Início Destaques Guanajuato, colonial, belíssima e sedutora cidade mexicana.

Guanajuato, colonial, belíssima e sedutora cidade mexicana.

0
1762

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Guanajuato foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é uma cidade encantadora da época colonial situada num pintoresco vale, rodeado pelas montanhas da Serra de Guanajuato.

Guanajuato é uma cidade mexicana, capital do estado de Guanajuato. Tem atualmente 172,709 habitantes. Sua origem é pré-colombiana. Os astecas a chamavam “Paxtitlan”, o que quer dizer “palheiro”, mas o nome popular vem da língua purépecha. “Quanaxhuato” quer dizer “lugar cheio de rãs”, (uma grande formação rochosa fora da cidade de Guanajuato parece muito com um sapo, e sapos são comuns na região). Na religião nativa, o sapo representa o Deus da sabedoria. As minas de ouro e prata foram a principal riqueza da cidade e da região.

Na guerra da independência Miguel Hidalgo liderou uma importante batalha. Há em Guanajuato uma importante atividade universitária, e é a sede do Festival Internacional Cervantino. Guanajuato embora seja a capital do estado, é apenas a quinta maior cidade do estado, atrás de Léon, Irapuato, Celaya e Salamanca. A população do censo de 2005 foi 70.798 pessoas na cidade. Guanajuato é também o nome do município em torno da qual a cidade é a sede municipal. O município tinha uma população de 157.956 e uma extensão de área de 996,74 km ². A cidade de Guanajuato fica perto da borda oeste do município, que inclui numerosas pequenas comunidades periféricas, a maior das quais são Marfil, Yerbabuena, e Santa Teresa.

Origem:Wikipédia, a enciclopédia livre. Praça da Paz e Basílica Colegiada de Nossa Senhora de Guanajuato.

Uma extraordinária rede de caminhos subterrâneos corre debaixo da cidade do Guanajuato colonial. A melhor forma de explorar o centro de Guanajuato é a pé. Praças de estilo europeu se entrelaçam por meio de ruas de pedra e becos que ziguezagueam para cima e para baixo da ladeira, muitas delas são unicamente para pedestres e demasiado estreitas para permitir o passo dos automóveis.

Fonte:  Luiza  Rosalen

Dirigir pelas ruas de Guanajuato constitui um desafio para os automobilistas. O Rio Guanajuato costumava correr debaixo da cidade e, com frequência, era a causa das inundações nas ruas, especialmente durante a temporada de chuvas. Em meados do século 20, os engenheiros construíram uma represa para redirigir o rio para as cavernas subterrâneas e assim paliar as inundações. Mais adiante, esse rede de túneis subterrâneos foi transformada em vialidades para dar cabida ao tráfego da cidade.

From Wikipedia, the free encyclopedia.

 

Curiosidades super interesantes: As ruas da cidade não tem sinais e também não existe nas paredes anúncios de publicidades.

Uma das primeiras coisas que você notará chegando a Guanajuato é que a maioria dos automobilistas da cidade utilizam esta rede subterrânea, isto propicia que o tráfego, geralmente, seja leviano em muitas das ruas e becos do centro histórico. As vialidades estão pavimentadas com paralelepípedos e estão bem iluminadas, possuem interseções, eixos transversais, e inclusive calçadas.

Fonte: Luiza Rosalen

A organização dos túneis assemelha-se ao do sistema de metrô na cidade. De fato, varias rotas locais de ônibus públicos correm debaixo da terra.

Há escadas de pedra que conduzem desde o nível da rua até os túneis subterrâneos, oferecendo aos pedestres uma alternativa ao labirinto de becos que chegam ao centro histórico. Inclusive, se não tivéssemos planejado dirigir durante a nossa visita, vale a pena visitar este mundo. Guanajuato é uma cidade imersa em lendas e seus famosos túneis não são uma exceção. Segundo a lenda local, comenta-se que La Llorona (A Chorona) deambula pelos túneis de Guanajuato.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Turismo

Múmias de Guanajuato é uma coleção de corpos naturalmente mumificados, sepultados durante a epidemia de cólera na região de Guanajuato, México, em 1833. As múmias foram encontradas em um cemitério de Guanajuato, responsáveis por tornar a cidade uma das maiores atrações turísticas do México.

From: Wikipedia, the free encyclopedia

Todas as múmias foram desenterradas de suas sepulturas entre 1865 e 1958, quando uma lei exigiu que os parentes pagassem uma taxa para manter os corpos no cemitério. Caso os parentes não pudessem pagar a taxa, perderiam o direito de utilização do local sepulcral, sendo os mortos desenterrados. Noventa por cento dos corpos do cemitério foram desenterrados, porque seus parentes não pagaram a taxa. 2% destes estavam naturalmente mumificados. Os corpos mumificados foram guardados em um depósito e desde o início do século XX as múmias começaram a atrair turistas. Os funcionários do cemitério começaram a cobrar das pessoas alguns pesos para entrarem no depósito, onde ossos e múmias estavam armazenados. O local tornou-se um museu denominado El Museo De Las Momias, o Museu das Múmias. Uma lei proibindo o desenterramento de outras múmias foi aprovada em 1958, mas ao museu foi permitido expor as múmias até então desenterradas. O município é importante no aspecto turístico, por seu rico patrimônio cultural e artístico, que compreende monumentos, construções antigas, museus, praça e palacetes, igrejas e etc.

Fonte: Luiza Rosalen

Localizados em sua maioria na cidade de Guanajuato e que datam da época colonial; por isso o turismo tem uma grande importância para a economia do município. Se conta com uma infraestrutura de primeira ordem, composta de numerosos hotéis, restaurantes, discotecas e centros noturnos. O Cristo Rey del Cubilete (Cristo Rei no Santuário) é um dos mais importantes monumentos religiosos do México, e é dito que marca o centro geográfico do México.

Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Cristo Rei del Cubilete.

No Panteón que são catacumbas a oeste da cidade é um cemitério famoso para as naturais múmias de Guanajuato produzidas por meios desconhecidos. Cerca de 1 em cada 100 corpos enterrados aqui foram experiente natural de mumificação. No final de 1800, a cidade instituiu um imposto sobre o “enterro” para as famílias dos falecidos. Quando algumas das famílias mais pobres não conseguiram pagar o imposto, os seus parentes foram desenterrados e colocados em exibição pública em um museu construído de propósito. O museu possui 111 cadáveres descansando em almofadas de veludo. Hoje, é relatado que há receitas do fundo de ajuda aos cofres do museu da cidade para um grau considerável.

Educação

From: Wikipedia, the free encyclopedia. Vista panorâmica da Universidade de Guanajuato.

A Universidade de Guanajuato é a máxima casa de estudos do estado de Guanajuato e até 2007 formava cerca de 30.000.Esta cifra inclui as escolas incorporadas a Universidade de Guanajuato, e estudantes em seus 122 programas acadêmicos, entre os que se encontram 8 doutorados, 28 mestrados e 53 diplomados dispersos em 12 municípios do estado.

Sua história se remete ao ano de 1732, quando se criou sob o nome de Escuela de la Santísima Trinidad. Em 27 de agosto de 1827, com o primeiro governo constitucional, a escola muda de nome para Colegio de la Inmaculada Concepción, ficando sob a responsabilidade do estado e criando assim as faculdades de direitoo, pintura, escultura, arquitetura e em 1831, a biblioteca da universidade. Em 1867, mudou de nome outra vez para se chamar Colegio del Estado. Durante este período, houve uma expansão na investigação, assim como no desenvolvimento de novos programas técnicos. Finalmente, em 1945, o colégio muda seu nome pela última vez para ser Universidade de Guanajuato e em 1994 alcança o reconhecimento como Universidade autónoma, ficando livre da legislatura do governo.

Vale a pena, visitar a esta belíssima cidade mexicana,  hotel, restaurantes e bares de muito bom gosto, e a parte turística extremamente interesante.

Sergio Lima

Artigo anteriorValter Aleixo. Pura Poesia .
Próximo artigoCrônica – Veja quem são as pessoas que faziam a diferença na Comunidade Brasileira de Houston, e no estado do Texas em 2008.
BIOGRAFIA ****** Sérgio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano onde jogou em todas as categorias e foi campeão Estadual no ano de 1969. Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América do Rio, tornando-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e vice-artilheiro brasileiro Carioca de 1973. Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexa Campeão Gaúcho invicto. Em 1975, formou um excelente time do Guarani de Campinas, com grandes jogadores, Ziza, Amaral,Renato, Miranda, Davi, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha. que foi base do Campeão em 1978. Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Club Jalísco, e Atlas Fútbol Club ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. ****** Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio,estado do Rio, onde encerrou sua carreira. Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na rádio local chamada "Canal 58" de Guadalajara. Após a copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos, nos Estados Unidos da América,, onde foi convidado pela Universidade de Houston Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco para participar como instrutor do “Cugar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Na sequência, depois de várias participações, em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy com o apoio espetacular do grande amigo Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ****** Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: 1 - Criou-se liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. 2 – Todos os meses havia Torneios entre todos os Parks. 3 - Criou-se seleções para jogarem contra jovens das outros áreas, e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. Foi apresentado e aprovado e Sérgio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos, até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. Sérgio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a "Licença National B' e assumiu como Coach principal da South Texas Soccer Select Team Open Age From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro "Afrodescendente" a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ****** No ano de 1992, Fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde ficou por 28 anos, sendo 24 anos impressos e os últimos 4 anos digital em português. Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor . A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ****** 1 - Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira no criada no Texas em 1993 com finalidade de promover a cultura do Brasil. Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sérgio Lima teve a participação com 10 músicas 8 autorais e mais duas com parcerias. 2 - Compositor da música “I Love Rio”, escrita e inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elicia Oliveira em ingrês (Está disponível no YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ****** Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. ****** A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando, em certos momentos, o diálogo tenso, desconfortável e, até certo ponto, cansativo, devido à falta de elasticidade de algumas lideranças, acostumadas, creio, a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ****** Sérgio criou o espaço Brasil especial na Biblioteca central da cidade de Houston e conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. Recebeu o Prêmio Brazilian International Press Ward, por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português, e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ****** ORIGINAL ARTICLE “AFRO DECENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui