ por um clube de futebol.

Longe de mim a intenção de ‘polemizar ou politizar’ esse tema, pois o que sempre narro em minhas crônicas são fatos genuinamente verídicos, colhidos de experiência própria ou da realidade disponível ma mídia em geral sobre o texto escrito, e assim, como sempre, deixarei para cada um que tire suas conclusões, pois como digo, não dou opiniões nem sugestões sobre os temas que aqui relato, somente descrevo situações que considero, no mínimo, marcantes e de inequívoca sensibilidade, deixando a cada um a sua interpretação.

Exemplos de paixão, amor, fanatismo por um clube de futebol, seja lá qual for o sinônimo cabível, são inúmeros no esporte mais popular do mundo, e cada torcida reage com alguma característica singular a esse encanto por seu clube de futebol.

Tampouco aqui estou para filosofar sobre o futebol e sobre a importância que o mundo dá ao futebol, pois para isso também há muitos pensadores sobre o assunto, mas antes de narrar o fato principal dessa crônica e só para exemplificar um pouco mais essa questão da ‘paixão’, lembro aqui a famosa excursão que o time do Santos fez à África em 1969 e tinha um jogo marcado em Benin, na Nigéria, onde na época estava ocorrendo a Guerra Civil.

Essa guerra durou de 6 de julho de 1967 a 13 de janeiro de 1970 e foi um conflito político causado pela tentativa de separação das províncias ao Sudeste da Nigéria, como a República auto proclamada do Biafra, mas a guerra ‘foi parada’ para que o povo pudesse assistir ao Santos de Pelé, e segundo historiadores, foi a primeira e única vez que isso ocorreu na história.

A chegada do time do Santos (e de Pelé) foi tão importante que o governador da região decretou feriado na parte da tarde. Ele ainda autorizou que a ponte sobre o rio que ligava Benin à cidade de Sapele tivesse a passagem liberada para que todos, indistintamente, pudessem assistir ao jogo.

Segundo o site oficial do clube, o ex-goleiro Gilmar afirmou que esse foi o jogo da famosa “guerra suspensa” para ver o Santos jogar, e tão logo o time subiu a bordo do avião de volta ao Congo, as hostilidades reiniciaram na região.

Fontes:http://globoesporte.globo.com/sp/santos-e-regiao/noticia/2013/02/ha-44-anos-liderado-por-pele-santos-parava-guerra-na-nigeria.html https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Civil_da_Nig%C3%A9ria

Retornando ao foco da crônica de hoje que é a paixão do torcedor por seu clube do coração, relato uma campanha feita recentemente pela Federação Alemã de Futebol, a “Bundesliga”, para ‘testar a lealdade dos torcedores alemães para com seu clube do coração’.

Repito, considero essa campanha uma das mais espetaculares demonstrações de paixão pelo futebol (a “guerra suspensa” deixo à parte), dentre as tantas que já vi durante a vida, pois comprovou que talvez seja a única paixão do homem que o dinheiro não pode comprar, ou seja, a sua paixão pelo clube de futebol do seu coração, pois envolveu uma alta soma em dinheiro, o bem mais cobiçado pelo homem e que muitas vezes (ou na maioria delas) é colocado acima de tudo.

Narrado assim poderá parecer um ‘roteiro de novela de rádio’, mas fato é que, na citada campanha da “Bundesliga”, eles não conseguiram ‘comprar’ nenhum dos três torcedores alemães, nem com toda a fortuna que ofereceram à eles para ‘virar a casaca’, e o vídeo da campanha merece ser visto, no mínimo para reflexão sobre a nossa conduta, pois não faltaram palpites de que aqui no Brasil “a coisa seria bem diferente”!

A campanha consistiu de entrevistas com os três torcedores símbolos das três maiores torcidas de futebol da Alemanha, “Bayer de Munique”, “Borussia Dortmund” e “Borussia Mönchengladbach”, onde dois “supostos” Agentes de Futebol tentariam ‘comprar’ cada um desses torcedores símbolos para que trocassem de time, pois diziam os dois “Agentes de Futebol” que a ‘figura’ de cada um deles representaria uma aquisição muito boa para a torcida da equipe rival, tal qual como se compra um jogador de um clube e o vende para outro.

A reação dos três torcedores é impressionante e bastante emocionante, ainda mais pelas razões que eles alegavam e o motivo de não poderem aceitar nenhuma oferta em dinheiro para ‘virar a casaca’, e como dizem alguns, inimaginável aqui no Brasil, repito, sem querer polemizar, mas é o que se escuta quando mostramos o vídeo a quem nunca o viu.

A oferta dos dois ‘Empresários’ começa com menos de 100 mil euros e mais um grande carro alemão e chega a 200 mil euros, e nenhum torcedor aceitou ‘virar a casaca’, mesmo com o carro e a chave à sua disposição e uma maleta de dinheiro em sua frente, e na saída da entrevista cada um é recepcionado por sua torcida, que já sabia que eles estavam sendo submetidos a essa tentativa de ‘compra de seus passes’! Impactante!

Nos vídeos dos links a seguir, com legenda em português também, vê-se a verdadeira paixão pelo futebol, o amor por seu time do coração, e o filme criado pela Agência de Marketing Belga Duval Guillaume mostra que o verdadeiro torcedor não pode ser comprado nem com muito dinheiro (há muita notícia na Internet sobre esse fato). Com legendas em português.

