Antônio Pereira Rebouças e André Rebouças. Extraordinários e Geniais, Engenheiros Afrodescendentes, que marcaram a história da Engenharia no Brasil.

3
7247

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Antônio Pereira Rebouças Filho  e André Rebouças.

Por Sergio  Lima.

Educação é a base, e ninguém tira de você. Vejam, a importância, exemplos, e legados deixados pelos magistrais, espetaculares, irmãos Rebouças. Primeiros, Engenheiros Afrodescendentes, que marcaram a história da Engenharia no Brasil.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Antônio Pereira Rebouças Filho  e André Rebouças.

Engenheiros negros que marcaram o estado do Rio de Janeiro, São Paulo e colocou o estado do Paraná na modernidade ao projetar obras que garantiram a circulação de riquezas. André Rebouças e Antonio eram filhos de Antônio Pereira Rebouças (1798-1880) e de Carolina Pinto Rebouças. Seu pai, filho de uma escrava alforriada e de um alfaiate português, era advogado autodidata, deputado e conselheiro de Pedro II.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Eles desenvolveram projetos de estradas, ferrovias, em São Paulo e Paraná sistemas de abastecimento de água, no Rio de Janeiro e, Paraná participaram da Guerra do Paraguai, lutaram pela emancipação dos escravos, sonharam com a industrialização e com um Brasil desenvolvido.

Estrada Ferroviária do estado de São Paulo – Estação de Campinas SP. 

  Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Antônio Pereira Rebouças Filho (Cachoeira, 13 de junho de 1839 — São Paulo, 24 de maio de 1874) foi um engenheiro militar brasileiro, responsável pela construção da Estrada de Ferro de Campinas a Limeira e Rio Claro. 

Estação de Limeira São Paulo.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

   Estrada Ferroviária do estado do Paraná.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Ferrovia Curitiba Paranaguá é uma ferrovia que liga as cidades de Paranaguá a Curitiba, com uma extensão de 110 km. A ferrovia foi projetada pelos irmãos André Rebouças, Antônio Pereira Rebouças Filho e José Rebouças há época foi uma das mais ousadas obras de engenharia mundial. A ferrovia foi inaugurada em 02 de fevereiro de 1885. Esta ferrovia é a única ligação ferroviária entre o Porto de Paranaguá e as regiões produtoras do Paraná e do Centro-Oeste do Brasil.

  Fonte foto Crédito: Serra Verde Express.

A ferrovia faz parte da malha da empresa de logística América Latina Logística. Atualmente não existem mais trens de passageiros no trecho Curitiba Paranaguá, No entanto, um dos principais trens turísticos brasileiros é mantido pela empresa Serra Verde Express entre Curitiba e a cidade de Morretes, já no litoral paranaense. A Ferrovia Curitiba Paranaguá foi o primeiro trecho da Estrada de Ferro Paraná a qual foi completada em 1902, com os trechos Curitiba Ponta Grossa e os ramais de Antonina, Rio Negro e de Mafra Serrinha.

Fonte foto Wikimedia Commons. Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Obras para solucionar os problemas D’água Rio de Janeiro e no Paraná.

A)  PARANÁ  

1871, no Paraná, os irmãos André e Antonio Rebouças fizeram a primeira canalização de água potável na capital. Antonio, ao passar perto de uma fonte onde é a atual Praça Rui Barbosa, em Curitiba, provou e aprovou a água. O problema era levar o líquido até o centro da cidade. Os Rebouças mandaram comprar canos de cobre no Rio de Janeiro e sistematizaram a canalização até o Largo da Ponte – hoje Praça Zacarias –, por meio de 21 tubos de cobre. As torneiras do chafariz vieram da Europa. Os pipeiros, que conduziam carroças com pipas, pegavam a água e vendiam de casa em casa. O chafariz dos Rebouças foi desativado, no começo do século 20.

Praça Zacarias.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

B)  RIO DE JANEIRO.

André ganhou fama no Rio de Janeiro, então Capital do Império, ao solucionar o problema de abastecimento de água, trazendo-a de mananciais fora da cidade. Os irmãos Rebouças (André e Antonio) foram incumbidos pelo poder público, em 1870, de resolver um grave problema: a persistente falta d’água na corte imperial, que sentia ainda os efeitos da seca de 1869. Dependendo ainda do antigo chafariz público do Largo da Carioca, a população do Rio de Janeiro sentia os efeitos dramáticos da seca. Isto porque a cidade, embora capital imperial, não investira num sistema moderno de captação de água através de novas metodologias da engenharia civil.

Antigo chafariz público do Largo da Carioca no Rio de Janeiro

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre. 

Percebendo o drama social que aumentava a cada dia, os Irmãos Rebouças se sensibilizaram com as queixas do povo. Muitos sabiam que, grupos que conheciam determinadas nascentes, manipulavam a venda de água clandestina à cidade. Isto porque, ao contrário dos demais cariocas, esses grupos — inclusive negros alforriados – tinham pleno conhecimento topográfico da cidade e de seu entorno, principalmente das áreas rurais, onde podiam captar água clandestinamente. Os irmãos afrodescendentes discutiram tecnicamente, entre si, sobre o problema da falta de água que atormentava a capital imperial. Perceberam, neste sentido, que tinham soluções técnicas inovadoras para resolver a questão que a “engenharia oficial” não detinha. Em vista disso, foram falar com o imperador, no Paço Municipal.

Atual Chafariz público do Largo da Carioca no Rio de Janeiro.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em seu diário, que hoje faz parte do acervo do Instituto Geográfico e Histórico Brasileiro, André disse ao monarca que ele e o irmão descobriram como resolver o problema em pouco tempo. O imperador, feliz, argumentou para os irmãos que o estado deveria, então, oferecer água farta e gratuita para toda a população. Os irmãos Rebouças, no entanto, ficaram contra essa proposta. “Combatemos também a falsa ideia, que tem o imperador, de dar água aos pobres gratuitamente nas fontes e lhe demonstramos que é muito mais liberal e higiênico dar aos pobres água em domicilio por um preço mínimo”, escrevia Rebouças em seu diário.

Uma comissão de engenheiros sob a liderança dos Rebouças foi formada para estudar a viabilidade técnica do projeto. Presidida por Antonio, esta comissão, chegou a conclusões importantes. Em primeiro lugar, Antonio destacou a importância das águas do Jardim Botânico e da Tijuca. Eram mananciais importantes. Mas como torná-los acessíveis à população? Antonio, então, conseguiu encontrar o caminho técnico para trazer estes mananciais para as casas dos cariocas.

Quando as obras iam a pleno vapor, o então Ministro da Agricultura chamou André às pressas para uma reunião na Câmara dos Vereadores. O dirigente público lhe disse que os proprietários de terras achavam “exageradas” as providências feitas pelos Rebouças para dar água à cidade. E mais: lhe comunicou que tinha mandado sustar a abertura dos novos poços que eram fundamentais para analisar a viabilidade técnica da perspectiva tomada pelo engenheiros Rebouças.

Segundo Santos (1985: 160-163), “A comissão tinha a incumbência de aproveitar mananciais, cavar poços e estabelecer adução ao centro da cidade e aos bairros atingidos pela falta d’água. André, em seu diário, registra o sucesso do trabalho da comissão, com a contratação do assentamento das águas do rio Macacos, melhoramento dos poços existentes e perfuração de novos e construção da represa do Trapicheiro”.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na verdade, esta decisão do então Ministro da Agricultura fora a resultante da pressão oculta feita pelos tradicionais inimigos dos Rebouças, a chamada “engenharia oficial”, que não tinha idéias inovadoras neste campo e temia que os Rebouças se tornassem a referência nacional neste ramo, o que já estava acontecendo. Essa “engenharia” estava acostumada a mamar nas tetas do estado, sem lançar novas tendências técnicas de construção civil em benefício da população. No mesmo embalo dos inimigos ocultos dos Rebouças, outros proprietários de terras procuraram André para se queixar das obras. Eles se mostraram céticos quanto ao resultado do projeto. Neste sentido, não iriam permitir que suas terras fossem perfuradas.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em 30 dias de trabalho, os irmãos Rebouças conseguiram tornar real uma das obras de grande impacto social do império: a ampliação de sistema de abastecimento de água da cidade do Rio de Janeiro. A população vibrou. Pouca gente, no entanto, sabia que por trás daquela grande obra estavam dois engenheiros afrodescendentes, exceto, é claro, a classe dirigente e os inimigos dos Rebouças.

André, depois, em seu diário, lamenta o drama da genialidade dos irmãos engenheiros: “Cometemos o grande crime de dar, em 30 dias, 2.400.000 litros diários de água ao Rio de Janeiro . Em vista disso, os irmãos propõem ao imperador a criação de uma Companhia de Águas para dar uma administração moderna ao novo sistema de abastecimento de água na cidade. Servindo como engenheiro militar na guerra do Paraguai, André Rebouças desenvolveu um torpedo, utilizado com sucesso.

A prefeitura divulgou a lista de personalidades contidas no Livro de Heróis e Heroínas do Rio de Janeiro durante as comemorações do aniversário de 450 anos da cidade. André Rebouças estava entre eles. O primeiro engenheiro negro da história do Brasil é personagem importante para a capital fluminense e para o país, como um todo. Não à toa, o Túnel Rebouças, no sentido Rio Comprido a Lagoa, foi batizado em sua homenagem. No fluxo contrário, o homenageado é seu irmão Antônio Pereira Rebouças Filho, também engenheiro e também responsável por obras importantes.

Rebouças, no sentido Rio Comprido a Lagoa.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Programação de filmes, teatro e debates apresenta a história de André Rebouças, engenheiro e abolicionista que construiu o primeiro armazém do cais.

Armazém do cais no Rio de Janeiro. 

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mostra foi premiada pelo Porto Maravilha Cultural. Engenheiro negro, André Rebouças construiu em 1871 o armazém Docas Pedro II, atual Galpão da Ação da Cidadania na Avenida Barão de Tefé. Abolicionista, proibiu o uso de mão de obra escrava na construção do armazém quase 20 anos antes da abolição da escravatura. Participou da Confederação Abolicionista e criou a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão ao lado de Joaquim Nabuco, José do Patrocínio e outros.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Entre setembro de 1882 e fevereiro de 1883, Rebouças permaneceu na Europa, retornando ao Brasil para dar continuidade à campanha pela abolição da escravatura. Ao participar do ultimo baile do império, na Ilha Fiscal, em 09 de novembro de 1889, quase às vésperas da proclamação da república viu recusado por uma dama o seu convite para dançar.

Observando o ocorrido, o Imperador D. Pedro II imediatamente solicita à Princesa Isabel para ser seu par.

Com a abolição, veio também a queda do império, e, assim, em 1889, André Rebouças embarca, juntamente com a família imperial, com destino à Europa. Por dois anos, ele permanece exilado em Lisboa, como correspondente do The Times de Londres. Posteriormente, transfere-se para Cannes, onde permanece até a morte de D. Pedro II, em 1891.Em 1892, Rebouças aceita um emprego em Luanda, onde permanece por 15 meses. A partir de meados de 1893, vai residir em Funchal, na Ilha da Madeira, até sua morte no dia 9 de maio de 1898.

LEGADO DE ANDRÉ REBOUÇAS

1 – Sua insistência na importância dos portos e estradas ressurgiu, em escala amplificada, no Brasil moderno, com os chamados “corredores de exportação“,implementado nos anos 1980 com a finalidade de embarque de mercadorias, como ele previra.

2- Saneamento da Baixada Fluminense. Sua proposta de transformá-la numa Nova Amsterdam não se concretizou. Mas surgiram inúmeras cidades sem os requisitos sanitários e urbanísticos que ele recomendou.

3- Propôs a criação de estradas inter-oceânicas que se concretizaram no século seguinte.

4 – Recomendou a criação de parques florestais pelo país. Hoje, há inúmeros parques. Sua recomendação fora baseada por uma obra que lera sobre “Yellow-Show Park”, nos Estados Unidos.

5 – Se preocupou com o saneamento das baías de Guanabara e Sepetiba, no Rio de Janeiro, que hoje causam problemas ambientais.

6 – Propôs a criação de um sistema habitacional humanizado e amplo para as populações de baixa renda.

7 – Defendeu a reforma agrária – um de seus precursores no Brasil — e se bateu contra o latifúndio.

8 – Defendeu a imigração européia e ficou contra a imigração asiática.

9 – Criou a proposta da higiene pública para tornar a cidade mais habitável, limpa e confortável para seus habitantes.

10 – Foi o primeiro engenheiro brasileiro a realizar ensaios para suas obras com cimento, impermeabilizantes para estacas e com madeiras para o mesmo fim.

11 – Teve ampla visão do emprego da madeira para o futuro das obras no país.

12 – Incentivou a navegação no interior aumentando, assim, as possibilidades marítimas do Brasil.

13 – Copiando o que os ingleses fizeram na Índia, no combate às secas, propôs a criação de uma malha ferroviária densa no nordeste, para facilitar o êxodo e a remessa de recursos aos flagelados. Essa proposta mais tarde se concretizou.

Foi precursor e solidarizou-se com as seguintes questões:

– A cremação de cadáveres

– A conservação de áreas florestais

– O imposto territorial como meio de nacionalização do solo

– Construção de restaurantes para operários de obras

– A difusão de cooperativas

– A descentralização governamental

– A liberdade de comércio e abolição de direitos protecionistas

– Investimentos públicos e privados no sertão

– A arbitragem nos conflitos internacionais

– Foi introdutor de diversas técnicas na engenharia militar, florestal, portos, navegação, ferrovia e hidrovias

– Criou inúmeras cadeiras de engenharia na antiga Escola Politécnica do Largo de São Francisco no Rio de Janeiro.

NOTAS

1 – SANTOS, Sydney M. G. dos. André Rebouças e seu tempo

Toponímia

A avenida Rebouças, na cidade de São Paulo (originalmente chamada rua Doutor Rebouças) homenageia André Rebouças.

O túnel Rebouças, no Rio de Janeiro, foi assim nomeado em memória de André Rebouças e Antônio Rebouças. Os irmãos Rebouças também são homenageados em outras cidades do Brasil, como Porto Alegre (rua Engenheiro Antônio Rebouças) e Curitiba (bairro Rebouças e Rua Engenheiros Rebouças). O nome da cidade de Rebouças (Paraná) também é uma homenagem ao engenheiro Antonio Rebouças. Navio André Rebouças – batizado em dezembro de 2014 e viagem inaugural em maio de 2015.

***

Por Por Sergio  Lima

Fonte do texto e Fotos  – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Artigo anteriorGrandíssimo, Bebeto. Canta aí. Você é demais, milhares de pessoas estão esperando por você.
Próximo artigoAmericana, cidade do interior de São Paulo. Relíquia da imigração americana no Brasil.
BIOGRAFIA ****** Sérgio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano onde jogou em todas as categorias e foi campeão Estadual no ano de 1969. Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América do Rio, tornando-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e vice-artilheiro brasileiro Carioca de 1973. Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexa Campeão Gaúcho invicto. Em 1975, formou um excelente time do Guarani de Campinas, com grandes jogadores, Ziza, Amaral,Renato, Miranda, Davi, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha. que foi base do Campeão em 1978. Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Club Jalísco, e Atlas Fútbol Club ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. ****** Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio,estado do Rio, onde encerrou sua carreira. Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na rádio local chamada "Canal 58" de Guadalajara. Após a copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos, nos Estados Unidos da América,, onde foi convidado pela Universidade de Houston Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco para participar como instrutor do “Cugar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Na sequência, depois de várias participações, em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy com o apoio espetacular do grande amigo Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ****** Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: 1 - Criou-se liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. 2 – Todos os meses havia Torneios entre todos os Parks. 3 - Criou-se seleções para jogarem contra jovens das outros áreas, e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. Foi apresentado e aprovado e Sérgio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos, até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. Sérgio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a "Licença National B' e assumiu como Coach principal da South Texas Soccer Select Team Open Age From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro "Afrodescendente" a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ****** No ano de 1992, Fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde ficou por 28 anos, sendo 24 anos impressos e os últimos 4 anos digital em português. Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor . A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ****** 1 - Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira no criada no Texas em 1993 com finalidade de promover a cultura do Brasil. Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sérgio Lima teve a participação com 10 músicas 8 autorais e mais duas com parcerias. 2 - Compositor da música “I Love Rio”, escrita e inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elicia Oliveira em ingrês (Está disponível no YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ****** Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. ****** A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando, em certos momentos, o diálogo tenso, desconfortável e, até certo ponto, cansativo, devido à falta de elasticidade de algumas lideranças, acostumadas, creio, a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ****** Sérgio criou o espaço Brasil especial na Biblioteca central da cidade de Houston e conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. Recebeu o Prêmio Brazilian International Press Ward, por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português, e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ****** ORIGINAL ARTICLE “AFRO DECENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

3 COMENTÁRIOS

  1. Oi Este é meu primeiro comentar aqui, então eu só queria dar um alô rápido e dizer eu realmente desfrutar leitura através de seu
    artigos. Você pode recomendar qualquer outros blogs/sites/fóruns que lidar com o mesmo assuntos?

    Muito obrigado!

  2. Como é bom ler pra aprender sobre as Histórias do passado desde no Brasil! Irmãos Rebouças deixaram um grande legado!

  3. Um grande equívoco dizer que eles projetaram e executaram as obras da Ferrovia Paranaguá a Curitiba o. Faltou pesquisa. O que ocorreu foi que o trajeto sugerido nos estudos em campo por André Rebouças serviram de base para o projeto e posteriormente execução da Ferrovia citada. E só.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui