A Verdadeira História da ‘Água Batizada’ que o Branco Tomou na Copa da Itália… Contada por seus Personagens em 1994!

0
3928

image002Por: Osvaldo Tetaze Maia

Em tempos de ‘Delação Premiada’, aqui vai mais uma passagem que vivi junto à Seleção Brasileira de Futebol, agora já em 1994, Tetra Campeã Mundial nos Estados Unidos, com aquele ‘golaço’ do Branco, de “folha seca”, que o meu amigo Sérgio Lima vai explicar aos mais jovens o que é isso!

Assim, uma vez mais, por circunstâncias da minha ligação com o futebol, tenho muitos ‘estórias’ a contar desse esporte (nada comparado com os grandes contadores de “causos” que conviveram o dia a dia do profissionalismo, que poderíamos citar muitos aqui), entretanto, o que irão ler a seguir sobre ‘aquela partida’ de Futsal entre Argentina x Brasil, dois meses após o Mundial dos estados Unidos, nem a Globo assistiu, nem transmitiu!

Em 1994, logo após o mundial dos Estados Unidos, um dos grandes jornalistas e radialistas brasileiro, meu grande amigo Éldio Macedo, da RBS de Porto Alegre, promoveu em conjunto com um dos maiores apresentadores da TV Argentina, Marcelo Tineli, um jogo ‘inimaginável’ menos de dois meses após o Brasil ter sido Tetra Campeão Mundial, que foi Brasil x Argentina em um jogo de ‘Futsal’ ou ‘society’ (como queiram), com grama sintética, com quatro jogadores de cada lado, ‘dentro de um estúdio de televisão’, com transmissão AO VIVO para quase toda a América Latina, menos para o Brasil, talvez como ‘punição’ por não termos sido colonizados pelos Espanhóis também!

image004
Com Dunga e Éldio Macedo após o Jogo de Buenos Aires

Fato é que o Programa do ‘Tineli’ é até hoje uma das maiores audiências na Argentina, e o Éldio teve a brilhante e “impagável” idéia de promover este jogo contra a Argentina, menos de dois meses após o Brasil ter sido Tetra Campeão, e a Argentina ainda ‘fervendo’ com a exclusão de Maradona dos gramados devido ao uso de ‘doping’ naquele mundial, com a famosa cena dele saindo de campo sendo conduzido por uma assistente.

Para medir a grandiosidade do espetáculo, o Brasil jogou com: TAFAREL, DUNGA, BRANCO E BEBETO e a Argentina com GOYCOCHEA, RUGGERI, BURRUCHAGA E MARADONA, ou seja, a base das duas seleções no mundial daquele ano!

Bem, graças à tecnologia atual, podemos assistir a íntegra do jogo em dois tempos de 8 minutos cada um, que foi realizado dentro de um Estúdio de TV e transmitido para toda Argentina e alguns países Sul Americanos, e os dribles do Bebeto e os comentários do Apresentador Tineli, ambos impagáveis, são uma atração a parte no link abaixo, ou mesmo digitando no ‘Youtube’ é facilmente encontrado hoje:

http://impedimento.org/brasil-x-argentina-no-futebol-society-em-1994-com-dunga-maradona-e-outros-mitos/ – 1º Tempo e 2º Tempo.

Eu estava no estúdio juntamente com o Éldio Macedo, e o Jorge Machado, Empresário de futebol do Branco na época, e até hoje um dos grandes Empresários do futebol mundial, e podemos ver maravilhados a superioridade do quarteto brasileiro.

Pode-se afirmar que foi a única vez na história que a ‘SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL JOGOU SEM TORCIDA ALGUMA EM UM JOGO VÁLIDO’, pois imaginem que só havia nós TRÊS de brasileiros no estúdio, sim, e acreditem, Argentina x Brasil vai ser sempre um JOGO ‘VÁLIDO’ e uma guerra, nem que seja em disputa de ‘palitinho’, ainda mais com o Brasil vencendo lá por 7×4!