Os dois ‘falsos agentes que comprariam’ os torcedores

Michael Ziman Torcedor símbolo do Bayern Munich em cena do vídeo.

‘Indumentária’ para os jogos do Bayern

Imagem do vídeo da campanha

Histórias sobre corrupção, e aqui me refiro somente ao futebol, são também inúmeras, daí a importância dessa campanha alemã, pois demonstra a verdadeira simbologia do torcedor de clube de futebol,e que bom seria se essa lealdade fosse aplicada em outros setores do nosso cotidiano.

Em uma crônica recente publicada aqui na Revista comentei sobre a estrutura do futebol no mundo, e da “idiossincrasia” dos seus torcedores e dirigentes em geral, e essa campanha alemã demonstra cada vez mais a importância que os Europeus dão a este que é um dos maiores ‘empreendimentos’ e fonte de negócios da atualidade, portanto, deve sempre ser tratado com essa paixão pelo esporte.

A paixão do torcedor pelo futebol e pelo seu time de coração é demonstrada como em nenhum outro esporte em todo o mundo, e aqui no Brasil também temos inúmeros torcedores símbolos de seu time, porém, em nenhum outro lugar do mundo os torcedores foram ‘testados ao extremo’, por assim dizer, como na Alemanha!

            Torcida Russa, dizem que será a mais vibrante atração da Copa 2018

  Torcida Russa, dizem que será a mais vibrante atração da Copa 2018

No Brasil também não é diferente e cada time médio ou grande tem o seu torcedor símbolo ou no mínimo o que mais demonstra sua paixão pelo Clube, e aqui destaco apenas alguns:

Bacalhau, torcedor do Santa Cruz que tem os dentes laqueados com as cores do time.

Da. Valquiria, ‘Tia da Fiel’ torcedora símbolo do Corinthians

Alemão, torcedor símbolo do Santos com 13 tatuagem do clube no corpo, incluindo uma na testa. http://globoesporte.globo.com/sp/santos-e-regiao/noticia/2014/02/fanatico-fc-santista-tatua-escudo-ate-na-testa-para-recordar-titulos.ht

‘Xuxu’, torcedor símbolo do Internacional Porto Alegre

‘Vovó do Galo’, torcedora símbolo do Clube Atlético Mineiro

Desde Charles Miller são infinitas, curiosas e muitas vezes intrigantes as histórias sobre o futebol, e do nosso ‘folclore futebolístico’ também temos infindáveis fatos e contos que encantam a memória dos fãs do futebol mundial, e finalizo com uma foto de um álbum de coleção de autógrafos da época ainda em que o “Edson” assinava e “indicava” que Edson=Pelé, talvez porque na sua cabeça ainda precisasse indicar o seu nome ou apelido, em uma das raríssimas coleções de autógrafos com os 22 membros Seleção brasileira em uma única folha de papel (diz o dono que é única), e também com a assinatura do saudoso João Saldanha (que era avesso a dar autógrafos) junto com o “Edson”!

Mas essa já é outra história que um dia contarei!

Por: Osvaldo Tetaze Maia

Artigo anteriorTeodoro Sampaio, Genial Engenheiro Afrodescendente, e sua grande contribuição ao Brasil .
Próximo artigoMaria Júlia Coutinho e Abel Neto, dois extraordinários jornalistas negros no comando.
BIOGRAFIA ****** Sérgio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano onde jogou em todas as categorias e foi campeão Estadual no ano de 1969. Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América do Rio, tornando-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e vice-artilheiro brasileiro Carioca de 1973. Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexa Campeão Gaúcho invicto. Em 1975, formou um excelente time do Guarani de Campinas, com grandes jogadores, Ziza, Amaral,Renato, Miranda, Davi, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha. que foi base do Campeão em 1978. Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Club Jalísco, e Atlas Fútbol Club ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. ****** Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio,estado do Rio, onde encerrou sua carreira. Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na rádio local chamada "Canal 58" de Guadalajara. Após a copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos, nos Estados Unidos da América,, onde foi convidado pela Universidade de Houston Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco para participar como instrutor do “Cugar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Na sequência, depois de várias participações, em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy com o apoio espetacular do grande amigo Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ****** Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: 1 - Criou-se liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. 2 – Todos os meses havia Torneios entre todos os Parks. 3 - Criou-se seleções para jogarem contra jovens das outros áreas, e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. Foi apresentado e aprovado e Sérgio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos, até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. Sérgio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a "Licença National B' e assumiu como Coach principal da South Texas Soccer Select Team Open Age From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro "Afrodescendente" a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ****** No ano de 1992, Fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde ficou por 28 anos, sendo 24 anos impressos e os últimos 4 anos digital em português. Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor . A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ****** 1 - Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira no criada no Texas em 1993 com finalidade de promover a cultura do Brasil. Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sérgio Lima teve a participação com 10 músicas 8 autorais e mais duas com parcerias. 2 - Compositor da música “I Love Rio”, escrita e inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elicia Oliveira em ingrês (Está disponível no YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ****** Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. ****** A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando, em certos momentos, o diálogo tenso, desconfortável e, até certo ponto, cansativo, devido à falta de elasticidade de algumas lideranças, acostumadas, creio, a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ****** Sérgio criou o espaço Brasil especial na Biblioteca central da cidade de Houston e conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. Recebeu o Prêmio Brazilian International Press Ward, por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português, e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ****** ORIGINAL ARTICLE “AFRO DECENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui