Crônica – Oferendas nas religiões afro-brasileiras.

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Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Oferenda sendo feita no Lago Paranoá, em Brasília .

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Oferendas, nas religiões afro-brasileiras, é o nome dado a sacrifícios ritualísticos, em que, assim como em outras religiões, os praticantes se desfazem de um bem material em homenagem a um orixá ou entidade espiritual. Possuem variações de acordo com cada uma das religiões , e mesmo dentro de cada uma dessas religiões, pode receber diversos nomes de acordo com o tipo de ritual específico.

Na religião iorubá e no Candomblé, por exemplo, existem o ebori, o ebó, o padê e o despacho. Na Umbanda, as oferendas normalmente também são conhecidas por despachos . Em ambas as religiões, também há o conceito de comida ritual , pratos típicos feitos para agradar determinado orixá.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Oferenda em Ilhéus, 2019.

Candomblé

Casa Branca do Engenho Velho

O terreiro da Casa Branca do Engenho Velho (em lingua yoruba , ILê Axé Iyá Nassô Oká), mantido pela Sociedade São Jorge do  Engenho Velho, é um templo de candomblé do município de Salvador, no estado brasileiro da Bahia.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Terreiro da Casa Branca
(Ilê Axé Iyá Nassô Oká)

Fundado na década de 1830, é o terreiro de culto afro-brasileiro mais antigo do qual se tem registros na capital baiana, e possivelmente o mais antigo em funcionamento no Brasil. Constituído de uma área aproximada de 6.800 m², com as edificações, e áreas verdes, é o primeiro monumento da cultura negra considerado Patrimônio  histórico do Brasil, tombado pelo IPHAN em 1986.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Vista interior do barracão.

No candomblé, uma oferenda é necessariamente um sacrifício de origem animal . Também serve para alimentar uma comunidade inteira, pois, nas casas de candomblé não é permitido a compra em supermercados, de frangos empanados para oferecer aos Orixás.  Candomblé é uma religião afro-brasileira derivada de  cultos tradicionais  africanos, na qual há crença em um Ser Supremo ( Olorum, Mawu, ou Nzambi, dependendo da nação) e culto dirigido a forças da natureza personificadas na forma ancestrais divinizados: orixás, voduns ou inquices, dependendo da nação.  De origem totêmica e familiar, é a religião declarada de 0,3% da população brasileira, segundo dados do Censo 2010 do IBGE. Também é possível encontrar praticantes em outros países como Uruguai, argentina, Áustria, Suíça, Italia, Alemanha, Portugal, e Espanha.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre –  Representação de inquice congolês no Museu Etnologico de Berlim.

Inicialmente reprimido pela sociedade escravocrata, pela Igreja Católica, pelo Estado e rejeitado pela sociedade; o candomblé (como outros cultos de matriz africana), “formavam, até meados do século XX, uma espécie de instituição de resistência cultural, primeiramente dos africanos, e depois dos afro-descendentes … muita coisa mudou, fazendo dessas religiões organizações de culto desprendidas das amarras étnicas, raciais, geográficas e de classes sociais”. Dessa forma, os elementos culturais que compõem o candomblé são, na atualidade, uma parte integrante da cultura do folclore brasileiros.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Vista do Obelisco da Praça de São Paulo e da Basílica de São Pedro, no Vaticano .

O candomblé não deve ser confundido com a umbanda ou com outras religiões afro-brasileiras e afro-americanas com similar origem ( tambor de mina, omolokô, xangô pernambucano ou batuque brasileiros; vodu haitiano , a santeria cubana, o obeah e o Kumina jamaicanos, o winti surinamês, dentre outras), as quais foram desenvolvidas independentemente do candomblé e são virtualmente desconhecidas no Brasil.

Umbanda

A Umbanda é uma religião brasileira, que sintetiza vários elementos das religiões africanas e cristãs , porém sem ser definida por eles. Formada no início do século xx no sudeste do Brasil a partir da síntese com movimentos religiosos como o Candomblé, o Catolicismo e o Espiritismo.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Um exemplo de sincretismo entre candomblé e catolicismo é a  Lavagem do Bonfim, que ocorre anualmente em Salvador, na Bahia, no Brasil.

É considerada uma “religião brasileira por excelência” com um sincretismo que combina o Catolicismo, a tradição dos orixás africanos e os espíritos de origem indígena.

Wikipédia, a enciclopédia livre – Bastão de dança para discípulo de Xangô no LACMA – Los Angeles County Museum of Ar.

A religião surgiu no território que hoje faz parte do município de São Gonçalo, Rio de Janeiro. O dia 15 de novembro , já considerado pelos adeptos como a data do surgimento da Umbanda, foi oficializado no Brasil em 18 de maio de 2012 pela Lei 12.644.

Em 8 de novembro de 2016, após estudos do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), a Umbanda foi incluída na lista de patrimônios imateriais, por meio de decreto.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – São Gonçalo, Rio de Janeiro .

Tipos

Ebori

 Nota: Para a cidade da Nigéria veja Ebori.

Ebori ou Borí é um ritual das religiões tradicionais africanas e diáspora africana como   culto de Ifá, Candomblé e outras, que harmoniza e diminui a ansiedade, o medo, a dor e a tristeza trazendo a esperança, alegria e a harmonia. É através do jogo de Búzios que o babalorixá recebe as instruções para realizar este ato ritualístico. Desta forma, o  é um Borí a das oferendas mais importantes que visa o bem estar individual no Candomblé.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Igba Ori no candomblé do Ile Ase Ijino Ilu Orossi.

 

O Ritual de Bori é muito sério, complexo e profundo. Ori (Yoruba) significa, literalmente, cabeça e é, misticamente, o primeiro Orixá a ser cultuado. Seu objetivo é o de alimentar o Ori Eledá , seja qual for o sexo, raça, profissão, idade, nível social da pessoa. Omi (água) e obi (semente africana), por exemplo, são elementos indispensáveis no Bori. Ver também Ori (Yoruba). Borí é um ritual da religião tradicional yorùbá e consequentemente das suas afrodescendentes, como o candomblé , e principalmente os da nação Keto (Ketu). É um rito elaborado a quem se propõe a ingressar na religião dos Òrìṣà.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Igbá-Orí tradicional yorùbá. Este é um dos muitos modelos, mas basicamente são compostos desta forma. Não usam qta (pedra).

O homem e a Mulher yorùbá cultuam o seu elemento mais sacro, o Orí, sua cabeça. Borí é o rito de oferenda à cabeça (ẹbọ Orí), que consiste em assentar, sacralizar, reverenciar e ofertar o òrìṣà Orí, portanto, cultuar e louvar Orí e assim estabelecer o elo entre a cabeça material (orí) do neófito e sua cabeça espiritual, ou seja, criar a harmonia e equilíbrio necessários à vida. A coexistência do orí físico e do orí espiritual de quem se submete ao Bori perfaz o òrìṣà Orí, e, é através dos ritos próprios do Borí, que se estabelece essa comunhão, é assim que se busca a estabilidade espiritual.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Icone Oya Candomblé.

É desta forma que se consegue optar e viver melhor, o mais próspero possível. Orí é quem sempre está mais próximo do ser humano, portanto é fundamental harmonizar a coexistência. Somente o òrìṣà Orí, é assentado, sacralizado, reverenciado (ver Igba Ori) e ofertado no cerimonial do Borí, esse é um dos mais importantes rituais da religião, pois abrange todos os adeptos de forma igualitária e sem distinções. Assim sendo, deve-se sempre rogar e ofertar antes de qualquer outro Òrìṣà. Como diz um verso religioso yorùbá (ẹsẹ ifá): “Nenhuma divindade poderá ser adorada, sem o consentimento do seu próprio Orí.”

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre  – Yoruba mask for King Obalufon II; circa 1300 CE; copper; height: 29.2 cm; discovered at Ife; Ife Museum of Antiquities (Ife, Nigeria)

É também digno de nota, que os elementos usados para simbolizar o Orí em seu assento são únicos, pois, diferem e nem tampouco se assemelham, nem externamente e tampouco interiormente com nenhum dos outros assentamentos dos òrìṣà que comumente geram transe, ou seja: não é simbolizado, por exemplo, com um òkúta e/ou “ọta” (pedra ou seixo) e nem em irin (ferro).” (Barretti Fº, (1984) 2012 (dados e recortes).) De forma que o assentamento de Orí não tem pedra de nenhuma forma, finalidade ou propósito.

Padê

 

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre

No caso de padê, a oferenda não é feita em encruzilhada, mas na porta da casa de candomblé . No caso de ebó , usa-se dizer levar o carrego do ebó, cujo local deverá ser designado pelo jogo de búzios no mar, rio, mata etc. É um procedimento que não é exclusivo das classes mais baixas, tendo esse expediente sido usado por políticos de renome.

Link para ver artigo principal: Ipadê de Exu

Ebó

Ebó (do iorubá ẹbọ, oferta ou oferenda) é uma oferenda das religiões afro-brasileiras dedicada a algum orixá, podendo ou não envolver o sacrifício  animal. “Ebó” é derivado do termo iorubá egbó, que significa “raiz”. O ebó nada mais é do que uma limpeza espiritual  contendo vários tipos de comida ritual . Como alguns dizem, é uma limpeza da aura de uma pessoa, de uma casa, de um local de comércio. Transfere-se, para os alimentos , a  energia maléfica que está na pessoa ou no local, com a ajuda de Exu e dos orixás .

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Sacrificio para Exu, no candomblé do Ile Ase Ijino Ilu Orossi.

Não adianta só oferecer as comidas, o segredo está nas cantigas e na receita:

algumas podem ser conhecidas mas a maioria faz parte do segredo do candomblé . Pode-se fazer ebó para abrir os caminhos para emprego, ebó de saúde , ebó de prosperidade , o que varia é a receita. Existem vários tipos de ebós, mas sempre será feito de acordo com a determinação do jogo de búzios merindilogun.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Búzio ou cowri, várias espécies.