Mas a superioridade brasileira foi tamanha, que o auditório inteiro ao final aplaudiu os ‘Quatro Mosqueteiros’, como Tineli passou a chamá-los!

Até aqui a narração não tem nada a ver com o título, mas essa é apenas a introdução do ‘causo’, ou seja, a verdadeira história da ‘água batizada’ que o Branco tomou em 1990 na Itália, só foi “delatada” por seus coadjuvantes justamente após esse jogo em Buenos Aires em 1994!

É que após o jogo nos estúdios da TELEFE em Buenos Aires, houve um jantar oferecido por Maradona e sua ‘equipe’ ao quarteto brasileiro no restaurante do Boca Juniors, nas dependências da ‘Bombonera’, numa quarta-feira à noite, SEM A PRESENÇA DE NENHUM JORNALISTA OU QUALQUER TIPO DE IMPRENSA, NEM O TINELI E SUA EQUIPE ESTAVAM PRESENTES, somente Eu, Éldio Macedo e Jorge Machado tivemos a oportunidade de vivenciar um dos grandes encontros mundiais do futebol, em uma mesa que foi montada no restaurante dos jogadores no Estádio do Boca, com farta comida e vinhos! Lamentável somente a qualidade das fotos que ‘sobraram’ e aqui postadas, ‘sorry friends’ !

A história sobre a ‘água batizada’ que o Branco tomou no meio do jogo entre Brasil x Argentina em Turim, na Copa da Itália em 1990, tem inúmeras ‘teorias da conspiração’, mas somente em 1994, após o Mundial nos ‘USA’ é que a verdadeira história foi contada ao Branco, e pelo próprio protagonista, o Massagista da Seleção Argentina, Miguel Di Lorenzo, o Miguelito como é chamado, e eu estava presente!

Devido ao fato de que somos ‘uma ilha cultural dentro desse imenso Continente” em razão das barreiras do idioma, o público brasileiro deixou de assistir ao vivo um dos grandes espetáculos do futebol, protagonizado principalmente pelo Brasil que impôs uma estonteante goleada de 7×4 na Argentina, pois diferentemente do que imagina a ‘sabedoria popular’, a língua portuguesa e a espanhola para ser ouvida em qualquer mídia, é incompreensível para os ouvidos dos telespectadores, de ambos os ‘lados’.

Enfim, lá estávamos nós (Eu, Jorge Machado e Éldio Macedo, os únicos brasileiros além dos ‘Quatro Mosqueteiros’ – TAFAREL, BRANCO, BEBETO e DUNGA – mais o Cláudio Fontanel e Alejandro Cacioppo, dois Argentinos nossos amigos que levamos de ‘carona’), além do quarteto da Argentina – MARADONA, GOYCOCHEA, RUGGERI, BURRUCHAGA – e mais alguns amigos deles, além do Miguelito, o famoso Massagista da seleção Argentina.

image010O jantar ‘corria solto’ quando em determinado momento, após algumas garrafas de vinho, Maradona chama o Miguelito para sentar ao seu lado e grita para o Branco que estava sentado à frente:

– Branco, “…venís acá que te voy presentar Miguelito, el que te sirvió el agua en el juego de Turín en 90”, y el te va contar lo que tenia adentro y como hace siempre eso con los boludos…”!

Após uma gargalhada geral, pois até então esse assunto era um ‘tabu’ entre os jogadores e a imprensa mundial, Miguelito começou a contar como fazia essa ‘picardia’ como eles dizem, e ao contrário das ‘teorias da conspiração’ que existem até hoje, não continha ‘sonífero’ nem droga alguma, era simplesmente adicionada com algumas ervas que causavam um leve desarranjo intestinal, azia, ânsia de vômito, e que afetava alguns jogadores mais que os outros, e no caso do Branco que era um ‘cavalo’ de forte como dizem lá no Sul, ele conseguiu jogar até o final da partida, que infelizmente perdemos e saímos da Copa, mas não por motivo da água ‘batizada’, mas sim por inúmeros fatores que todos nós sabemos muito bem!

E foi ali na ‘Bombonera’, quatro anos após o mundial da Itália, que o Branco ficou sabendo o que havia tomado naquele jogo na Copa quando pediu ao Miguelito naquele jogo ‘um poquito’ de água, e o Massagista, tal qual como sempre fazia, levava duas garrafas de água na sua bolsa, uma boa para seus ‘pupilos’ e a outra ‘batizada’, para o caso de algum jogador ‘boludo’ adversário pedisse água também!

O famoso ‘Miguelito’, Massagista da Seleção Argentina
O famoso ‘Miguelito’, Massagista da Seleção Argentina

O ‘único jornalista’ e o único ‘torcedor’ que estavam presentes nesses ‘dois eventos’ (Mundial de 90 e Futsal com confraternização na Bombonera em 1994), foi o Éldio Macedo e este ‘escriba’, pois Éldio era o organizador do evento em Buenos Aires e muito amigo do Maradona também, e de minha parte, sócio do Empresário de Futebol Jorge Machado na época e amigo do Branco e de Éldio Macedo!

Como disse antes, esse jogo e jantar nem a Globo viu nem cobriu!!

Com Éldio Macedo em 2010 em Buenos Aires
Com Éldio Macedo em 2010 em Buenos Aires
Com Jorge Machado e Daniel Nepomuceno na Sede do Atlético Mineiro este ano... mas essa já é outra ‘estória’!
Com Jorge Machado e Daniel Nepomuceno na Sede do Atlético Mineiro este ano… mas essa já é outra ‘estória’!

 

Artigo anteriorDR. Jorge Alberto Soares de Oliveira – “VIP”
Próximo artigoVIP – Ana Laura Lima – Poetisa Mirim – Amigos de uma só Nação.
BIOGRAFIA ****** Sérgio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano onde jogou em todas as categorias e foi campeão Estadual no ano de 1969. Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América do Rio, tornando-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e vice-artilheiro brasileiro Carioca de 1973. Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexa Campeão Gaúcho invicto. Em 1975, formou um excelente time do Guarani de Campinas, com grandes jogadores, Ziza, Amaral,Renato, Miranda, Davi, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha. que foi base do Campeão em 1978. Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Club Jalísco, e Atlas Fútbol Club ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. ****** Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio,estado do Rio, onde encerrou sua carreira. Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na rádio local chamada "Canal 58" de Guadalajara. Após a copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos, nos Estados Unidos da América,, onde foi convidado pela Universidade de Houston Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco para participar como instrutor do “Cugar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Na sequência, depois de várias participações, em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy com o apoio espetacular do grande amigo Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ****** Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: 1 - Criou-se liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. 2 – Todos os meses havia Torneios entre todos os Parks. 3 - Criou-se seleções para jogarem contra jovens das outros áreas, e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. Foi apresentado e aprovado e Sérgio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos, até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. Sérgio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a "Licença National B' e assumiu como Coach principal da South Texas Soccer Select Team Open Age From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro "Afrodescendente" a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ****** No ano de 1992, Fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde ficou por 28 anos, sendo 24 anos impressos e os últimos 4 anos digital em português. Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor . A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ****** 1 - Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira no criada no Texas em 1993 com finalidade de promover a cultura do Brasil. Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sérgio Lima teve a participação com 10 músicas 8 autorais e mais duas com parcerias. 2 - Compositor da música “I Love Rio”, escrita e inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elicia Oliveira em ingrês (Está disponível no YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ****** Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. ****** A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando, em certos momentos, o diálogo tenso, desconfortável e, até certo ponto, cansativo, devido à falta de elasticidade de algumas lideranças, acostumadas, creio, a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ****** Sérgio criou o espaço Brasil especial na Biblioteca central da cidade de Houston e conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. Recebeu o Prêmio Brazilian International Press Ward, por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português, e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ****** ORIGINAL ARTICLE “AFRO DECENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui