Eclipse solar de 2024, um espetáculo extraordinário da natureza – Possivelmente o mais visto da história – Cidade Corsicana no Texas.

0
1116

Por Fábio do Valle Quintanilha.

Meu nome é Fábio do Valle Quintanilha e eu moro nos Estados Unidos a 21 anos. Nos últimos 5 anos eu tenho residido na área de The Woodlands, Texas ao norte de Houston onde opero uma franquia na área de mudança chamada College Hunks Hauling Junk and Moving.

Natural da cidade do Rio de Janeiro, isso sempre me influenciou com a conexão em tudo ligado a natureza: o mar em ressaca, o pôr do sol, uma tempestade inesperada… eu sempre voltava os olhos a esses eventos de uma forma curiosa e intuitiva.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Meu marido Venezuelano se chama Luís Alfredo Gonzalez Lopez (juntos a 8 anos) e ele sempre teve um absoluto fascínio sobre astrologia. Juntou-se a curiosidade e interesse meu por eventos naturais e a admiração dele sobre astrologia para tomarmos a decisão de buscar o melhor lugar para ver o eclipse.

Fábio do Valle Quintanilha e Luís Alfredo Gonzalez Lopez.

Luís já tinha vivenciado na sua adolescência um eclipse total na sua cidade natal em Maracaibo, e eu já vivenciei alguns parciais. Total seria o meu primeiro. Buscamos hotéis na rota do eclipse porém tivemos muita dificuldade em conseguir achar algum disponível durante o dia do eclipse.

Em Austin os preços começavam acima de mil dólares por dia (para os poucos quartos disponíveis), Dallas estava bem próximo a esses preços, então começamos a buscar em cidades menores até que encontrei em Corcicana, TX um motel 6 que estava cobrando 220 dólares por dia. Sim, quase o triplo do preço que eles praticam e só tinha dois quartos disponíveis.

Não pensamos duas vezes e reservamos. Ficamos na expectativa do evento mas durante a semana a previsão do tempo estava assustadora: tempo coberto com nuvens pesadas e possibilidade de chuvas em mais de 50% para a cidade que iríamos.

Pensamos se valeria a pena ir assim mesmo, e decidimos arriscar porque poderíamos perder um evento que não se repetiria em solo americano por décadas. Preparamos nossas coisas, pegamos nossos dois Dachshunds e botamos no carro, levando algumas coisas para beliscar e água, caso tivéssemos dificuldades em encontrar lugares para comer.

Saímos de casa no Domingo, dia 7, às 20:30h e seguimos rumo a Corcicana, TX. Chegamos a 2018 US-287 5 minutos antes das 23h. Fizemos nosso checkin e fomos para o quarto 206 no segundo andar na área sul do prédio. Descarregamos o carro, andamos com nossos cães e fomos dormir.

No dia seguinte acordamos por volta das 8 am e verificamos que o tempo estava bem nublado. Luís tinha um semblante que lia-se desapontado. Saímos com os cães para que eles fizessem suas necessidades na grama e na parte de trás do edifício verificamos um senhor com uma HR-V vinho bem antiga com placa da Geórgia descarregando algumas caixas do porta malas. Ele veio nos cumprimentar e perguntar se os cães eram amigáveis e brincou com eles.

Ele mencionou que veio da área de Atlanta pra ver o eclipse sozinho porque sua esposa não queria vir essa distância toda mas como ele era apaixonado por astronomia não poderia perder a oportunidade de ver o que talvez fosse seu último eclipse total em solo americano. Ele já aparentava estar beirando os 70 anos. Ele acreditava que poderia abrir o céu de repente no momento do eclipse , pois já tinha vivenciado isso.

Deixamos os cães no quarto e fomos tomar café da manhã no Denny’s pertinho do hotel. Enquanto comíamos víamos que o sol começou a oscilar e refletir nos carros de vez em quando. O semblante do meu marido mudou ao ver que poderíamos de alguma forma ver o eclipse. Voltamos ao carro e demos uma volta na pequena cidade de Corcicana, passamos pelo centro, fomos até um estádio onde deveria ter um evento com música ao vivo para ver o eclipse mas que estava bem vazio, talvez por ser uma segunda-feira, talvez por ter previsão do tempo desfavorável, talvez por falta de interesse das pessoas locais. Resolvemos voltar pro Hotel.

Ao regressar, verificamos que o senhor da Geórgia tinha montado dois telescópios profissionais enormes. Paramos pra falar com ele de novo dizendo que ele estava bem preparado e ele estava confiante de que deveríamos ver ao menos por alguns segundos o eclipse. Ele nos ofereceu seus telescópios para que pudéssemos ver no momento do evento, achei aquilo incrível pois ele demonstrou ausência de egoísmo e vontade de compartilhar com outras pessoas aquele momento especial.

Fomos ao nosso quarto, troquei de roupa (coloquei algo mais leve para ficar na grama) brincamos com nossos cães e depois voltamos ao ponto onde estava nosso companheiro de eclipse. Naquele momento o céu começou a mostrar pontos sem nuvens e aos poucos abrir mais buracos entre as nuvens e a nossa expectativa começou a aumentar. Pensei: viemos parar num hotel onde consequentemente encontramos uma pessoa expert em eclipse que nos oferece a oportunidade de compartilhar seus telescópios no momento do eclipse. Não achei aquilo apenas uma coincidência mas uma providência divina de que deveríamos estar exatamente ali naquele momento.

Aos poucos outras pessoas se aproximaram também ele ofereceu explicação sobre o fenômeno, principalmente aos mais jovens. Tinha uns 3 adolescentes. Uma senhora já com bastante idade ajudava o senhor da Geórgia ajustando os aparelhos e ela entendia muito sobre astrologia também e falava sobre o que deveríamos ver e vivenciar.

Aproximadamente 5 minutos antes do eclipse, o ponto onde estava o sol simplesmente abriu e podíamos ver o sol perfeitamente. Havíamos levado uns óculos especiais para eclipse para ver e estávamos ansiosos.

Ao todo naquele momento deveríamos ter umas 10 pessoas em volta do telescópio: o dono definiu qual seria a ordem e quanto tempo cada um poderia ver para que todos tivéssemos tempo de observar. Também ofereceu uns binóculos com lentes especiais para ver e óculos especiais caso alguém não tivesse preparado.

Começamos a observar a lua começando a entrar na frente do sol. Quando chegou mais ou menos uns 25% de cobertura, percebemos que a intensidade da luz começou a mudar. Observamos nos telescópios a entrada da lua, e usamos as lentes que havíamos comprado também. Tentamos tirar algumas fotos com nossos celulares.

Aos 40% de cobertura da lua sobre o sol a intensidade da luz reduziu mais ainda e começamos a perceber uma mudança em temperatura. Aos 60% os pássaros comeracam a voar e a se recolher , e mais ou menos aos 75% às sombras ficaram diferentes, mais fortes como que a luz estivesse sendo projetada de uma lanterna.

Observamos também um certo vento e a luz ao nosso redor foi reduzindo em formato de cone de fora pra dentro em nossa direção, algo difícil de conseguir explicar em palavras mas impactante em vivenciar.

De repente a hora bate 13:40 h e lá estava ele: o eclipse solar total – o céu aberto exatamente onde estávamos. Meu marido pulava de alegria como se fosse uma criança !

O senhor da Geórgia ajustou o primeiro telescópio azul e disse que poderíamos observar, enquanto ele foi ajustar o segundo. Quando sentei numa escadinha improvisada de cadeira para ver, eu fiquei boquiaberto: vi o sol, com a lua no meio, um círculo perfeito de luz do sol em volta da lua e umas chamas de cor lilás que saía de alguns pontos do círculo e víamos o movimento das chamas lilás de forma nítida!

Segui para o segundo telescópio que já estava ajustado: vi o sol e a luz que vinha por detrás de forma nítida também, a lente filtrava de forma diferente a luz e parecia mais nítido que o primeiro, a luz lilás que vinha por detrás da lua também era nítido mas não dava pra ver o movimento das chamas como no primeiro.

Levantei-me e cedi o lugar para que outras pessoas pudessem compartilhar esse momento, e usei as lentes que compramos na Amazon para observar um pouco mais. Em volta parecia umas 20:30 h onde as luzes dos edifícios em volta comeracam a acender como se fosse noite. A temperatura era notavelmente mais baixa. Ali, senti naquele momento, algo interno e especial que posso definir como a inquestionável existência de uma força divina superior, uma energia forte e inigualável. Foi inesquecível e muito pessoal.

As pessoas que estavam em volta conseguiram ver nos dois telescópios e pudemos repetir a experiência de sentar e verificar outra vez a visão por esses aparelhos, até que o sol começou a sair de trás da lua e no primeiro feixe de luz o senhor da Geórgia gritou para que todos parassem de olhar a olhos nu, e por os protetores e ele imediatamente colocou as lentes de proteção nos telescópios para não cegar ninguém.

Ficamos ali mais um tempo sentindo a energia daquele lugar, naquele momento único, sentimos a luz solar começando a voltar e aquecer nossa pele, as luzes automáticas do hotel começando a apagar-se, o vermelho no horizonte do pôr do sol sumir, os pássaros a voltarem a voar, e perceber que estávamos ali com um bom samaritano que resolveu compartilhar esse momento com desconhecidos, numa remota cidade do Texas.

No final, agradeci muito pelo fato dele ter sido tão cordial e generoso e perguntei a ele:

“Quanto tempo mesmo levaria para a luz viajar do sol até onde estamos na terra?”

“Oito minutos na velocidade da luz”

“Nossa, que rápido. Então se algo tivesse acontecido lá durante o eclipse iríamos ver apenas 8 minutos depois…”

“Exatamente! Poderemos estar já todos mortos se houvesse uma explosão e nem sabemos ainda!”

E foi assim que terminou nossa interação. Luís e eu jamais esqueceremos o que vimos e sentimos durante aquele eclipse e honestamente já pesquisamos que haverá um outro eclipse total em dois anos que vai passar pela Espanha! ¿Hablas espanhol? Pois já estamos planejando a viagem!

Fonte do Esquema animado  – Wikipédia, a enciclopédia livre. – Esquema animado mostrando as áreas atingidas pelo eclipse

*

Por Fábio do Valle Quintanilha.

Fonte das maiorias das fotos – Arquivo pessoal de Fábio do Valle Quintanilha.

***

Sergio Lima.

Artigo anteriorAlvanir nos profissionais, excelente representante da base de luxo do América do Rio, campeão carioca infanto juvenil em 1969.
Próximo artigoVIP – Dunga, excelente compositor e intérprete de samba, apresentou sua magia em Paris.
BIOGRAFIA ****** Sérgio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano onde jogou em todas as categorias e foi campeão Estadual no ano de 1969. Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América do Rio, tornando-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e vice-artilheiro brasileiro Carioca de 1973. Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexa Campeão Gaúcho invicto. Em 1975, formou um excelente time do Guarani de Campinas, com grandes jogadores, Ziza, Amaral,Renato, Miranda, Davi, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha. que foi base do Campeão em 1978. Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Club Jalísco, e Atlas Fútbol Club ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. ****** Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio,estado do Rio, onde encerrou sua carreira. Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na rádio local chamada "Canal 58" de Guadalajara. Após a copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos, nos Estados Unidos da América,, onde foi convidado pela Universidade de Houston Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco para participar como instrutor do “Cugar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Na sequência, depois de várias participações, em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy com o apoio espetacular do grande amigo Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ****** Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: 1 - Criou-se liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. 2 – Todos os meses havia Torneios entre todos os Parks. 3 - Criou-se seleções para jogarem contra jovens das outros áreas, e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. Foi apresentado e aprovado e Sérgio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos, até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. Sérgio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a "Licença National B' e assumiu como Coach principal da South Texas Soccer Select Team Open Age From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro "Afrodescendente" a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ****** No ano de 1992, Fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde ficou por 28 anos, sendo 24 anos impressos e os últimos 4 anos digital em português. Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor . A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ****** 1 - Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira no criada no Texas em 1993 com finalidade de promover a cultura do Brasil. Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sérgio Lima teve a participação com 10 músicas 8 autorais e mais duas com parcerias. 2 - Compositor da música “I Love Rio”, escrita e inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elicia Oliveira em ingrês (Está disponível no YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ****** Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. ****** A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando, em certos momentos, o diálogo tenso, desconfortável e, até certo ponto, cansativo, devido à falta de elasticidade de algumas lideranças, acostumadas, creio, a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ****** Sérgio criou o espaço Brasil especial na Biblioteca central da cidade de Houston e conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. Recebeu o Prêmio Brazilian International Press Ward, por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português, e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ****** ORIGINAL ARTICLE “AFRO DECENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui