Fonte foto – https://www.florestaaurora.com.br/?fbclid=IwAR1T4dJiJoAfUmBmf_2lv5tOMWEAK8PZtzPqkMXSNZyhqkBFLcP1Q84QKys Terceira e atual sede.
A Sociedade Floresta Aurora, fundada em 31 de dezembro de 1872, é o “mais tradicional dos clubes de negros em Porto Alegre”, a mais longeva remanescente das diversas sociedades negras (ou clubes sociais negros) criadas no Rio Grande do Sul entre o final do século XIX e início do século XX. Originalmente, seus associados “organizavam-se para compra de cartas de alforria de seus pares”.
Era denominada Sociedade de Dança e Beneficência Floresta Aurora até 1961, quando teve seu nome alterado para Sociedade Beneficente Cultural Floresta Aurora. A Sociedade recebeu tal denominação pois teve inicio no bairro Floresta, junto à então rua Aurora (atual Rua Dr. Barros Cassal).
Fonte foto – : www.florestaaurora.com.br.
Teve sede também no bairro Cidade Baixa, na Rua José do Patrocínio e Rua Lima e Silva, e posteriormente no bairro Cristal, à Rua Curupaiti.
Fonte foto – https://www.florestaaurora.com.br/?fbclid=IwAR1T4dJiJoAfUmBmf_2lv5tOMWEAK8PZtzPqkMXSNZyhqkBFLcP1Q84QKys Primeira sede.
Entre 1998 e 2013, teve sede no bairro Pedra Redonda, na Av. Coronel Marcos. Está localizada atualmente no bairro Belém Velho, na Estrada Afonso Lourenço Mariante. Na década de 1970 em sua sede foi realizada grande parte das reuniões do Grupo Palmares. Foi agraciada pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul com o Prêmio Zumbi dos Palmares em 2018.
Fonte foto – https://www.florestaaurora.com.br/?fbclid=IwAR1T4dJiJoAfUmBmf_2lv5tOMWEAK8PZtzPqkMXSNZyhqkBFLcP1Q84QKys Segunda sede.
Em dezembro de 2022 a Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora completa 150 anos de existência. Fundada em 1872, sua origem remonta ao contexto das lutas abolicionistas, e sua história se confunde com a agenda das organizações negras em suas reivindicações e conquistas sociais. No atual quadro de retrocesso político e de recrudescimento do racismo em nosso país, lembrar esta longa trajetória constitui, em si, uma ação de resistência.
Feijoada com Samba da Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora, mais um dos grandes festejos dos 150 anos.
Fonte foto – : www.florestaaurora.com.br.
Entre as atividades comemorativas de seu sesquicentenário, em parceria com o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (PROREXT-UFRGS) e da Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão, a Sociedade realizará, nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro de 2022, o seminário internacional Clubes sociais negros: vivências, memórias, história e patrimônio.
Fonte foto – : www.florestaaurora.com.br.
Esse evento pretende reunir pessoas vinculadas ao clubismo negro, aos movimentos sociais negros; docentes, pesquisadores, estudantes e público em geral, para reflexão e debate sobre o significado histórico dos clubes negros na sociedade brasileira, com destaque para a anterioridade e protagonismo da Sociedade Floresta Aurora.
Fonte Texto – https://www.ufrgs.br/deds/floresta/
Fonte – Podcast Estação Cidadania – Entrevista Sociedade Floresta Aurora – 150 anos. Entrevista simples, história verdadeira.
Fonte vídeo – Youtube.
Neste programa entrevistamos a Sociedade Floresta Aurora, clube social negro de Porto Alegre que comemora 150 anos de história. Participam da entrevista o presidente em exercício da sociedade, Gilmar Afrausino, a presidente do conselho deliberativo, Maria Eunice da Silva, e o presidente de honra, José Flávio Silveira.
***
Por Sergio Lima.