No jogo de búzios, define-se a qual orixá será oferecido o ebó, sendo que cada um leva seus ingredientes especiais, tais como: a canjica de Oxalá, a batata-doce de Oxumarê ou o inhame de  Ogum. Há, ainda, aqueles ebós para espíritos desencarnados que ainda atrapalham a vida de alguns, chamado de “ebó de egum “, e outros para curar traumas e ajudar no esquecimento e superação de experiências ruins. O “ebó de susto” é para prevenir problemas no futuro.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Oxumarê.

Não são em todos eles que ocorre a sangria de animais, pois há os chamados ebós brancos ou secos, nos quais não é permitido qualquer sacrifício e os animais utilizados, geralmente neste caso os frangos e galos, são soltos na natureza com vida. Após o ritual do ebó, as folhas sagradas são usadas de forma ordenada nos banhos litúrgicos, podendo ser necessário o uso de água sagrada. Existe uma rígida cartilha a ser seguida para que se tenha resultados e o sacrifício seja aceito.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre  – Ebô

As proibições denominadas ewo são, por exemplo: a não ingestão de qualquer tipo de carne vermelha  nem tampouco frutas vermelhas ou ácidas (incluindo seus sucos); a abstinência principalmente de práticas sexuais como também de beijos e abraços; a ida a velórios, hospitais, cemitérios ou mesmo a passagem sob arames farpados ou escadas; e a bebida alcoólica é um verdadeiro tabu.O ritual é largamente praticado em diversas casas e centros religiosos de candomblé.

Awolalu  idetifica seis tipos de sacrifícios entre os Yourubas:

  • Ebo Ope ati Idapo, oferta de agradecimento e comunhão
  • Ebo Eje, oferta votiva
  • Ebo Etutu, sacrifício propiciatório
  • Ebo Ojukoribi, sacrifício preventivo
  • Ebo Ayepinnu, sacrifício substitutivo
  • Ebo Ipile, sacrifício para fundações

O Ebo Eutu, o sacrifício expiatório, é o mais significante de todos para pacificar a ira dos deuses ou compensar por mal feitos.

Despacho

Despacho, nas religiões afro-brasileiras, é a realização de oferendas a Exu como pagamento antecipado pela realização de favores. É depositado em lugares como encruzilhadas (cruzamento de estradas , ruas ou caminhos), cruzeiro das almas, matas, rios, descampados, mares etc. As oferendas podem consistir, por exemplo, em algo que não mais pode ser usado: por exemplo, uma roupa de Obaluaê (na umbanda, feita com palha de mariô, que é um tipo de palmeira; no candomblé , feita com palha da costa). Se, por algum motivo, não se pode mais usar algo nas religiões afro-brasileiras, deve ser despachado.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Obaluayê dançando Opaniné no  candomblé do Ile Ase Ijino Ilu Orossi.

Comida ritual

Comida ritual são alimentos específicos ofertados a cada orixá, e cujo preparo requer o uso de ritual.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre

Comidas rituais

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BIOGRAFIA ****** Sérgio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano onde jogou em todas as categorias e foi campeão Estadual no ano de 1969. Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América do Rio, tornando-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e vice-artilheiro brasileiro Carioca de 1973. Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexa Campeão Gaúcho invicto. Em 1975, formou um excelente time do Guarani de Campinas, com grandes jogadores, Ziza, Amaral,Renato, Miranda, Davi, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha. que foi base do Campeão em 1978. Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Club Jalísco, e Atlas Fútbol Club ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. ****** Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio,estado do Rio, onde encerrou sua carreira. Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na rádio local chamada "Canal 58" de Guadalajara. Após a copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos, nos Estados Unidos da América,, onde foi convidado pela Universidade de Houston Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco para participar como instrutor do “Cugar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Na sequência, depois de várias participações, em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy com o apoio espetacular do grande amigo Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ****** Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: 1 - Criou-se liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. 2 – Todos os meses havia Torneios entre todos os Parks. 3 - Criou-se seleções para jogarem contra jovens das outros áreas, e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. Foi apresentado e aprovado e Sérgio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos, até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. Sérgio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a "Licença National B' e assumiu como Coach principal da South Texas Soccer Select Team Open Age From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro "Afrodescendente" a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ****** No ano de 1992, Fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde ficou por 28 anos, sendo 24 anos impressos e os últimos 4 anos digital em português. Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor . A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ****** 1 - Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira no criada no Texas em 1993 com finalidade de promover a cultura do Brasil. Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sérgio Lima teve a participação com 10 músicas 8 autorais e mais duas com parcerias. 2 - Compositor da música “I Love Rio”, escrita e inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elicia Oliveira em ingrês (Está disponível no YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ****** Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. ****** A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando, em certos momentos, o diálogo tenso, desconfortável e, até certo ponto, cansativo, devido à falta de elasticidade de algumas lideranças, acostumadas, creio, a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ****** Sérgio criou o espaço Brasil especial na Biblioteca central da cidade de Houston e conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. Recebeu o Prêmio Brazilian International Press Ward, por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português, e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ****** ORIGINAL ARTICLE “AFRO DECENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

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