Crônica – Reitores Negros das Universidades no Brasil – Extraordinários e Preciosos Diamantes Negros.

2
1979

Dra. Luanda Moraes, Dr. José Vicente, Dra. Angélia Guimarães, Dra. Marcele Pereira, Dr. Valter Santana, Dr. Roberlaine Ribeiro Jorge, Dra. Luzia Matos Mota, Dra. Nilma Lino Gomes,  Dr. Marcelo Pereira de Andrade.

Por Sergio Lima.

A emoção é extrema para mim. Tenho imenso prazer, satisfação e orgulho em apresentar esses preciosos diamantes negros, lapidados e extraídos do fundo da força das mais profundas das minas da resistência, do povo negro do Brasil. Estou seguro, que muitos deles não são conhecidos pela grande maioria de vocês. O choro ficou no passado, no sofrimento dos nossos antepassados, que resistiram para que pudéssemos chegar através da luta  e da educação, ao topo do mais alto escalão educacional do Brasil. Espero todos possam desfrutar e conhecer um por um destes nobres cidadãos negros, que concluíram seus Doutorados, e são hoje REITORES, representantes MOR de todos alunos negros, indígenas e brancos, que compõe as Universidades, essas ilustres Instituições educacionais do nosso país.

***

Reitora Dra. Joana Angélia Guimarães
Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

A professora Joana Angélica Guimarães da Luz, 63 anos, é tomada por um sentimento dúbio quando perguntada sobre o fato de ser a primeira mulher negra eleita reitora de uma universidade federal no Brasil. Ao mesmo tempo em que se vê como estímulo para outras pessoas, ela sente “tristeza” por saber que uma trajetória de vida como a sua ainda é rara no país. Joana está à frente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) desde 2018, tendo participado da construção do projeto político-pedagógico da instituição, focado na inclusão e na diversidade. “Trabalhamos para que um dia seja normal uma mulher negra reitora no Brasil”, disse a educadora.

Vejam o vídeo

Fonte vídeo – YouTube

Filha de trabalhadores rurais apaixonados pela leitura, Joana nasceu em Itajuípe, na zona cacaueira do estado da Bahia. Graduada em geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ela tem mestrado em geoquímica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutorado em engenharia ambiental pela Cornell University e pós-doutorado na Brown University- as duas últimas nos Estados Unidos. Disposta a utilizar essa bagagem na construção de uma sociedade mais justa e plural, a educadora lamenta que o racismo ainda esteja tão entranhado entre os brasileiros. “Outro dia, em uma live, uma pessoa meio que tomou um susto e disse: ‘Eu não sabia que você era negra, olha que coisa!

https://ufsb.edu.br/ultimas-noticias/858-joana-guimaraes-sera-empossada-reitora-da-ufsb-na-proxima-quarta-20-06

Reitor Prof. Dr. José Vicente
Reitor e Diretor Geral e Acadêmico da Faculdade Zumbi dos Palmares

De boia-fria a um dos homens mais influentes do Brasil

Geral e Acadêmico da Faculdade Zumbi dos Palmares é Advogado, Mestre em Administração, Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, é Fundador e presidente do Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior, fundador presidente da Afrobras – Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República – CDES; membro do Conselho da Cidade da Prefeitura de São Paulo, membro do Conselho de Auto-regulação Bancária – Federação Brasileira de Bancos – Febraban, membro do Conselho Superior de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, membro do Conselho Consultivo do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, membro titular do Movimento Nossa São Paulo, conselheiro diretor da Fundação Care/SP, membro titular do Movimento Todos Pela Educação e membro do Conselho do Memorial da América Latina. Continue lendo no Link.

https://br.linkedin.com/in/jose-vicente

Reitor Dr. Roberlaine Ribeiro Jorge
Universidade Federal do Pampa(Unipampa)

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus Alegrete. Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase nas áreas de mecanização agrícola e engenharia de água e solos. Diretor do Campus Alegrete da UNIPAMPA (2017-2020), Docente do Curso de Especialização em História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena (2015), Membro da Comissão Especial de Estudos Sobre a Cultura Afro-Brasileira e Indígena (HICABI – 2014), Membro da Comissão de Acompanhamento de Ações Afirmativas de Pós-graduação da UNIPAMPA (2016), Membro da Comissão Técnica de Avaliação e Seleção, das Empresas Associadas ao Parque Científico e Tecnológico do Pampa (Pampatec – 2017).Continue lendo no Link….

https://www.escavador.com/sobre/5844498/roberlaine-ribeiro-jorge

Reitora Dra. Nilma Lino Gomes
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia  Afro-Brasileira (Unilab)

Nilma Lino Gomes assume a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) como a primeira reitora mulher negra do País. Entre tantos desafios, está ampliar as relações internacionais com os países de língua de expressão portuguesa. Leia a seguir entrevista publicada pelo jornal O Povo nesta segunda-feira (20). Professora mineira Nilma Lino Gomes tomou um susto quando foi convidada para ser reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) no início deste ano. A proposta veio do colega Paulo Speller, reitor-fundador da primeira universidade internacionalizada do Brasil, fincada no Maciço de Baturité, em Redenção, a 40 quilômetros de Fortaleza. Passada a surpresa, veio a percepção do contexto. Seria a primeira mulher negra no comando de uma universidade brasileira. Continue lendo no Link…

http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/368-nilma-lino-gomes

Reitor Dr. Valter Santana
Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes/UNIT. Possui Mestrado e Doutorado em Fisiologia pela USP (FMRP-USP) com período sanduíche no Cardiovascular Center do Department of Internal Medicine na University of Iowa (EUA). Atualmente é Professor Associado e exerce o cargo de Reitor da Universidade Federal de Sergipe, lotado no Departamento de Fisioterapia, o qual coordenou por dois anos (2011-12). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PROCFIS). É líder do Grupo de Pesquisa Fisioterapia Cardiorespiratória e Readaptação Funcional. Foi Diretor Acadêmico-Pedagógico (2012-2013) e Diretor Administrativo (2013-2014) do Campus de Lagarto. Também foi Superintendente do Hospital Universitário de Lagarto ((2016-2019) e Vice-Reitor da Universidade Federal de Sergipe (2020). Continuar lendo no Link..

https://br.linkedin.com/in/valter-santana-filho-60456236

Reitora Dra. Luanda Moraes
Centro Universitário Estadual da Zona Oeste(Uezo)

Pela primeira vez, uma instituição universitária estadual será comandada por uma mulher negra. A engenheira química Luanda Moraes, de 43 anos, assume o cargo de reitora do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) em janeiro. Uma conquista marcante da qual a professora tem exata dimensão da importância. “Tenho plena consciência do que isso significa como um todo. Quando os alunos negros vêm me agradecer pela representatividade, isso reforça a minha missão de seguir em frente. Tenho orgulho em dizer que a Uezo tem mais da metade do seu quadro de alunos composto por estudantes que ingressaram pela política de cotas, baseada no programa – Continue lendo no Link

https://www.ofluminense.com.br/cidades/rio-de-janeiro/2020/11/1151679-rio-de-janeiro-tera-sua-primeira-reitora-negra.html

Reitora Dra. Marcele Pereira
Universidade Federal de Rondônia

Marcele Pereira tem 42 anos, é casada, mãe de três meninas e avó de um menino. Foi escolhida para ser reitora por consulta acadêmica, eleição no Conselho Superior e, por fim, nomeada pela Presidência da República. “Felizmente tivemos a grata surpresa de ter se cumprido a democracia no nosso país”, comentou Para ela, a trajetória foi de muito trabalho: graduou-se em História, fez mestrado em Museologia e Patrimônio e doutorado na Europa em Sociomuseologia. Na Unir já atuou como pró-reitora de cultura, extensão e assuntos estudantis. Continue lendo no Link…

https://www.escavador.com/sobre/5985741/marcele-regina-nogueira-pereira

Reitora Dra. Luzia Mota
Universidade Federal da Bahia

 Luzia Mota é licenciada em Física pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora pelo programa Multi institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento da UFBA, com estágio doutoral no Departamento de Política Científica e Tecnológica da UNICAMP. É professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) onde atua desde 1994. Na sua trajetória acumulou atividades de ensino, pesquisa e extensão e é fundadora do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica (GPET) do IFBA. Continuar lendo no Link…

https://www.escavador.com/sobre/2042627/luzia-matos-mota

Reitor Dr. Marcelo Pereira de Andrade
Universidade Federal de São João del- Rei (UFSJ)

