From Wikipedia, the free encyclopedia.
Curiosidades super interesantes: As ruas da cidade não tem sinais e também não existe nas paredes anúncios de publicidades.
Uma das primeiras coisas que você notará chegando a Guanajuato é que a maioria dos automobilistas da cidade utilizam esta rede subterrânea, isto propicia que o tráfego, geralmente, seja leviano em muitas das ruas e becos do centro histórico. As vialidades estão pavimentadas com paralelepípedos e estão bem iluminadas, possuem interseções, eixos transversais, e inclusive calçadas.
Fonte: Luiza Rosalen
A organização dos túneis assemelha-se ao do sistema de metrô na cidade. De fato, varias rotas locais de ônibus públicos correm debaixo da terra.
Há escadas de pedra que conduzem desde o nível da rua até os túneis subterrâneos, oferecendo aos pedestres uma alternativa ao labirinto de becos que chegam ao centro histórico. Inclusive, se não tivéssemos planejado dirigir durante a nossa visita, vale a pena visitar este mundo. Guanajuato é uma cidade imersa em lendas e seus famosos túneis não são uma exceção. Segundo a lenda local, comenta-se que La Llorona (A Chorona) deambula pelos túneis de Guanajuato.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Turismo
Múmias de Guanajuato é uma coleção de corpos naturalmente mumificados, sepultados durante a epidemia de cólera na região de Guanajuato, México, em 1833. As múmias foram encontradas em um cemitério de Guanajuato, responsáveis por tornar a cidade uma das maiores atrações turísticas do México.
From: Wikipedia, the free encyclopedia
Todas as múmias foram desenterradas de suas sepulturas entre 1865 e 1958, quando uma lei exigiu que os parentes pagassem uma taxa para manter os corpos no cemitério. Caso os parentes não pudessem pagar a taxa, perderiam o direito de utilização do local sepulcral, sendo os mortos desenterrados. Noventa por cento dos corpos do cemitério foram desenterrados, porque seus parentes não pagaram a taxa. 2% destes estavam naturalmente mumificados. Os corpos mumificados foram guardados em um depósito e desde o início do século XX as múmias começaram a atrair turistas. Os funcionários do cemitério começaram a cobrar das pessoas alguns pesos para entrarem no depósito, onde ossos e múmias estavam armazenados. O local tornou-se um museu denominado El Museo De Las Momias, o Museu das Múmias. Uma lei proibindo o desenterramento de outras múmias foi aprovada em 1958, mas ao museu foi permitido expor as múmias até então desenterradas. O município é importante no aspecto turístico, por seu rico patrimônio cultural e artístico, que compreende monumentos, construções antigas, museus, praça e palacetes, igrejas e etc.
Fonte: Luiza Rosalen
Localizados em sua maioria na cidade de Guanajuato e que datam da época colonial; por isso o turismo tem uma grande importância para a economia do município. Se conta com uma infraestrutura de primeira ordem, composta de numerosos hotéis, restaurantes, discotecas e centros noturnos. O Cristo Rey del Cubilete (Cristo Rei no Santuário) é um dos mais importantes monumentos religiosos do México, e é dito que marca o centro geográfico do México.
Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Cristo Rei del Cubilete.
No Panteón que são catacumbas a oeste da cidade é um cemitério famoso para as naturais múmias de Guanajuato produzidas por meios desconhecidos. Cerca de 1 em cada 100 corpos enterrados aqui foram experiente natural de mumificação. No final de 1800, a cidade instituiu um imposto sobre o “enterro” para as famílias dos falecidos. Quando algumas das famílias mais pobres não conseguiram pagar o imposto, os seus parentes foram desenterrados e colocados em exibição pública em um museu construído de propósito. O museu possui 111 cadáveres descansando em almofadas de veludo. Hoje, é relatado que há receitas do fundo de ajuda aos cofres do museu da cidade para um grau considerável.
Educação
From: Wikipedia, the free encyclopedia. Vista panorâmica da Universidade de Guanajuato.
A Universidade de Guanajuato é a máxima casa de estudos do estado de Guanajuato e até 2007 formava cerca de 30.000.Esta cifra inclui as escolas incorporadas a Universidade de Guanajuato, e estudantes em seus 122 programas acadêmicos, entre os que se encontram 8 doutorados, 28 mestrados e 53 diplomados dispersos em 12 municípios do estado.
Sua história se remete ao ano de 1732, quando se criou sob o nome de Escuela de la Santísima Trinidad. Em 27 de agosto de 1827, com o primeiro governo constitucional, a escola muda de nome para Colegio de la Inmaculada Concepción, ficando sob a responsabilidade do estado e criando assim as faculdades de direitoo, pintura, escultura, arquitetura e em 1831, a biblioteca da universidade. Em 1867, mudou de nome outra vez para se chamar Colegio del Estado. Durante este período, houve uma expansão na investigação, assim como no desenvolvimento de novos programas técnicos. Finalmente, em 1945, o colégio muda seu nome pela última vez para ser Universidade de Guanajuato e em 1994 alcança o reconhecimento como Universidade autónoma, ficando livre da legislatura do governo.
Vale a pena, visitar a esta belíssima cidade mexicana, hotel, restaurantes e bares de muito bom gosto, e a parte turística extremamente interesante.
Sergio Lima