Por Adinaldo Souza.
***
O início da noite de 01/08/2022 foi de intensa magia. Nesta data, na livraria Travessa, no Bairro de Pinheiros, São Paulo, Capital, deu-se o lançamento do livro: “Eleitores e Candidatos Negros em São Paulo – Reflexos das Estruturas de Poder, Dominação Racial e Privilégios no Brasil”. Livro este, de autoria e originário da tese de doutorado do intelectual e militante do movimento negro, Osmar Teixeira Gaspar, sociólogo, mestre e doutor em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade Estadual de São Paulo – USP.
O nosso querido e afetuoso Osmar Gaspar se fez ausente em detrimento de uma severa doença que o retirou do nosso meio tempinho antes da magia se concretizar; mas a sua serenidade no firme combate às desigualdades raciais reinantes em nosso país, bem como o seu sorriso largo agregado a sua imensa simpatia e a sua forma sincera no tratar os amigos se fizeram presentes, e, aquela noite se fez mágica.
O espaço que a livraria direcionou para o evento em poucos instantes se fez lotado de jovens, homens e mulheres da comunidade negra na sua maioria, com visível semblante de orgulho por ali estar prestigiando um dos seus. Todavia, a mesma alegria se deixava transparecer nos olhares das demais pessoas que ali também prestigiavam o saudoso Osmar Gaspar, pois este, na sua absoluta compreensão de edificar uma sociedade igualitária entre pessoas negras, indígenas e brancas em nosso país o fizera conquistar inúmeras e sinceras amizades para além da comunidade negra.
O espaço destinado tornara-se tão tomado que algumas pessoas se perfilaram pelos corredores adjacentes, o que, inclusive, motivou a livraria Travessa, a posteriori, dizer para a Alinne, filha do Osmar Gaspar e organizadora do evento, que nunca houvera ali tantas pessoas em um lançamento de livro, e, com tamanha quantidade de vendas outrora visto.
Dos cinco membros que compuseram a banca de doutorado do autor, no passado recente, três se fizeram presentes e discursaram no evento. Primeiro a discursar foi o Prof. Dr. Kabengele Munanga, que fora o orientador no doutorado e entre várias palavras alusivas ao autor, ele destacou que quando da sua defesa oral no Supremo Tribunal Federal a favor da lei de cotas para as pessoas negras, foi o Osmar Gaspar que conversou com o Ministro Lewandowski e este orientou o procedimento que franqueou a sua ida ao STF, enfatizando no entanto que sem a devida ação do Osmar Gaspar ele não teria obtido êxito.
O Prof. Dr. Denis de Oliveira destacou a indignidade do Osmar Gaspar para com os maus tratos que a sociedade brasileira destina às pessoas periféricas através do seu braço armado, sobretudo para com as pessoas negras que ficam cotidianamente à mercê das arbitrárias invasões policiais em suas residências sem as devidas ordens judiciais e que a constituição de 1888 virou as costas à estas pessoas. Discorreu também sobre a rigidez e a honestidade do Osmar Gaspar na busca dos fatos para se obter a verdade em suas pesquisas para a aludida tese de doutorado.
O Prof. Dr. Ivair Alves dos Santos discorreu sobre sua amizade com o autor no início dos anos 80 quando da campanha política de um intelectual do movimento negro, o Prof. Dr. Hélio Santos.
Destacou que este livro do Osmar Gaspar é um grande legado para se entender a inexistência de pessoas negras nas esferas políticas e que em sua pesquisa o autor sofreu violência verbal de um dirigente de um grande partido político em decorrência das suas perguntas não respondidas correlatas às candidaturas de pessoas negras no partido em questão.
Destacou ainda, enfaticamente, que quando do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral sobre a consulta impetrada pela deputada Benedita da Silva, o Ministro Edson Fachin, então presidente da corte, havia lido a tese de doutorado do Osmar Gaspar, tendo em uma sessão da corte citado a tese e o nome do autor, e mais, que a mesma embasou o voto favorável do então Relator Ministro Roberto Barroso. O Ministro Fachin ao saber que o Osmar Gaspar havia falecido, em outra sessão, também gravada, prestou condolências à família.
Outras pessoas tiveram fala no evento a exemplo do sociólogo e militante do Movimento Negro Rafael Pinto que discorreu sobre a importância do livro do Osmar Gaspar fazendo amarras do mesmo com a Frente Negra Brasileira que atuou em defesa da comunidade negra e se transformou num partido político na primeira metade do século XX.
Também foram lidas duas poesias inspiradas na pessoa do Osmar Gaspar e à ele carinhosamente dedicadas. Uma por Valdemar Alves Nogueira, Auditor Fiscal da Receita Federal e a outra por Romildo Ibeji, Sóciopsicologo.
Depois disto a Alinne prestou os devidos agradecimentos e a magia continuou ao sabor de vinhos e entusiasmadas conversas entre os participantes do evento…uma noite mágica de eternas lembranças.
***
Por Adinaldo Souza.
Parabéns maninho – Adinaldo Souza, pela perfeita narração dessa noite mágica 👏🏾👏🏾👏🏾❤️❤️❤️
Edição Maravilhosa, amigos verdadeiros e Personalidade Brilhante
#osmargasparpresente ✊🏾
Realmente foi uma noite formidável, com o nosso saudoso Osmar Gaspar, presente no coração de cada um de nós.
Realmente foi uma noite formidável, com o nosso saudoso Osmar Gaspar, presente no coração de cada um de nós..
Aline, felicito-lhe por mais um feito! Esse foi sem sombra de dúvida um grande momento, momento de satisfação e realização. Que você desfrute bem todas as suas conquistas e continue firme com toda sua garra para alcançar muito mais. A concretização de um projeto com esta natureza não se deve apenas aos seus autores, mas antes, a todos aqueles que de forma direta ou indireta se envolveram. Parabéns!!!!
Noite fantástica !!
Homenagem ao nosso querido amigo
Osmar Gaspar.
Adinaldo, você conseguiu colocar com suas palavras toda a emoção que sentimos naquela noite mágica!
Depois de dois anos após o falecimento do nosso pai, fazer o lançamento do livro Eleitores e Candidatos negros em São Paulo Reflexos das estruturas de poder e privilégios no Brasil, tendo a presença de amigos e familiares nesse momento tão especial para nossa família, ficou claro que os laços construídos pelo nosso amado Pai durante todos esses anos mostraram o quanto ele foi uma pessoa admirável e respeitado. Agradecemos a você e ao Sérgio e ao jornal Vida Brasil Texas,por enaltecer com esse artigo esse lançamento memorável! #osmargasparpresente👊🏽
Um evento memorável organizado com determinação, maestria e muita emoção.
Ficamos honrados por participar da homenagem póstuma da família e amigos dedicada ao lançamento do livro do prezado autor Osmar Gaspar. A leitura e compreensão da sua obra é imprescindível para o aprimoramento da verdadeira representatividade democrática no Brasil.
Parabéns e obrigado Alinne e família.
#osmargasparpresente
Uma honra imensa participar de um evento tão marcante . A obra de Osmar é essencial e necessária e atualíssima.
Mais esta obra feita pelo meu grande padrinho que sem dúvida deixou um legado na vida de todos que o conheciam e aqueles que tiveram suas vidas tocadas através de mais este livro. Eternamente será lembrado #OsmarGasparPresente
Comentário
Uma honra e privilégio, ter conhecido e ainda mais ter como amigo o professor , Dr Osmar T . Gaspar , parafraseando Milton Nascimento, um amigo que guardo do lado esquerdo do peito .
Um ser humano preocupado com seres humanos e principalmente as minorias , como nos traduz essa bela obra , que ele nos deixou como herança e ensinamento .