O novo reitor, Marcelo Pereira, é graduado em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes (SP), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor da educação básica e de projetos governamentais e sociais. Iniciou a docência na educação superior, no curso de Educação Física da Universidade Cruzeiro do Sul em 1998 Ingressou na Universidade Federal de São João del Rei em 2006. É professor associado III, lotado no Dcefs e ministra aulas no Curso de Educação Física da UFSJ. Foi professor colaborador e orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação na instituição. Já ocupou os cargos de vice-coordenador do curso de Educação Física por dois mandatos, coordenador do Curso de Educação Física. Marcelo Pereira também já foi membro do Conselho Universitário da UFSJ por três mandatos, do Conselho de Ensino pesquisa e Extensão e do Conselho Diretor. Continue lendo no Link…

https://www.escavador.com/sobre/7479154/marcelo-pereira-de-andrade

***

Por Sergio Lima.

Artigo anteriorCULTURA – AFROFIT PROJETO E A SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA.
Próximo artigoLITERARTE CEARÁ E MARANHÃO.
BIOGRAFIA ****** Sérgio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano onde jogou em todas as categorias e foi campeão Estadual no ano de 1969. Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América do Rio, tornando-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e vice-artilheiro brasileiro Carioca de 1973. Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexa Campeão Gaúcho invicto. Em 1975, formou um excelente time do Guarani de Campinas, com grandes jogadores, Ziza, Amaral,Renato, Miranda, Davi, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha. que foi base do Campeão em 1978. Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Club Jalísco, e Atlas Fútbol Club ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. ****** Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio,estado do Rio, onde encerrou sua carreira. Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na rádio local chamada "Canal 58" de Guadalajara. Após a copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos, nos Estados Unidos da América,, onde foi convidado pela Universidade de Houston Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco para participar como instrutor do “Cugar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Na sequência, depois de várias participações, em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy com o apoio espetacular do grande amigo Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ****** Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: 1 - Criou-se liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. 2 – Todos os meses havia Torneios entre todos os Parks. 3 - Criou-se seleções para jogarem contra jovens das outros áreas, e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. Foi apresentado e aprovado e Sérgio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos, até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. Sérgio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a "Licença National B' e assumiu como Coach principal da South Texas Soccer Select Team Open Age From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro "Afrodescendente" a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ****** No ano de 1992, Fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde ficou por 28 anos, sendo 24 anos impressos e os últimos 4 anos digital em português. Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor . A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ****** 1 - Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira no criada no Texas em 1993 com finalidade de promover a cultura do Brasil. Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sérgio Lima teve a participação com 10 músicas 8 autorais e mais duas com parcerias. 2 - Compositor da música “I Love Rio”, escrita e inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elicia Oliveira em ingrês (Está disponível no YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ****** Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. ****** A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando, em certos momentos, o diálogo tenso, desconfortável e, até certo ponto, cansativo, devido à falta de elasticidade de algumas lideranças, acostumadas, creio, a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ****** Sérgio criou o espaço Brasil especial na Biblioteca central da cidade de Houston e conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. Recebeu o Prêmio Brazilian International Press Ward, por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português, e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ****** ORIGINAL ARTICLE “AFRO DECENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

2 COMENTÁRIOS

  1. Conheça a verdade e a verdade vós libertará, assim como estes negros ilustres ,também me formei em 1983 em Administração pela PUCC Campinas , época onde não havia cotas raciais , fomos a luta e vencemos é luta , hoje incetivo a cota social

    • Você é para mim também um destes guerreiros Diamante Negros de Auto Quilate, que conseguiu chegar e vencer. Assim é, uns chegam com as Cotas outros não, mas a luta continua. O JORNAL VIDA BRASIL TEXAS, está aqui para mostrar, contar as história de todos, sejam indígenas, brancos, mas abrimos amplo espaço para que possamos contar nossa própria história, e mostrar nossos méritos fora da música,futebol, e tudo mais que nós proporcionamos para a formação deste país. Receba um forte abraço e parabéns. Quero que você conte a sua história, entre em contato comigo pelo Email. seja por aqui ou vidabrasil@hotmail.com

      Sergio Lima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui