O Afro-Sul Odomode é um espaço de promoção e preservação das raízes da arte e da cultura afro-brasileira.
***
No último dia 18, ocorreu no espaço do Instituto Sociocultural Afro-Sul Ọdọmode, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul/Brasil, o primeiro Acampamento dos Lanceirinhos Negros. A realização é uma alusão ao Acampamento Farroupilha, maior evento de exaltação à cultura tradicionalista gaúcha, para comemorar a Revolução Farroupilha (1835-1845).
O grande acampamento ocorre anualmente, com quase 400 piquetes, montados e organizados por grupos tradicionalistas, empresas e agremiações para cultivar os hábitos da tradição gaúcha. O Acampamento dos Lanceirinhos Negros foi criado para homenagear os Lanceiros Negros, grandes guerreiros que, com muita maestria, formaram a linha de frente das Tropas Farroupilha.
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre. – Ilustração do Massacre de Porongos quando um grupo de lanceiros negros foi surpreendido e arrasado por tropas do exército imperial.
Heróis que morreram ao serem covardemente traídos em guerra durante a Revolução, e não são citados nas histórias que permeiam o Rio Grande do Sul e nem exaltados pelos grandes acampamentos anuais.
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre. – Ilustração do Massacre de Porongos quando um grupo de lanceiros negros foi surpreendido e arrasado por tropas do exército imperial.
Seguindo os protocolos de segurança, em função da pandemia de covid-19 ainda não controlada no Brasil, a atividade ocorreu entre 9h e 18h, atendendo 40 crianças de 4 a 13 anos do Projeto Nossa Identidade. O espaço foi divido em 5 estações, nas quais os jovens puderam se envolver em uma narrativa que deu protagonismo e visibilidade aos Lanceiros Negros. Entre as atividades, houve vivências em culinária, em dança e percussão, em contação de história, em produção de artefatos e uma celebração, em que as crianças foram nomeadas Lanceirinhos Negros. Esse ano a ação foi realizada como projeto piloto, e oferecida a um número restrito de crianças.
Entretanto, ganhou enorme visibilidade no Estado, não apenas por arrecadar verba para realização em poucos dias, mas principalmente por referenciar a história – que teima em ser esquecida pelos livros – para a população negra, ainda privada de modelos. A edição de 2022 promete contemplar um público maior de crianças.
Para saber mais sobre o projeto, entre em contato com o Instituto Sociocultural Afro-Sul Ọdọmode. — Sobre o Instituto Sociocultural Afro-Sul Ọdọmode. A instituição cultural surge em 1974, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul/Brasil, por um grupo de jovens negros, que tinha por objetivo a valorização da cultura, a luta contra o racismo e a divulgação da história e da música negra.
Ainda hoje, abriga o Grupo de Música e Dança Afro-Sul, o Ponto de Cultura Ọdọmode, além de ser uma escola de formação artística e desenvolvimento da autoestima e valorização da cultura afro-brasileira, desenvolvendo um trabalho social com base na cultura negra.
O projeto cultural Nossa Identidade pertence ao Instituto Sociocultural Afro-Sul Ọdọmode, voltado para o público infanto juvenil (de 04 a 13 anos) com o principal objetivo de incentivar os jovens a reconhecer e valorizar sua identidade étnico-racial.
Através das atividades, desenvolve a auto estima, o respeito, a diversidade, a valorização e o conhecimento das culturas africanas e afro-brasileiras.
O AFRO-SUL ODOMODE
Fonte fotos – https://www.facebook.com/afrosul.odomode/photos/pcb.4487162661307274/4487162504640623
*