Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Nitiren – Estatua al temple de Ryūkō-ji a Fujisawa, prefectura de Kanagawa.
Por Dra. Raquel Quintanilha Barbosa – Advogada.
Dra. Raquel informa, que não representa a BSGI, ela é apenas membro associada e simpatizante dos ensinamentos dessa filosofia humanista.
***
Eu prático a lei de causa e efeito o Nam Myoho Rengue Kyo! Sou seguidora da filosofia de vida de Nitiren Daishonin. O Budismo de Nitiren por ser de difícil compreensão das pessoas ele deve ser estudado com a própria vida. O que significa Nam Myoho Rengue Kyo? “Nam” ou “namus” origina do sânscrito “namas” que significa devoção ou a perfeita fusão da própria vida com a verdade eterna.
Fonte foto – Arquivo particular de Raquel Quintanilha Barbosa – Essa é a imagem do presidente Ikeda na sede da BSGI em São Paulo.
Nitiren Daishonin revelou esse mantra para possibilitar todas as pessoas a viverem em harmonia ou em sintonia com a lei da vida. O sânscrito “Nam” indica os elementos de ação e atitude, se refere portanto a ação necessária e a atitude necessária para manifestar o estado iluminado em sua própria vida aqui e agora, neste momento.
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Pintura de Tsukioka Yoshitoshi de 1885 retratando Nitiren ensinando um pescador que se utiliza de cormorões em sua atividade
Significa também que por meio da fusão da pessoa com a verdade suprema da vida” ela pode extrair simultaneamente uma infinita energia e sabedoria de acordo com as diferentes circunstâncias. Já o Myoho geralmente significa lei Mística. O “Myo” de místico Significa insondável e o “ho” é a Lei da vida. Nesse sentido “Myoho” é a lei que existe no domínio incompreensível da vida. O “Myo” também pode ser interpretado como a verdadeira natureza da vida ou da realidade suprema e o “ho” todos os fenômenos.
Fonte – Arquivo particular de Raquel Quintanilha Barbosa – Centro Cultural da BSGI do Rio de Janeiro, essa é sede do Meier, local maravilhoso onde se reúnem pessoas em prol da paz, cultura e educação. Endereço, rua Miguel Fernandes 229, Meier, Rio de Janeiro.
Vale lembrar que o místico não é de misticismo e sim aquilo que é de difícil compreensão, portanto essa é a razão da necessidade do estudo, ou seja, estudar com a própria vida e com o coração, principalmente colocando em prática para que assim possa compreende-la.
Sobre o sânscrito “Rengue” significa “flor de Lotus”, esta é uma flor que floresce e produz a semente ao mesmo tempo, representando assim a simultaneidade de causa e efeito, que por sua vez é uma expressão da lei mística, do NMRY.
Fonte – Wikipédia, a enciclopédia livre – Flor de Lótus
De acordo com essa lei suprema de causa e efeito as circunstâncias e as qualidades de vida de uma pessoa é determinada pelas suas ações positivas ou negativas, a cada momento.
Essas ações são produzidas por meio de pensamentos, palavras e ações, resultando na formação karmica.
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.Uma versão simplificada do Dharmachakra.
A lei de causa e efeito rege o princípio da responsabilidade pessoal pelo próprio destino, porém, como as profundezas da vida não depende do carma acumulado como consequências das ações passadas, é possível sim criar a verdadeira felicidade, independente do karma, ou seja, o destino é criado pela própria pessoa, portanto somente ela pode mudá-lo, isso é claro!
Fonte foto – Arquivo particular de Raquel Quintanilha Barbosa – Foto Raquel.
A mais poderosa causa a ser feita para isso é recitando o NMRY cujo efeito do estado iluminado é simultâneo, criado das profundezas da vida, ou seja, na vida da própria pessoa que assim prática.
***
Por Raquel Quintanilha Barbosa – Advogada.
Dra. Raquel informa, que não representa a BSGI, ela é apenas membro associada e simpatizante dos ensinamentos dessa filosofia humanista. https://resumobudismonitiren.blogspot.com/?m=1