Argentina 6 X 0 Perú – Mundial 1978 – O Jogo Que Ainda Não Terminou!

0
2016

mundial-1978-01Por: Osvaldo Tetaze Maia

Apesar de serem infinitas as histórias e ‘lendas’ do futebol brasileiro, muitas inimagináveis, sempre haverá algum fato inédito, e uma vez mais vou revelar um desses fatos que participei em mais uma de minhas andanças junto com a Seleção Brasileira, fatos este que até hoje ainda perturba a mente daqueles que participaram daquela partida de futebol da Copa de 1978 na Argentina, onde a Argentina teria que ganhar com 4 gols de diferença do Peru, pelo menos, para que pudesse ir para as semifinais, e ao mesmo tempo desclassificar o Brasil, e cravou um sonoro 6×0 no peru, para espanto e indignação mundial!
Quase 40 anos já se passaram, e as inúmeras ‘teorias da conspiração’ ainda são ouvidas e escritas, como poderão ser lidas nas páginas Internet indicadas ao final desse relato, e para ‘apimentar’ mais ainda esse imbróglio, vou narrar (parte) do que convivi e escutei do principal personagem dessa história toda, Teófilo Cubillas, considerado o ‘Pelé’ Peruano e Capitão da seleção Peruana naquele mundial.
Dentre as inúmeras oportunidades de convivência que tive com o futebol, uma delas foi a amizade e relacionamento esportivo e profissional com o Cubillas e com Don Elias Figueroa, que iniciou no final de 1998 e princípio de 1999 quando participei da ‘II Feira de Futebol em Cannes na França’ no ‘stand’ da CBF. A partir dessa Feira, fiquei representante do Cubillas e do ‘Don Elias”, como até hoje é reverenciado no Chile, ex-zagueiro do Internacional e da seleção Chilena, os quais eram os integrantes sul americanos do ‘Projeto Grand Master of Football’, que ainda tinha o nosso Rivelino como um dos integrantes também.

mundial-1978-10
‘Stand’ da CBF na II Feira Mundial do Futebol em Cannes, França, 1999, na foto, Dr. Paulo Amoreti, ex Presidente do Internacional, falecido no acidente do avião da TAM em 2007 em SP, Don Elias Figueroa, Bernard Joseph Vincent, Fundador do ‘Gran Master of Football’, Teófilo Cubillas e este ‘Escriba’.

Sobre o fantástico ‘Don Elias’ poderia escrever inúmeras histórias sobre o seu carisma e idolatria do povo Chileno por tudo que representa para o seu país, e dos Gaúchos pelo tempo que brilhou no Internacional e no Brasil, mas dois fatos ocorridos em Santiago em uma das minhas visitas por lá, posso relatar aqui de passagem, e um deles foi quando tentávamos estacionar no centro de Santiago e não havia vaga, e um cidadão que estava estacionando seu carro viu que ‘Don Elias’ passava ao lado procurando outra vaga, e o homem já estacionado com seu carro desceu e correu até o nosso e quase que ‘obrigou’ o Figueroa a esperar que ele iria dar a vaga para ele… e ‘Don Elias’ teve que aceitar a vaga, agradecendo com sua timidez peculiar. O homem saiu dirigindo, feliz e procurando outra vaga!

O segundo fato foi quando a história o Figueroa após comentar um jogo da Seleção Chilena para a TV em Viña Del Mar onde vive, saímos do estúdio para sua casa com a pretensão de comer algo no caminho, e como já era tarde, encontramos somente um ‘Mc Donalds’ que vimos a luz de longe e estacionamos, porém quando chegamos na porta vimos que estava fechado somente com dois funcionários atrás do balcão, demos meia volta e nos dirigíamos para o carro no estacionamento, quando um dos funcionários abriu a porta da ‘lancheria’ como dizem lá no Sul, e gritou: “…Don Elias, por favor no se vaya que le serviremos con mucho gusto…” ! Voltamos e comemos dois ‘Big-Mac’ com uma atenção ‘5 estrelas’ dentro do ‘Mc Donalds’, às 2:00 da madrugada em Viña Del Mar! Coisas da ‘Bola’!

Bem, para que se entenda um pouco desse ‘fato inédito’ que hoje vou contar, há que se comentar um pouco sobre o projeto ‘Gran Master of Football’, o qual tinha como integrantes ex-craques do futebol mundial, e faziam parte dessa ‘Seleção de Masters’, o Português Euzébio, o Alemão Franz Beckenbauer, O Inglês Kevin Keegan, o Alemão Gerd Muller, o Holandês Johann Cruiff, ‘Don Elias Figueroa, Teófilo Cubillas e Roberto Rivelino!

O projeto foi idealizado por uma Empresa Americana de ‘Boca Raton’, na Flórida, USA, e fui durante dois anos o Consultor Jurídico deles e de Cubillas e Figueroa na América do Sul, porém o projeto não vingou como previam os americanos, e após o Mundial do Japão em 2002 foi abandonado, o que considero uma grande perda para o futebol, pois visava a obtenção de recursos para auxilio a comunidades carentes das regiões onde seriam realizadas partidas de futebol entre a ‘Seleção Grand Master of Football’, que sempre contaria com a presença dos oito ‘Gran Masters’ (ou alguns deles pelo menos), mais alguns ex-jogadores de renome nacional no país onde fosse realizado cada jogo de futebol contra outra seleção de ex-atletas profissionais local.

Assim, um dos eventos em que apresentei o projeto ‘Grand Master of Football’ foi a Copa América de 1999 realizada no Paraguai, pois aproveitando que o Brasil ficaria concentrado no Hotel Bourbon em Foz do Iguaçu, no PR, organizei, juntamente com o Éldio Macedo, o grande jornalista e radialista da RBS, um encontro em Foz do Iguaçu com a presença de Rivelino, Figueroa e Cubillas, três membros do ‘Grand Master of Football’ e os dois Diretores Americanos, e durante uma semana ficamos no Hotel Bourbon onde ocorreram diversas entrevistas com Rivelino, Cubillas e Figueroa apresentando o projeto para a mídia do mundo todo que cobria o evento, e que contou ainda com uma visita de Franz Beckenbauer na concentração da seleção brasileira.

mundial-1978-04
Café da manhã no Hotel Bourbon em Foz, Copa América 1999. Eu, Rose minha esposa, Cubillas e a sua frente Steve, Figueroa e a sua frente Bernard Shaw, e ao fundo Éldio Macedo.

 

 

 

 

Assim, devido ao meu relacionamento com Figueroa e Cubillas, com os quais durante o ano de 1999 fiz algumas viagens para contatos no Brasil, Argentina e Chile, realizamos em Junho durante a Copa América daquele ano, esse que foi um grande evento de divulgação do projeto ‘Grand Master of Football’.

mundial-1978-11
Seleção Campeã da Copa América 1999.

Jamais havia me atrevido a perguntar ao Cubillas qualquer coisa sobre aquele jogo em que o Perú perdeu de 6×0 para a Argentina, mesmo porque ele é um verdadeiro ‘gentleman’, e com uma condição física invejável para a idade. Um dos fatos que chamou a atenção do Figueroa, e mais ainda a minha, foi quando em Janeiro de 99 em Cannes, no Hotel Carlton antes do café da manhã, o Cubillas passou por nós correndo nos corredores do Hotel, subindo e descendo os sete ou oito andares de escadarias várias vezes, pois não podia correr pelas ruas da Cidade e então corria no hotel mesmo, que não tinha academia na época, mas hoje possivelmente deve ter com a ‘febre’ de academias que há atualmente!
Mas o que me leva a narrar mais esse episódio, é o fato de que uma vez mais estava envolvido em uma questão histórica do futebol mundial. Em 1999, vinte e um anos após aquele fatídico jogo na cidade de Rosário, a curiosidade e indignação ainda eram muito fortes por parte da imprensa brasileira (e mundial) quanto aquele resultado, e saber se o Peru ‘vendeu’ ou não para a Argentina aquele fatídico jogo em 1978, onde meteu uma sonora goleada de 6 x 0 em uma das boas seleções daquele mundial de futebol, parecia ainda alimentar as ‘veias’ jornalísticas em geral.

Foi aí que entrou o faro jornalístico do Éldio Macedo, que sugeriu à Rádio Gaúcha que faria uma ‘Mesa Redonda’ ao vivo direto de Foz e levaria o Figueroa e o Cubillas, pois fatalmente em algum momento a ‘terrível’ pergunta seria formulada: E então Cubillas, o Peru ‘se vendeu’ mesmo para a Argentina em 78? Ou alguma coisa parecida poderia ser perguntada, e com esse ímpeto jornalístico, o Éldio Macedo me ‘convenceu’ a ‘convencer’ o Cubillas para participar daquela Mesa Redonda, pois após alguns dias no hotel, do café da manhã ao jantar, a equipe do ‘Grand Master of Football’ era uma ‘atração à parte’ para a imensidão de jornalistas do Brasil e do resto do mundo sedentos por notícias.

mundial-1978-07
Com Éldio Macedo, no Hotel Bourbon ‘arquitetando’ a ‘Mesa Redonda da Rádio gaúcha.

Assim foi confirmada a ‘Grande Mesa Redonda’ da Rádio Gaúcha, irradiada desde Foz do Iguaçú, no hotel Bourbon onde também estava concentrada a seleção brasileira, diretamente do apartamento dos grandes radialistas da Rádio, Antônio Carlos Macedo, o ‘Macedão’, e Sérginho Boaz, os quais comandaram as entrevistas, com participação ao vivo dos ouvintes e demais radialistas de Porto Alegre, e essa Mesa Redonda contou com a presença de Teófilo Cubillas, Figueroa, Rivelino, Wanderley Luxemburgo, Técnico da Seleção Brasileira à época, e Falcão, o Rei de Roma. Na mesa ainda estava este ‘escriba’ e ‘ouvinte’ somente, ao lado do grande Éldio Macedo, o ‘armador’ de todo esse, digamos, ‘furo de reportagem.

A Mesa Redonda, que teria uma duração de pouco mais de dez minutos com a equipe de Foz, permaneceu no ar por mais de uma hora, ao vivo, com a equipe de Porto Alegre alterando a programação local da rádio devido à grande audiência em todo o Estado e grande parte do Brasil, segundo informavam a cada instante ao Macedão e ao Sérginho Boaz, pois o clima de descontração que se instaurou naquele apartamento de hotel, em meio a uma Copa América de futebol, com tantas estrelas do futebol e ainda com a presença do Técnico de própria seleção Brasileira, é considerado até hoje pelos próprios radialistas e seus colegas de profissão, como um dos grandes feitos jornalísticos esportivos.
Luxemburgo parecia que estava em casa falando com seus amigos, relembrando várias passagens da sua época de jogador de futebol; Falcão contando muitas histórias dessa época também e do ‘timaço’ do internacional com Figueroa na zaga; Rivelino relembrou grandes passagens suas também, assim como Figueroa e Cubillas, e todos responderam as perguntas dos demais jornalistas de Porto Alegre e de ouvintes também.

mundial-1978-13
Primeiro jogo treino da seleção brasileira em Foz do Iguaçu; Figueroa, Rose, Eu e Éldio Macedo.
mundial-1978-09
Rose Tesser, Éldio Macedo e Elias Figueroa

E quanto a celebre e tão esperada pergunta à Cubillas, é óbvio que foi feita ao vivo, porém de forma ‘categórica e catedrática’ pelo Éldio Macedo, e ouviu-se do Cubillas, uma, digamos, bem embasada resposta histórica, alimentando ainda mais a curiosidade e imaginação de todos os presentes aquela Mesa Redonda e dos ouvintes daquele dia.
Fato é que, assim como inúmeros acontecimentos mundiais que se perpetuam no imaginário das pessoas relacionado a determinados eventos, essa fatídica partida de futebol ocorrida em uma Copa do Mundo num país tomado pela ditadura militar mais ferrenha da América do Sul contemporânea, alterou o rumo da história daquele Mundial e de certas pessoas também.

mundial-1978-06
Teófilo Cubillas em 1978.
mundial-1978-02
Com Rivelino no Hotel Bourbon em Foz do Iguaçú, 1999.
mundial-1978-03
Steven do ‘Gran Masters of Football’, Eu, Goycochea, ex goleiro da Argentina e Éldio Macedo no Hotel Bourbon, Copa América 1999.

mundial-1978-08

mundial-1978-14
Com Elias Figueroa em Viña Del Mar – Chile
mundial-1978-05
Com Éldio Macedo, Roberto Carlos e Osvaldo Pasquale da Bandeirantes
no Hotel Bourbon, Copa América 1999.
mundial-1978-15
Cristian e Figueroa Copa América 1999, Hotel Bourbon, Foz do Iguaçú

Matérias sobre Argentina 6×0 Peru – 1978:
http://esportes.estadao.com.br/noticias/geral,argentina-6-x-0-peru-ainda-nao-acabou-imp-,832895
http://gq.globo.com/Essa-e-nossa/noticia/2013/07/escandalos-da-copa-argentina-goleia-peru-de-forma-suspeita-em-1978.html
http://esportes.terra.com.br/futebol/ex-senador-argentina-6-x-0-peru-em-78-foi-acordo-entre-ditaduras,9088e534bbb9a310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
https://patadasygambetas.blogosfera.uol.com.br/2016/10/08/houve-doping-e-suborno-em-78-confessa-atacante-argentino-em-documentario/
https://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/04/devolveria-minha-medalha-de-campeao-diz-ardiles-sobre-conspiracao-de-78.htm

Artigo anteriorQuem é Mrs. Leonora Claudia Vidal Glasper? – “VIP”
Próximo artigoRoberto da Silva -Futebol Mexicano, Donde esta la oportunidad grande, para este gran ex jugador?
BIOGRAFIA ****** Sérgio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano onde jogou em todas as categorias e foi campeão Estadual no ano de 1969. Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América do Rio, tornando-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e vice-artilheiro brasileiro Carioca de 1973. Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexa Campeão Gaúcho invicto. Em 1975, formou um excelente time do Guarani de Campinas, com grandes jogadores, Ziza, Amaral,Renato, Miranda, Davi, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha. que foi base do Campeão em 1978. Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Club Jalísco, e Atlas Fútbol Club ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. ****** Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio,estado do Rio, onde encerrou sua carreira. Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na rádio local chamada "Canal 58" de Guadalajara. Após a copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos, nos Estados Unidos da América,, onde foi convidado pela Universidade de Houston Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco para participar como instrutor do “Cugar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Na sequência, depois de várias participações, em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy com o apoio espetacular do grande amigo Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ****** Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: 1 - Criou-se liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. 2 – Todos os meses havia Torneios entre todos os Parks. 3 - Criou-se seleções para jogarem contra jovens das outros áreas, e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. Foi apresentado e aprovado e Sérgio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos, até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. Sérgio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a "Licença National B' e assumiu como Coach principal da South Texas Soccer Select Team Open Age From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro "Afrodescendente" a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ****** No ano de 1992, Fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde ficou por 28 anos, sendo 24 anos impressos e os últimos 4 anos digital em português. Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor . A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ****** 1 - Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira no criada no Texas em 1993 com finalidade de promover a cultura do Brasil. Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sérgio Lima teve a participação com 10 músicas 8 autorais e mais duas com parcerias. 2 - Compositor da música “I Love Rio”, escrita e inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elicia Oliveira em ingrês (Está disponível no YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ****** Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. ****** A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando, em certos momentos, o diálogo tenso, desconfortável e, até certo ponto, cansativo, devido à falta de elasticidade de algumas lideranças, acostumadas, creio, a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ****** Sérgio criou o espaço Brasil especial na Biblioteca central da cidade de Houston e conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. Recebeu o Prêmio Brazilian International Press Ward, por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português, e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ****** ORIGINAL ARTICLE “AFRO DECENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui