Por Osvaldo Tetaze Maia
Duas Pontes, Um Poema
Durante a investigação sobre o custo do frete para o transporte da Ponte desde Londres até um porto na Costa Oeste dos Estados Unidos, Plummer foi informado por um Despachante marítimo local, que talvez um estaleiro inglês localizado na cidade de Dover, no sul da Inglaterra, no Canal da Mancha, estava construindo um navio cargueiro para uma empresa americana, e que talvez essa empresa pudesse transportar a Ponte. Plummer então ligou para o estaleiro e do outro lado da linha responde o Sr. Phillip, o proprietário do estaleiro, e Plummer então, que informa que está em Londres e que gostaria de contratar um frete para os Estados Unidos. – Sim, respondeu o Sr. Phillip, e o que vocês querem transportar? – Sr. Phillip, nós compramos a London Bridge aqui em Londres, e estamos no estágio de desmontagem da Ponte e soubemos que este cargueiro que o seu Estaleiro está construindo irá para a Califórnia vazio. Plummer esperou 10 ou 15 segundos com silêncio total do outro lado da linha, e de repente ouviu o típico sinal intermitente do telefone ocupado. O Sr. Phillip tinha desligado o telefone na sua cara!
www.clubedeautores.com.br
|
Sinopse
Essa é a espetacular história da venda da Ponte de Londres, “London Bridge” na década de 60 pela Prefeitura de Londres através de um leilão Internacional.
No distante deserto do Arizona nos Estados Unidos, na década de 60, começa nossa história; a epopéia de um Corretor de Imóveis e de um Empresário que apesar de suas façanhas na escalada da nova revolução industrial do início do século XX, será sempre lembrado como o homem que adquiriu o maior peça de antiguidade na história, uma verdadeira Ponte!
Uma transação imobiliária incomum que tinha tudo para ser um dos maiores fracassos da história, mas que se tornou um fenômeno imobiliário estrondoso, transformando um deserto em um oásis de turismo em pleno deserto do Arizona, nos Estados Unidos.
A década dos anos 60 recém havia começado e o estado do Arizona queria expandir seu vasto território com novos empreendimentos e novas cidades, e do outro lado do Atlântico, na crescente Londres do pós-guerra, o Prefeito de Londres resolveu vender a ‘London Bridge’, um negócio tão inusitado quanto impossível, diziam.
Na batalha pelo amor de sua vida, o Presidente do Conselho da Cidade ‘quebrou a cabeça’ vários dias para propor um leilão internacional, e com isso imaginava que poderia aproximar-se cada vez mais da mulher que havia cruzado seu caminho.
Após a aquisição da ponte em Londres pelo Empresário Robert McCulloch, ela foi desmontada e transportada de navio até a Califórnia, e por caminhões até Lake Havasu no Arizona, depois foi remontada no meio do deserto e posteriormente foi aberto um rio para justificar a instalação da ponte, criando a cidade de Lake Havasu City!
Aventura, romance, empreendedorismo e determinação envolvem um dos mais inusitados negócios imobiliários que se tem notícia na idade moderna, onde o leitor será conduzido em uma viagem no tempo desde a Segunda Guerra Mundial até nossos dias, e poderá determinar qual a influência dos Beatles nessa estonteante idéia comercial.
Por Osvaldo Tetaze Maia