Fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Vin%C3%ADcius_J%C3%BAnior#/media/Ficheiro:Vinicius_Junior_2018_1_(cropped).jpg
Por Sergio Lima.
Dia 28 de outubro de 2024, a France Football, entidade que reconhece os melhores jogadores de futebol do mundo, apresentou os resultados do período de 2023 – 2024. Os jogadores nomeados foram anunciados no dia 4 de setembro de 2024. Para a surpresa dos participantes e de milhões de aficionados do futebol ao redor do mundo, o escolhido for Rodri, jogador espanhol do Manchester City da Inglaterra. Apesar de ser um jogador extraordinário, Rodri não teve o mesmo desempenho e tampouco ganhou tantas competições quanto o Vinícius Júnior, brasileiro, jogador do Real Madrid da Espanha.
Bola de Ouro masculina – Rodri (Espanha, Manchester City)
Solidarizamo-nos com o nosso compatriota por essa injustica no futebol. Vinícius, siga em frente, a vida continua, e a sua luta também. Só há um caminho a seguir, e ele deve ser percorrido por você, com sua absurda habilidade, determinação, conhecimento, discernimento e talento. E, claro, a sua incansável luta contra o racismo do qual foi vítima em vários jogos do Real Madrid em diferentes campos da Europa nos últimos anos.
Fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Vin%C3%ADcius_J%C3%BAnior#/media/Ficheiro:Vinicius_Junior_2018_1_(cropped).jpg
Sabemos que hoje os racistas podem ser identificados, pois quando são confrontados, suas máscaras caem, já que os argumentos que costumavam usar para se camuflarem agora são facilmente desmascarados, com provas claras e atuais, e com exemplos que não deixam dúvidas.
Os racistas, acostumados com o silêncio dos oprimidos, não aceitam serem confrontados pelas pessoas, que se creem sem direitos, com medo de serem castigados. Para os racistas, a escravidão não significou nada, pois acham que ela não acabou, continuando com as regras e redes em suas mãos, com o poder e decisão.
Exemplo disso foi que, em 28 de outubro de 2024, o mundo assistiu esse comportamento: ou você faz do jeito que nós queremos, ou iremos te desclassificar, mesmo você sendo o melhor em tudo. Caso você fique quieto, e não conteste meus gritos e ofensas contra você, então te reconheceremos. Mas no caso de continuar a expressar suas ideias, seus pontos de vista, te desclassificamos. Tiramos a Bola de Ouro de você, pois cremos ser essa a nossa prerrogativa. Alguns ficarão calados, e outros ficarão do seu lado. De qualquer forma, não terão força para motivar uma mudança no nosso comportamento. Então entenda, Vinícius, que não queremos mesmo reconhecer o seu valor e sua importância como atleta profissional de futebol, nem seu valor como ser humano espetacular.
Tiramos a Bola de Ouro de você.
Mas, para nós, Vinicius, brasileiros e amantes do futebol, a valiosa bola do jogo continua sendo sua.
***
Fonte – Foto do Troféu Bola de Ouro e Foto do Rodri (Espanha, Manchester City) https://pt.wikipedia.org/wiki/Ballon_d%27Or
Por Sergio Lima.