Por Sergio lima.
***
Temos imenso prazer em apresentar o excelente grupo Comunidade do Samba, uma rapaziada extremamente talentosa que teve a honra de se apresentar no dia 25 de setembro de 2022 no Cacique de Ramos, Rio de Janeiro, lugar e palco dos bambas dos bambas, universo dos melhores dos melhores do samba, do Rio e do Brasil. Não é para qualquer um. É necessário ser muito bem qualificado para desfilar nesta passarela chamada Cacique de Ramos, que é o berço luxuoso dos nobres do samba.
O grupo tem sua base em Hortolândia, que é um município no interior do estado de São Paulo. Pertence à Mesorregião e Microrregião de Campinas, localizando-se a noroeste da capital do estado.
Os músicos disseram que a experiência de tocarem no Cacique de Ramos, foi a magistral realização de um sonho, alguns deles fizeram a comparação, de que parecia que estavam participando de uma grande final de campeonato de futebol, jogando no Maracanã cheio. Que a noite foi simplesmente maravilhosa e um inesquecível sucesso. Na sequência, através de uma entrevista com Marcel Rogério (Cecel), intérprete principal do grupo, daremos maiores detalhes sobre o excelente, harmonioso e afinadíssimo Grupo Comunidade do Samba.
Cacique é o reduto mais profundo da raiz do samba do Rio de Janeiro e do Brasil. Terreiro da imponente, nobre e centenária tamarineira, que resiste ao tempo, certificando e benzendo generosamente seus súditos, que na maioria se tornaram referência espetaculares para a música brasileira. É também quintal do histórico Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos, passarela, do início para nobreza, do extraordinário grupo Fundo de Quintal. Excepcionais compositores e sambistas estiveram sob sua maravilhosa e generosa sombra, durante todos estes anos.
A quadra, é onde se realiza os ensaios do Bloco Carnavalesco e os diferentes shows, um o simples cenário mágico, que se transforma em uma luxuosa passarela, que dá visibilidade aos iniciantes e enaltece os ilustres do samba.
Entrevista
Marcel Rogério, (Cecel) intérprete principal do grupo.
***
VB – Qual a formação atual do Grupo Comunidade do Samba?
CC – Integrantes – Cecel, Leandro, Will zóio, Rodrigo Oliveira, Júlio César, Lucas, Thiaguinho, Ivan. Essa é a nova formação, tem um mês.
VB – Quais os locais mais frequentes, que o Grupo Comunidade do Samba se apresenta ?
CC – Hoje não temos lugar fixo de apresentação, estamos em rotatividade por todo interior do estado de São Paulo, em Campinas e toda região.
VB – Quais são os próximos projetos?
CC – A partir de novembro 2022 estaremos vindo com toda energia para nossa roda de samba, dentro do quintal de casa em Hortolândia, que é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertence à Mesorregião e Microrregião de Campinas, localizando-se a noroeste da capital do estado .
E também, estamos eufóricos com um projeto semestral, junto à secretaria de Cultura da cidade, de Hortolândia voltado aos músicos amadores que trabalham com o samba .
VB – Cite três músicas preferidas, e inesquecíveis, que o Grupo Comunidade do Samba, executa em suas apresentações.
CC – 1 Retrato cantando / Reinaldo 2 Lucidez / Fundo de Quintal 3 Andanças / Beth Carvalho.
VB – Quem teve a ideia e foi o fundador do Grupo Comunidade do Samba ?
CC – Fundador, Marcel Rogério (Cecel) em 24 de setembro de 2007.
VB – Cite três artistas ou grupos, que são referências para vocês.
CC – Referências – 1 Fundo de Quintal 2 Arlindo Cruz 3 Jorge Aragão.
VB – O Grupo Comunidade do Samba, pode revelar, caso tenha algum sonho para se realizar?
CC – Sonho a ser realizado é estar fazendo a gravação de um DVD autoral.
***
Por Sergio lima.