Alvanir Almeida Alves dos Santos, natural do Rio de Janeiro nasceu em 27 de Março de 1951. Alvanir era FERA, gente do bem, deu início a sua brilhante carreira nos juvenis do América em 1969, era craque e jogava muito, sabia tudo da posição, marcava bem, era criativo, inteligente e habilidoso, tinha um chute fortíssimo.
Cabrita Alex, Tião, Alvanir, Gilmar, Alberto. Agachados – Antônio Carlos, Taquito, Sérgio Lima, Edu e Tadeu.
Neste ano de 1969 foi Campeão Carioca com o infanto juvenil do America. No ano seguinte 1970, teve a oportunidade e foi promovido para os profissionais. Alvanir era uma belíssima promessa, saindo dos juvenis.
Time do America, Campeão Carioca Infanto Juvenil em 1969.
Começando da esquerda em pé – JOÃO LUIZ, FIDELIS, CUNHA, NAÚBA, NILSON E ALVANIR. Agachados da esquerda para direita: PAULO GARCIA, GILMAR , TARCÍSIO, ADEMIR e REIS.
Infnto Juvenil – Em pé – João Luís, FIDELIS, Alvanir, Nauba e Cunha. Agachados: Paulinho Garcia, Gilmar, Tarcísio, Tereso, Ademir, e Nilson goleiro.
Juvenil – Em pé – Celso, Nilson goleiro, Sérgio, Eli, Alvanir e Nauba. Agachados: Leir, Nelinho, Jorge Cuíca, Lua e Reis.
Com a transferência do cracão Zé Carlos, vendido para o Santos em 1973, a posição de lateral esquerdo ficou supostamente livre para o nosso craque Alvanir, que tinha como concorrentes improvisados por ali nosso querido e inesquecível Djair o (BEJEJA). Outro grande craque maravilhoso era o Terezo (TETÊ), o Nonato, ótimo atleta profissional que injustamente não teve oportunidades e o excelente Paulo Maurício.
Alvanir neste jogo contra o Flamengo substituiu Djair, bloqueou bem as investidas de Doval.
Djair, Buticce, Badeco, Alex, Aldeci, e Alvanir. Agachados – Antônio Carlos, Gilmar, Tarcísio, Edu e Sarão.
A situação estava complicada para o nosso craque, pois os concorrentes eram “pedreira”, mas ele teve a oportunidade e assumiu a posição, foram vários jogos como titular e uma destas ocasiões teve a honra de jogar contra o Rei Pelé. Acho que infelizmente uma lesão o afastou da luta para manter a posição.
Na foto jogo na Vila Belmiro, confronto entre o Santos e o America, Alvanir de frente observa a jogada com a participação do Rei Pelé, Badeco com a 5, e atrás do Rei, o Alex.
Alvanir, ao se recuperar perdeu espaço e preferiu sair e respirar outros ares para dar sequência na sua carreira e vida como Atleta Profissional de Futebol. Ele recebeu e aceitou uma excelente proposta vinda do Goiás (GO) em (1974) e a partir daí, o Galícia (BA) (1975 a 1976).
Goiás em 1974 – Em pé – Alvanir, Alexandre, Valdeir, Macalé, Matinha, e Cláudio. Agachados – Rinaldo, Paghetti, ? Neca e Raimundinho.
Grande Alvanir, craque campeão com os juvenis do América. Obrigado pelo tempo que passamos juntos, as resenhas e momentos inesquecíveis das nossas vidas no nosso América.
Alvanir celebrando a conquista do Campeonato Carioca Infanto Juvenil em 1969 com o América .
Família.
Foto com a família – Alvanir, a esposa Mirian, genro Cleiton , casal de netos Caio e Lara, e a filha Flávia. Nos confidenciou nosso craque, assim que deixou o futebol, trabalhou em algumas empresas privadas e hoje é aposentado. Também se formou em Teologia.
***
Por Sergio Lima.