Dra. Leticia Freire Perezous recebeu seu diploma de Cirurgiã-Dentista em 1992, pela Faculdade de Odontologia da PUC-RS, em Porto Alegre/RS, Brasil. Logo depois, ela realizou um curso de Extensão, na especialidade de Endodontia, na Faculdade de Odontologia da ULBRA – Universidade Luterana do Brasil, em Canoas/ RS, Brasil.
Devido à sua determinação de aprimorar ainda mais seus conhecimentos dentro da Odontologia, realizou o curso de Especialização em Prótese, concomitante ao Mestrado em Ciência pela Faculdade de Odontologia da Universidade do Texas, em Houston, EUA, certificando-se a atuar plenamente dentro desta especialidade.
Foi convidada a atuar como Professora Assistente Clínica, no Departamento de Prótese da Faculdade de Odontologia da Universidade do Texas, o que foi concretizado com sucesso.
Dra. Perezous recebeu diversas honrarias e prêmios por seu excelente ensino clínico e trabalhos de pesquisa. Escreveu uma série de artigos, que foram publicados em periódicos americanos de odontologia. Em Outubro de 2004, foi selecionada pelo Colégio Americano de Prótese Dentária, como vencedora do John J. Sharry Research Award, o prêmio de pesquisa de prótese de maior prestígio no país.
Também é membro ativo do Colégio Americano de Prótese Dentária, da Associação Americana de Educação Dental, da Associação Americana de Pesquisa Dental, da Associação Americana de Odontologia, da Associação de Odontologia do Texas e da Sociedade de Odontologia da Grande Houston.
Dra. Perezous tem praticado odontologia de qualidade excepcional por mais de 20 anos.
Atualmente, ela trabalha no seu consultório particular, chamado Cosmetic Smiles e tem um compromisso como Professora Adjunta no Departamento de Prótese e Dentística Restauradora da Faculdade de Odontologia, em Houston, na Universidade do Texas.
Dra. Perezous e a equipe de competentes profissionais, que atuam na Cosmetic Smiles, tem o objetivo de fornecer assistência odontológica de alta qualidade com a mais moderna tecnologia disponível atualmente.
Dentro da Cosmetic Smiles cada pessoa encontrará o tratamento odontológico adequado ao seu caso, realizado de forma cortês e atenciosa para todos os membros de sua família. É notório o comprometimento de todos os seus profissionais com a excelência, porque existe uma grande preocupação com cada paciente, a parte mais importante dentro deste processo.
Entrevista
O que posso fazer para ajudar evitar as cáries?
A higiene oral é o factor mais importante para evitar o aparecimento das doenças orais. Aqui seguem algumas dicas para minimizar esses problemas: – Consultas periódicas com seu dentista é fundamental para prevenir ou tartar cáries. – Escove os dentes após cada refeição para remover a placa bacteriana e o biofilme oral. – Use o fio dental diariamente para manter seus dentes e gengiva saudáveis. – Mantenha uma alimentação saudável e tente evitar o açúcar em excesso. – Tome bastante água. – Trate a xerostomia (boca seca), que é a diminuição do fluxo de saliva. Isso é geralmente causado pelo consumo de alguns remédios, doenças sistêmicas ou idade.
O que causa a hipersensibilidade dentinária?
A dentina é geralmente coberta pelo esmalte dentário. Com o tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção que exerce sobre a dentina. A exposição da dentina pode ocorrer devido a vários fatores: – Retração da gengiva. – Consumo de bebidas ácidas que causam a erosão do esmalte. – Bruxismo. – Escovação com creme dental muito abrasivo. – Escovação incorreta ou com muita força. – Dentes lascados ou fraturados.
O clareamento dos dentes pode causar sensibilidade?
Em qualquer tipo de clareamento dental existe a possibilidade de haver efeitos secundários, como a sensibilidade. Os agentes de branqueamento usados num clareamento profissional são cáusticos por natureza e podem causar sensibilidade térmica. Essa é o tipo de sensibilidade dentária que ocorre quando consumimos bebidas ou comidas quentes e frias. Esse efeito secundário é temporário e os sintomas desaparecem em alguns dias.
Minha gengiva sangra ao passar fio dental. Isso é normal?
O sangramento nas gengivas não é normal e geralmente significa a existência de algum tipo de inflamação. Quando a remoção da placa bacteriana é inadequada, pode causar uma condição chamada gengivite. Se a placa bacteriana não for removida com escovação regular, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista, ela endurecerá e se tornará no tártaro. Isso levará ao aumento no sangramento e uma forma mais avançada de doença periodontal conhecida como periodontite.
Tenho um dente que ficou bem escuro depois que fiz tratamento de canal. O que devo fazer?
Quando um dente recebe tratamento de canal, ele é desvitalizado e com isso o nervo que nutria o dente é removido. Há uma série de modificações químicas que acontecem no dente e uma delas causa o escurecimento do mesmo. Existe um tratamento chamado clareamento interno, que pode ser efetuado para eliminar ou diminuir a discoloração do dente. A efetividade desse tratamento está diretamente relacionada ao tempo que o tratamento de canal foi feito. Distúrbios de coloração muito antigos respondem menos favoravelmente ao clareamento. A associação entre o clareamento interno e externo também pode ser utilizado. Outras alternatives seriam facetas ou coroas de porcelana que geralmente tem um resultado estético muito bonito.
Tenho dificuldade de manter minha dentadura no lugar porque ela não tem uma boa retenção. Existe alguma solução melhor?
As dentaduras fixas são uma ótima opção para quem precisa usar dentadura e o resultado é mais natural e muito mais confortável. O sistema de implantes “Tudo em 4”, que também é conhecido como “Dentes em um Dia”, é uma das opções de reabilitação oral mais avançada disponíveis hoje. Essa é uma técnica que permite que cada arco completo de dentes seja substituído com apenas 4 implantes dentários.
Os implantes são utilizados para suportar uma ponte ou uma dentadura fixa que completa a transformação do sorriso. Esse tipo de restauração só pode ser removida pelo dentista, então é considerado um tratamento fixo. Isso pode ser efetuado em pacientes que já perderam seus dentes ou que vão perde-los no futuro próximo. É um procedimento único que é muitas vezes mais barato e mais rápido para executar do que os procedimentos de implantes tradicionais. Essa técnica também pode eliminar a necessidade de enxerto ósseo ou outras modalidades de tratamento mais complexo.
Quais as indicações do aparelho feito pelo dentist para o ronco e a apnéia? Como é o tratamento desses problemas?
Apnéia do sono é a obstrução das vias aéreas por alguns momentos durante a noite, pela aproximação dos tecidos da garganta, fechando a passagem do ar e impedindo a respiração por alguns segundos, várias vezes por noite. Essa condição é geralmente diagnosticada pelo otorinolaringologista através do estudo do sono. O ronco é a vibração dos tecidos da garganta quando o ar passa. Recentemente, o tratamento através de aparelhos orais, que são fabricados pelo dentista, tem ganhado importância no tratamento desses problemas, pela facilidade de adaptação e eficácia dos aparelhos. Os aparelhos orais são placas presas aos dentes que articulam-se entre si, avançando a mandibula e com isso afastando os tecidos da garganta, criando mais espaço para o fluxo de ar, evitando ou diminuindo o ronco e a apnéia.