Dr. Jorge Oftemologista e Coronel do Corpo de Bombeiros.
Possui Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1962), Graduação em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas (1974), Mestrado em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Diretor Médico do Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e Professor Adjunto de Oftalmologia da Faculdade de Medicina Souza Marques. Professor Associado da Faculdade de Medicina da UFRJ da disciplina Oftalmologia. Titular da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Membro da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Membro da Associação Médica Brasileira. Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular. Fundador Titular do Centro de Estudos de Plástica Ocular.
Entrevista:
VB: Qual a sua opinião a respeito do Sistema Médico Hospitalar no Brasil, que dias pós dias ve-se nas notícias, pessoas morrendo nas filas sem ser atendidas? E quais são suas sugestões para melhorar?
Durante anos os Governos em todas as esferas de mando esqueceram a saúde no país. Aparentemente saúde é cara,só significa gastos com pouco retorno político.
Com a Constituição de 1988, Saúde passou a ser”um direito de todos e um dever do Estado”.Existiam os Institutos que assistiam com hospitais próprios,bancários,comerciários,marítimos,servidores públicos etc..,porém os industriários,maioria da população trabalhadora,não possuíam nosocômios próprios.Criaram,então o SUS(Sistema Único de Saúde) maior projeto médico assistencial do mundo,onde todos os brasileiros sem distinção passaram a ter direito à assistência integral,universal e igualitária. Sem haver preocupação com planejamento a curto e longo prazo o projeto bem intencionado acabou respaldado nos servidores e nos estabelecimentos de Saúde. Servidores mal remunerados ,sem planos ou perspectivas de carreiras.Estabelecimentos públicos e filantrópicos sucateados e,muitos,mal administrados.Alguns setores com muita corrupção,preferem comprar novo que fazer manutenção. Os Prefeitos de cidades menores desviam a verba do SUS para obras que dão visibilidade, para pagamentos de despesas de outras áreas.Compram ambulâncias e transportam seus pacientes para cidades próximas,sobrecarregando-as.Enfim, bem ao estilo Brasil.
VB: Qual a sua opinião a respeito ao programa “MAIS MÉDICOS”? E qual e seu ponto de vista quanto aos protesto dos médicos Brasileiros?
Não adianta colocar médicos no interior, se não houver infra estrutura de saúde no apoio aos diagnósticos e tratamentos,se não houver insumos mínimos tanto para a prevenção quanto pra medicar o paciente. Mandar o recém formado ou mais antigo com caneta,papel ,estetoscópio,termômetro,sem RX,Laboratório de análises,sem educação continuada,sem direitos trabalhistas ,sem carteira assinada será a mesmice atual.Pura demagogia para agradar a mídia,a população e talvez alavancar a candidatura do ministro ao governo de S.Paulo.Saúde de boa qualidade é cara e exige gestão qualificada,exige investimento sério.
VB: Qual o legado deixado pela sua passagem pela Secretaria do Estado do Rio de Janeiro?
A preocupação em levar para bombeiros e seus familiares dos quartéis do interior do RJ os mesmos benefícios dos militares da capital.Foi abrir as portas do nosso Gabinete a todos ,sem exceção,procurando humanizar o cargo sem quebrar a disciplina e a hierarquia.
VB: O Sr. Como Coronel do Corpo de Bombeiros, médico oftmologista e Negro, ( African-Descent Brazilian) e que não foi beneficiado com as cotas para estudantes Negro. (African-Descent Brazilian). Qual sua experiência e qual o seu comentário a respeito?
Infelizmente o jovem pobre não tem a preparação no ensino fundamental e médio necessária para passar nas Instituições governamentais e não tem dinheiro para pagar as particulares.
Embora só haja estudado em ensino público quando ingressei na Faculdade de Medicina,sou totalmente favorável às cotas afirmativas,como a maneira mais rápida de ajudar na ascensão do negro e do pobre no Brasil.Um diploma universitário permitirá ao seu portador prestar concursos,ascender a cargos mais bem remunerados,aumentar sua auto estima,dar condições melhores a si e a seus familiares. A prática tem demonstrado que o desempenho dos cotistas,durante o curso nas Faculdades públicas,é igual ou melhor que os não cotistas.
VB: Alguma vez passou o Sr. passou por algum constrangimento por ser um medico Negro?
(African-Descent Brazilian) Passei inúmeros,desde estudante de Medicina até à médico.Inclusive ao prestar concurso para o Corpo de Bombeiros e para ser nomeado Diretor de Saúde.Fui e sou em todos os tempos até hoje, no Exército,Marinha.Aeronáutica,Polícia Militar e Corpo de Bombeiros o único Diretor de Saúde NEGRO.Tenho muitas histórias para contar de racismo e preconceito ,vividas por mim.
VB: Por onde anda os Negros bem sucedidos do Rio de Janeiro? Porque não se vê Negros em nenhum lugar de destaque? diga-se restaurantes,Teatros, Cinemas e Shoopins da Zona sul do Rio de Janeiro. Por onde circulam eles? É porque não são unidos?
Infelizmente o Brasil não é como os USA onde branco é branco e preto é preto e não existe mulato, pardo etc…
Assim sendo,como há, até hoje, um racismo disfarçado ,uma falsa democracia racial no Brasil,o negro custou a assumir sua negritude e era facilmente coaptado pela elite branca.Custou a compreender que só é aceito pelo branco,principalmente os mestiços,enquanto não compete com os mesmos.
Muitos anos,ainda,se passarão para o brasileiro aceitar, naturalmente ,um negro no poder,num alto cargo.Na Bahia acho que não existe um deputado federal negro, no Congresso você conta nos dedos os afro descendentes.Um metalúrgico foi eleito por descuido e por ser branco.
O Renascença Clube no Rio de Janeiro continua como o bastião a resistência negra no Brasil,embora a mídia e as elites dirigentes procurem colocá-lo mais como Clube de Samba e pagode.
Falta união, talvez por existirem poucos cargos disponíveis para nós e o egoismo e a inveja serem próprios dos seres humanos de todas as raças ,credos e religiões.O que seria a luz se não existisse a escuridão?