O ¨jornal Vida Brasil Texas teve imenso prazer de visitar, na semana passada, o Dida Bar e Restaurante. Localizado na Praça da Bandeira, Tijuca, no Rio de Janeiro. Lugar extraordinário. Aconchegante. Super agradável .
Fonte foto – Arquivo pessoal Vida Brasil Texas – Sergio lima Editor do Vida Brasil Texas, a mãe Dona Georgina Lima, continuando a celebração dos seus 94 anos a Empresária Dida, dona do local e o ex jogador de futebol, músico e agora empresário Liminha.
Visitando o Dida – Dr. Leandro Santana Lima, Advogado e mestre em Direito familiar, Valfredo Santos, Engenheiro, com residência fixa na Califórnia, Sergio luis Lima, Formado em International Business , National American University Dacota do Sul, Sergio Lima Editor do Vida Brasil Texas
Fonte foto – Arquivo do Vida Brasil Texas – Elpídio Lima “Liminha”, Engenheiro Valfredo Santos e Dona Georgina Lima 9 ponto 4, continuando sua celebração
Com uma decoração temática com extremo bom gosto, que exibe a cara do Brasil quase sempre esquecida nas publicidades. Um visual fotográfico forte e diferenciado dando ênfase aos nossos ancestrais Africanos e personagens brasileiras de grande importância.
Fonte foto – Arquivo do Dida Bar Restaurante
Com música ambiental de qualidade e belíssima escolha. Todas sextas o samba se faz presente. Aos sábados é a vez do Jazz e da MPB. Uma vez por mês o jongo também tem o seu dia de destaque.
Vejam neste vídeo abaixo, a memorável visita da Beth Carvalho ao Dida Bar e Restaurante
Fonte Vídeo – https://www.youtube.com/watch?v=jCUVGL7h49M
Fonte fotos – Aquivo Dida Bar Restaurante
Vejam neste vídeo abaixo, detalhes importante sobre o cardápio do Dida Bar e Restaurante
Fonte vídeo – Aquivo Dida Bar Restaurante
O Cardápio é generoso, extenso e recheado de delícias , que instigam para uma viagem , que nos leva página, por página, para uma culinária que abrange vários destaques : Camarão no coco, e o caril de camarão.
Fonte foto – Dida Bar e Restaurante
A Taça Nordestina que oferece o baião de dois tradicional servido em uma taça de vinho, a Tábua do Sertão, outra exclusividade, feita com carne se sol, queijo coalho e aipim, acompanhado de farofa e molho à campanha. Nossa opinião particular, o ponto alto, carro chefe, Samba Enredo Campeão, que não se pode deixar de ser provado é o bolinho de feijoada Artesanal. Nota 10!
Segundo Dida Nascimento, a culinária do Dida Bar e Restaurante é uma culinária de raiz. Inspira-se na gastronomia africana e na culinária nordestina brasileira.
Fonte foto – Arquivo Dida Bar e Restaurante – Taís de Araújo, visita o Dida Bar Restaurante
Inspira-se também nos bares do Rio de Janeiro, e oferece petiscos e comidas de boteco para ninguém colocar defeito.
Fonte foto – Arquivo Dida Bar e Restaurante
O serviço é louvável, excelente, e de primeira linha. Os funcionários da casa que nos atenderam Dayanne, Rogério, Dilma, Buka e Roberta foram impecáveis, profissionais que sabem o que fazem e estão sempre atentos .
Fonte foto – Arquivo Vida Brasil Texas
Conhecemos a Dida, a empresária comandante e dona do local, mulher negra, genial, inteligente, e sábia, que conduz seu business com sua presença diária, e marcante visual diferenciado, apresentando para o público um excelente produto. Lugar maravilhoso, direcionado para todas as classes e vertentes, que não deve nada para os sofisticados bares ou botecos da zona sul do Rio.
Fonte foto – Arquivo Dida Bar e Restaurante
Nos comentou um dos funcionários. Maria Bonita! Esse é o nome do nosso petisco concorrente no Comida di Buteco 2019. Dona Dida ficou arretada de vez e nesse ano preparou um delicioso Baião de 2 com creme cremoso de aipim e crispy de carne seca.
Fonte foto – Arquivo Dida Bar e Restaurante
Fonte texto – Jornal Vida Brasil Texas – Sergio Lima
Fonte foto – Arquivo Dida Bar e Restaurante
Onde Tudo Começou
Dida Nascimento e família dizem que tudo começou em meados da década de 70. Nesses anos. Havia também música no bar. A música era aos domingos, e virava de ponta a cabeça o bar da família. Sob música, capoeira, danças e sorrisos houve a resistência cultural de origem negra. Nesse ambiente Dida teve seus filhos e criou seus sobrinhos. Dida terminou sua graduação e tornou-se uma renomada economista em uma multinacional do ramo de energia no estado do Rio de Janeiro.
Fonte foto – Personalidades, – Arquivo Dida Bar Restaurante
Após trabalhar por 30 anos nessa empresa e seu filho terminar sua graduação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a família decidiu reviver o bar da Tia Maria, mãe de Dida. Nascia então o Dida Bar e Restaurante. O ano de fundação foi em 2015.
O Dida Bar e Restaurante nasceu com a proposta de apresentar música e gastronomia de qualidade. Segundo Dida Nascimento a culinária do Dida Bar e Restaurante é uma culinária de raiz. A cozinha do Dida Bar e Restaurante inspirou-se na gastronomia africana e na culinária nordestina brasileira.
Inspirou-se também nos bares do Rio de Janeiro, e oferece petiscos e comidas de boteco para ninguém colocar defeito. Na música, talentosos artistas do cenário carioca fizeram parte das atrações da casa. A família Dida criou o Samba da Dida, que movimenta centenas de pessoas no bar, além do Bloco da Dida, que durante o carnaval agita as ruas da Praça da Bandeira.
Fonte foto – arquivo do Dida Bar Restaurante
Durante o ano de 2016 o Dida Bar e Restaurante participou pela primeira vez do concurso comida di Buteco , um momento marcante para Dida e família. E após esse ano, o Dida Bar e Restaurante participou diversas outras diversas do Concurso.
Dida se destacou também no meio cultural da cidade. Dida foi agraciada com a medalha Chiquinha Gonzaga em 2018. A medalha foi entregue por Marielle Franco a Dida. Esta medalha é conferida a personalidades femininas que reconhecidamente tenham se destacado em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais no âmbito da União, Estados e Municípios
Fonte foto – arquivo do Dida Bar Restaurante
Dida recebeu essa homenagem pela sua atuação como mulher guerreira que reúne gastronomia, memória, família, cultura negra e afeto. Desta forma nasceu e se desenvolveu o Dida Bar e Restaurante. Um lugar que reúne gastronomia, memória, família, cultura e afeto.
***
Parabéns Dona Dida pela empresária e empreendedorismo da mulher guerreira. E mais uma vez nosso mestre e editor Sérgio Lima encontra poesia e sutileza por onde passa.
Obrigado, Dr. Alexandre pela gentileza pelo seu comentário ao que toca a mim, Sergio Lima.
Muito bom este site, estão de parabéns.
Desejo sucesso!!!