Você conhece, Bady Bassitt? E porque o nome, Bady Bassitt?

0
3606

Jornal Vida Brasil Texas BadyBassitt-Capa Você conhece, Bady Bassitt? E porque o nome, Bady Bassitt? Arte & Cultura  Bady Bassitt

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre

Bady Bassitt é um município brasileiro  do estado de São Paulo.

Localiza-se a uma latitude 20º55’05” Sul e a uma longitude  49º26’43” Oeste, estando a uma altitude de 510 metros. A cidade tem uma população de 16.603 habitantes (IBGE/2016) e área de 108,5 km². Bady Bassitt se localiza no norte do estado, a 10 km de São José do Rio Preto.

Dizia Lourenço da Silva Pontes que seus pais eram proprietários de terras compostas por cinquenta alqueires nas fazendas Borá e Campo e que, quando entraram para abertura do local, era apenas mata virgem e não havia nenhuma estrada. Isso aconteceu na última década do século XIX. Na divisa das duas fazendas havia um córrego, chamado Borboleta, porque havia na passagem da estrada velha enorme quantidade de borboletas que sobrevoavam a margem do rio. Mais tarde, o nome Borboleta foi dado ao povoado que se formaria. Em 1908 , foi aberta uma estrada que ligava o lugar a São José do Rio Preto. Em uma pequena casa, em frente a atual Igreja Central, o português Alberto Branco instalou a primeira venda de secos e molhados.

Jornal Vida Brasil Texas Bady-central Você conhece, Bady Bassitt? E porque o nome, Bady Bassitt? Arte & Cultura  Bady Bassitt

Fonte foto – https://badybassitt.sp.gov.br/

Ele foi o primeiro comerciante a se estabelecer no povoado de Borboleta, em 1912. Por conselho de um amigo, Manoel Antonio da Silva doou um alqueire de suas terras para a fundação do patrimônio de São Sebastião de Borboleta, onde foi construída a primeira capela, em 1914.  O povoado foi fundado em 13 fevereiro de 1914, por Silva. Já o Distrito de Paz foi criado em 1926, pela lei 2.171, de 27 de dezembro de 1926.

Jornal Vida Brasil Texas Brasao-Bady-2 Você conhece, Bady Bassitt? E porque o nome, Bady Bassitt? Arte & Cultura  Bady Bassitt

 Fonte foto – https://badybassitt.sp.gov.br/ – Brasão de Bady Bassitt

 A vila de Borboleta foi elevada a patrimônio de distrito de São José do Rio Preto pela lei 2171, de 12 de dezembro de 1926. Já a criação do município de Borboleta se deu em 1959, pela lei 5285, de 18 de fevereiro de 1959, após intensa campanha de esclarecimento junto aos moradores quanto aos benefícios da independência de Borboleta.

Jornal Vida Brasil Texas Bady-show Você conhece, Bady Bassitt? E porque o nome, Bady Bassitt? Arte & Cultura  Bady Bassitt

Fonte foto – https://badybassitt.sp.gov.br/ – Brasão de Bady Bassitt

Essa campanha foi liderada por moradores mais influentes, tendo à frente o Serventuário da Justiça, titular do Cartório de Paz e Tabelionato de Borboleta, Paulo Augusto da Silva, que redundou em uma aprovação esmagadora no plebiscito levado a efeito. E, o primeiro prefeito foi João Matheus Teles de Menezes. Pela lei 8050, de 1963, ele alterou o nome de Borboleta para Bady Bassitt, em homenagem ao deputado estadual de São José do Rio Preto. Essa alteração incomoda até hoje alguns moradores e ex-moradores mais conservadores. A lei municipal de 25 de abril de 1974, reconheceu oficialmente Antonio Manuel da Silva como fundador do município. 

Porque o nome Bady Bassitt?

Bady Bassitt foi um político brasileiro do século XX. Foi deputado na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, representando a região de São José do Rio Preto. O Município de Borboleta, antigo Distrito de Paz do município de São José do Rio Preto, teve seu nome mudado, por força de Lei de autoria de seu primeiro prefeito, em 1963, para Bady Bassitt, em homenagem ao político de mesmo nome.

A figura deste político foi imortalizada na voz da dupla Tião Carreiro e Pardinho na música “Rio Preto de Luto” do álbum Modas de Viola Classe A, volume 3, Tião Carreiro e Pardinho (não identificada a gravadora e nem o ano de gravação)

Segue um pequeno trecho da música:

“(…) O doutor Bady Bassitt, Ilustre batalhador

Pela nossa Rio Preto, não poupava o seu labor

Lutava pelo progresso, com carinho e com amor

mas por uma infeliz sorte, foi tragado pela morte aumentando a nossa dor 

https://www.youtube.com/watch?v=0Js3gzR68c8

Por Sergio Lima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here