VIP – Estevam Soares – Excelente Atleta Profissional de Futebol e Magistral Treinador.

0
817

Por Sergio Lima.

Temos o imenso prazer em apresentar nosso VIP Estevão Soares, grande amigo, cidadão da melhor qualidade, extremamente articulado, que transita por duas diferentes e importantes vertentes no âmbito do futebol profissional do Brasil. Primeiro, como excelente atleta e após, se transformou em um conceituado técnico profissional de futebol, com vasto serviço prestado ao futebol do nosso país.

Estevam, atualmente não está trabalhando, mas continua se preparando, participando assiduamente de vários cursos e eventos que são organizados pela CBF, para melhorar a performance a favor do treinador brasileiro de Futebol.

Por Sergio Lima.

Carreira como Atleta Profissional  de Futebol.

Estevam Eduardo Lemos Soares, mais conhecido como Estevam Soares (Cafelândia, 10 de junho de 1956), é um treinador e ex-futebolista brasileiro que atuava como zagueiro. De estilo viril, Estevam começou a carreira no Guarani, mas contundiu-se no fim de 1976 e foi dispensado, seguindo para o XV de Jaú.

Depois de um Campeonato Paulista em que se destacou, chegando à Seleção Paulista de novos, foi contratado pelo São Paulo, onde conquistaria o Campeonato Brasileiro de 1977. Pelo time da capital paulista, disputou 105 jogos, marcando um gol.

Hamilton Rocha, Claudio, Pele, Estevam e Bezerra.

Defendeu o São Paulo até o fim de 1979. Entre 1985 e 1986 esteve no Bahia e foi em 1987 para o Sport, onde conquistou o Campeonato Brasileiro de 1987, sendo o capitão do time.

No ano seguinte, foi para o Vitória. Jogou ainda no Joinville e no Primavera de Indaiatuba. Encerrou a carreira em 1993.

Carreira como Técnico Profissional de Futebol.

Quando chegou ao Primavera como jogador, já tinha a proposta de treinar o time quando se aposentasse, algo em que já pensava por comentários de técnicos com que trabalhou, como Orlando Fantoni. Assumiu o time em 1993.

Conquistou vários títulos na sua carreira, Campeão Paulista da Série (B) com o Primavera de Indaiatuba em 1995, Campeão Alagoano com CSA em 1997, Campeão do interior de São Paulo em 2000 com a Ponte Preta, Campeão Libanês em 2002 com o Olympique de Beirute, e Campeão da Arábia Saudita em 2008 com o Al-Ittihad.

Em 2003 comandou o Gama. Depois de ter dirigido o Guarani e a Ponte Preta, Estevam comandou também a Matonense (SP), o Náutico, o CRB. No ano seguinte chegou pela segunda vez à Ponte Preta, time que  tinha trabalhado em 2000 e sido Campeão do interior   — Estevam diz que por influência da Penalty, patrocinadora do time, e até da Federação Paulista de Futebol — e fazia boa campanha no Campeonato Brasileiro, quando foi convidado para dirigir o Palmeiras, onde teve um início arrasador, chegando a liderar o torneio. Acabou na quarta posição e conseguiu a vaga na Libertadores, mas saiu ainda no começo do ano seguinte.

Em 2008 foi chamado para treinar o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, e lá impressionou-se com o profissionalismo do time. “Sou profissional e, se precisar, volto a trabalhar no Brasil”, disse ele ao jornal O Estado de S. Paulo em 13 de abril. “Mas aqui o respeito ao profissional é muito maior. Na assinatura do contrato, você recebe 50%, e não são dois ou três tropeços que te levam à demissão.” Na mesma entrevista, manifestou o desejo de trabalhar no Golfo Pérsico.

No mesmo ano de 2008 Estevam foi contratado como treinador da Portuguesa, com a incumbência de salvar o time do rebaixamento. Em 2009 foi para o Guaratinguetá e depois foi contratado pelo Grêmio Barueri, que passou todo o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na parte de cima da tabela de classificação. Em 2010 deixou o clube para assumir o Botafogo após a queda de Ney Franco. Sua estreia foi em 15 de agosto, contra o Palmeiras, jogo que terminou empatado em 1 a 1.

Depois do Botafogo, foi contratado pelo Ceará para substituir PC Gusmão. Em 8 de fevereiro de 2011 acertou contrato até o final do Paulistão, com o São Bernardo. Em 1 de agosto foi contratado pelo Grêmio Barueri, mas pouco menos de um mês depois foi recontratado pelo Ceará.  Em dezembro Estevam acertou com o Oeste, para comandar o clube no Campeonato Paulista de 2012.

Em 2013, Estevam Soares acertou com o Atlético Sorocaba, para comandar a equipe no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Em 23 de fevereiro, pediu para ser dispensado, depois da derrota por 3 a 1 diante do Paulista de Jundiaí.  Em março de 2014, acertou com o CSA.  No dia 11 de março de 2015, o Rio Claro Futebol Clube acertou a contratação de Estevam Soares para comandar a equipe paulista, no restante do campeonato paulista série A1.

No dia 30 de junho de 2015, foi anunciado o retorno de Estevam ao comando técnico da Portuguesa de Desportos e disputou a Série C do Brasileirão. Com uma campanha razoável, na qual fora eliminado nas quartas-de-final, levou a Lusa com a oitava colocação.

Em 3 de abril, foi anunciado como novo treinador do Itumbiara para o segundo semestre: visando ao acesso à Série C do Brasileirão, Estevam comandaria o clube goiano pela primeira vez. No dia 9 de junho de 2016, foi anunciado como novo técnico do Tupi-MG para a disputa da Série B. Na sequência, ainda em 2016, teve uma curta passagem pelo Bragantino. No fim de 2018 estava trabalhando no Central, de Caruaru, preparando o time para a disputa do Campeonato Pernambucano de 2019.

Fonte  foto – https://terceirotempo.uol.com.br/que-fim-levou/estevam-soares-2514

ENTREVISTA 

VB – Estevam, como técnico profissional de futebol qual foi a sua maior conquista?

 

VB – Como atleta profissional de futebol qual foi sua maior conquista?

 

VB – Qual a razão que levou você a decidi ser um técnico de futebol?

 

VB – Porque a CBF está tendo dificuldade para escolher um treinador brasileiro para nossa seleção ?

 

VB – O técnico de futebol brasileiro estacionou e não involuiu? E esta pode ser a razão pela existência de tantos treinadores estrangeiros nos principais times do país?

 

VB – Você é um treinador competente vitorioso, porque está a tanto tempo fora do mercado?

 

VB – Você ultimamente foi consultado pelo Guarani ou pela Ponte Preta para assumir o cargo de treinador?

 

VB – Você está de acordo na escolha de um treinador estrangeiro para nossa seleção brasileira?

 

VB – Quais os pontos positivos e negativos da sua profissão

 

VB – Cite três grandes treinadores do futebol brasileiro de todos os tempos

 

VB – Escale um time do Guarani de todos tempo.

 

VB – Você está de acordo com a ideia de alguns clubes para a formação de uma nova liga no futebol brasileiro?

 

VB –  Em sua opinião, qual foi a razão que levou o Guarani, a desabar e perder a posição que tinha entre os Top 10 times da série (A) do futebol brasileiro e hoje sofre na série (B)?

 

VB – Diga quem foi para você os 3 maiores técnicos do futebol brasileiro.

 

VB – Estevam, qual foi e como foi o primeiro jogo da sua carreira como atleta profissional de futebol?

***
Por Sergio Lima.

Fonte Texto – https://pt.wikipedia.org/wiki/Estevam_Soares

Artigo anteriorVIP – Vevê “Everlane Ribeiro” – Craque da base do Americano de Campos dos Goytacazes dos anos 60.
Próximo artigoCrônica – A Fundação Cultural Palmares renasce.
BIOGRAFIA ****** Sérgio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano onde jogou em todas as categorias e foi campeão Estadual no ano de 1969. Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América do Rio, tornando-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e vice-artilheiro brasileiro Carioca de 1973. Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexa Campeão Gaúcho invicto. Em 1975, formou um excelente time do Guarani de Campinas, com grandes jogadores, Ziza, Amaral,Renato, Miranda, Davi, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha. que foi base do Campeão em 1978. Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Club Jalísco, e Atlas Fútbol Club ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. ****** Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio,estado do Rio, onde encerrou sua carreira. Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na rádio local chamada "Canal 58" de Guadalajara. Após a copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos, nos Estados Unidos da América,, onde foi convidado pela Universidade de Houston Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco para participar como instrutor do “Cugar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Na sequência, depois de várias participações, em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy com o apoio espetacular do grande amigo Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ****** Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: 1 - Criou-se liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. 2 – Todos os meses havia Torneios entre todos os Parks. 3 - Criou-se seleções para jogarem contra jovens das outros áreas, e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. Foi apresentado e aprovado e Sérgio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos, até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. Sérgio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a "Licença National B' e assumiu como Coach principal da South Texas Soccer Select Team Open Age From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro "Afrodescendente" a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ****** No ano de 1992, Fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde ficou por 28 anos, sendo 24 anos impressos e os últimos 4 anos digital em português. Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor . A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ****** 1 - Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira no criada no Texas em 1993 com finalidade de promover a cultura do Brasil. Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sérgio Lima teve a participação com 10 músicas 8 autorais e mais duas com parcerias. 2 - Compositor da música “I Love Rio”, escrita e inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elicia Oliveira em ingrês (Está disponível no YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ****** Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. ****** A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando, em certos momentos, o diálogo tenso, desconfortável e, até certo ponto, cansativo, devido à falta de elasticidade de algumas lideranças, acostumadas, creio, a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ****** Sérgio criou o espaço Brasil especial na Biblioteca central da cidade de Houston e conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. Recebeu o Prêmio Brazilian International Press Ward, por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português, e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ****** ORIGINAL ARTICLE “AFRO DECENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui