Jeremias, “O Bom”. Espetacular Jogador de Futebol. Velhos e Bons Tempos do Futebol.

1
2988

Por Sergio Lima

Jerê? É um ser  humano genial e diferenciado, jogava muito, fazia o jogo fácil, não complicava, depois da linha do meio campo, flutuava, elegantemente com passadas largas, hábil, inteligencia e íntimo como ninguém da redonda, era mortal, aos arredores da grande área, ou dentro dela. Seu chute era certeiro, e as cabeças sempre terminavam em gol. Jerê, era craque. Jerê, era sutil, surgia de surpresa de várias vertentes dentro da área, e isso se transformava sempre, em um belo gol.

Jeremias, “O Bom”. Conte sua belíssima história.

Sou Jorge da Silva Pereira, conhecido no futebol por JEREMIAS. Sou de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, onde nasci, na Ititióca, uma localidade do bairro Cubanco, no dia 22/04/1949. Morei até os 6 anos de idade, na rua São José, sendo que minha família, mudou – se para o bairro Venda da Cruz em São Gonçalo.

Comemoração dos 68 anos. Neto Rodrigo, Filha Andreia, Filho Thyhago, Jerê, Neta Gabriela,          Neta Nicole e Filho Sylvinho.

Jogava de volante e era artilheiro do time. Como não poderia jogar campeonato em Niterói, ao completar 15 anos, o treinador do Manufatora, me encaminhou pra realizar um teste no América do Rio. O treinador conhecido por Bandolin, não teve dúvidas em me encaminhar. Fiz somente 02 rápidos treino e 20 minutos em um amistoso e fui logo federado. Era novembro de 1964. Joguei 1965, 1966 no infantil e em 1967, joguei no infantil e juvenil. Em 1968, joguei juvenil e no final do campeonato o treinador do profissional Flávio Costa, solicitou minha ida para o plantel.

Tive sorte de contar com os treinadores : Brandãozinho, Washington Ribeiro e Moacir Aguiar na base, além de encontrar no time principal jogadores que haviam jogado comigo na base, mesmo eles sendo um pouco mais velhos. Meu primeiro jogo no time de cima foi um amistoso contra o Flamengo no Estádio Caio Martins em Niterói. 2 x 2 foi o resultado.. Depois de alguns amistosos, tive a felicidade de jogar meu primeiro jogo oficial, contra o Flamengo no Maracanã pelo Carioca de 1969, e 0 x 0 foi o placar.

Joguei bem e ao lado do Melhor jogador do América de todos os tempos Eduzinho, aí foi fácil. Em 1970 veio Otto Gloria, para trinar o América e foi mais um excelente ano.

Em 1971, já com o grande mestre Zizinho no comando do América, fui convocado pra Seleção Carioca, treinada por Paraguaio, que era treinador do Botafogo.

Ainda em 1971, a pedido de Zagalo, fui vendido ao Fluminense. Fui campeão Carioca em 1973 pelo Fluminense. 

Retornei ao América no Brasileirão de 1973, e o América tinha um excelente time.Em muitos jogos no ataque com Edu, Sérgio Lima, Expedido. Como era dono do meu passe, fui convidado, por um amigo do bairro, o senhor LUIZ RIBEIRO, pra jogar em Portugal, através de outro amigo José de Barra Mansa. Isto era maio de 1974, e fui pro Vitória de Guimarães. Aí foi somente felicidades. Encontrei uns diretores espetaculares, entretanto o treinador que qualquer jogador de futebol teria desejo de tê-lo como treinador. Um treinador espetacular. Nome dele? O Grande Capitão,Mister Mario Wilson.

Fui vice artilheiro do Campeonato Português. Em 1975, fui para o Espanyol de Barcelona, onde encontrei outro espetacular treinador, o Uruguaio Emílio Santa Maria.

Joguei no Espanyol até 1978. Posso dizer que fui um excelente jogador nas 3 temporadas. Mas, uma contusão nos rins e no púbis, foi aos poucos me afastando do futebol.

Na temporada 1978/1979, regressei ao Vitória de Guimarães e na temporada 1979/1980, encerrei a carreira jogando pelo grande time do Vitória de Setúbal.

Não deu pre seguir, pois a contusão piorou. Mesmo tendo convites pra seguir e voltar no ano seguinte pra Portugal, não segui.

O meu grande troféu é sem dúvidas, todos os times que tive a felicidade de jogar, além dos grandes amigos desde o infantil, juvenil, profissional e até mesmo no veterano do América e do Vasco. Fiz amizades maravilhosas com companheiro e adversários isto me orgulho muito.

Meus amigos de infância seguem mantendo nossa amizade. Felicidade pura. Joguei contra grandes Monstros Sagrados do Futebol Mundial.

Entrevista

VB: Qual foi jogo, e o gol inesquecível da sua carreira?

Meu gol inesquecível, foi contra o Rayo Valecano, no espanhol, fui aplaudido de pé por todos no Estadi de Sarrià (Português – Estádio de Sarriá), o belíssimo palco espanhol do mundial 1982. O Estadi de Sarrià foi um estádio multiuso, localizado em Barcelona, Espanha. 

Estádio de Sarriá

O jogo inesquecível foi o meu primeiro no Maracanã, em 1969 contra o Flamengo.

Estádio do Maracanã

VB: Conte uma história engraçada do seu momento como jogador de futebol.

Histórias engraçadas do futebol, foram várias, porém não posso deixar de falar da viagem do América, em 1971, em Rosário na Argentina, em que tinha um jogador, que armava o terror no hotel. Ele era “ O SOMBRA “ Tenho certeza que ao ler estes meus relatos “O SOMBRA”, vai dar gargalhadas.

VB: Quem foi seu melhor treinador?

Meu melhor treinador, eu seria injusto citar somente um nome, entretanto todos que estão nestas humildes linhas, foram de grande importância na minha vida dentro e fora de campo.

VB: Porque você não quis seguir a carreira de treinador de futebol?

Nunca tive o sonho de ser treinador de times no Brasil, apesar de ter o curso de treinador. É uma carreira ingrata.

VB: O que significa para você o Club Social 5 de Julho em Niterói?

Bem o Clube Cinco de Julho, é minha casa, pois desde 1981, sou sócio e frequentador, fui diretor de esportes, por 22 anos, além de durante 20 anos, tive uma escolinha de futebol, onde fiz um excelente trabalho.

VB: Qual o seu time de coração?

Adoro o América, porém tenho um grande carinho por todos os times que joguei, e sempre que jogam fico torcendo por excelentes resultados.

VB: Escale duas seleções de todos os tempos podendo colocar jogadores estrangeiros

Uma Seleção de Todos os Tempos, no Brasil e no mundo, pra mim, é difícil, pois vi jogar e joguei contra maravilhosos jogadores. Creio que Pelé e Garrincha jogariam em qualquer seleção do mundo.

VB: A muito tempo ouço vários comentários extremamente enaltecedores sobre a seleção brasileira de 1982 citando como uma das melhores do mundo. Qual a sua opinião?

A melhor Seleção de todos os tempos que eu vi foi a de 1970, sendo que a Seleção de 1982, também tinha um excelente time e jogadores do mais alto nível. A Seleção de 1970, jogou contra seleções de alto nível, e se deu o luxo, de ter PAULO CESAR LIMA E EDU, ponta esquerda do Santos, sem serem titulares.

VB: Em termos político, o Brasil está complicado, e estado do Rio de Janeiro esta falido. Você tem algum candidato para presidência do Brasil no próximo ano de 2018? E também se você tem algum candidato futuro, para o estado do Rio de Janeiro?

De política só tenho decepção, pois nesta situação o Brasil não é uma nação a ser levada à sério. Meu voto eu sempre justifico. Só tem bandidos.

VB: Qual foi o seu último jogo, como jogador de futebol?

Meu último jogo foi Vitória de Setúbal x Braga em Portugal.

VB: Jerê você tem alguma escola de Samba preferida?

Adoro todas escolas de samba, porém em especial a minha é “Cubando”, que é do bairro onde nasci. Vila Isabel, devido Martinho e Mocidade Independente de Padre Miguel, são outras que admiro muito. Viradouro também está no meu coração, assim como PORTO DA PEDRA em São Gonçalo.

VB: Cite 3 Craques de todos os tempos.

E impossível citar os 3 melhores jogadores de todos os tempos, tanto no Brasil como no exterior. Eu vi jogadores encantadores.

VB: Fale sobre o sua vida no America F.C. do Rio de Janeiro.

Minha vida no América é uma linda história, pois além de jogar, tenho amigos carinhosos desde os meus 15 anos. Mantenho contato com muitos até esta data. Se possível colocaria aqui todos os nomes, dos amigos do futebol.

Bem, meu grande amigo dentro e fora de Campo, Sérgio Lima, obrigado por ter permitido, eu jogar ao seu lado e ser seu amigo. Passamos momentos maravilhosos, e com muitas histórias. Que bem você está fazendo com seus amigos do futebol, meu amigo Sérgio Lima. Que Deus ilumine e abençoe sua vida, para que possas fazer nossa história, ser acompanhada por amigos que com toda certeza ficarão felizes, em saber algo da nossa vida no futebol. Obrigado.

***

Por Sergio Lima

Artigo anteriorRonaldinho Gaúcho, gênio, mágico, mestre espetacular da bola, falou conosco em Houston, Texas – emoção de uma criança.
Próximo artigoCrônica – Filosofia contemporânea de Nitiren Daishonin.
BIOGRAFIA ****** Sérgio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano onde jogou em todas as categorias e foi campeão Estadual no ano de 1969. Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América do Rio, tornando-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e vice-artilheiro brasileiro Carioca de 1973. Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexa Campeão Gaúcho invicto. Em 1975, formou um excelente time do Guarani de Campinas, com grandes jogadores, Ziza, Amaral,Renato, Miranda, Davi, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha. que foi base do Campeão em 1978. Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Club Jalísco, e Atlas Fútbol Club ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. ****** Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio,estado do Rio, onde encerrou sua carreira. Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na rádio local chamada "Canal 58" de Guadalajara. Após a copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos, nos Estados Unidos da América,, onde foi convidado pela Universidade de Houston Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco para participar como instrutor do “Cugar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Na sequência, depois de várias participações, em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy com o apoio espetacular do grande amigo Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ****** Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: 1 - Criou-se liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. 2 – Todos os meses havia Torneios entre todos os Parks. 3 - Criou-se seleções para jogarem contra jovens das outros áreas, e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. Foi apresentado e aprovado e Sérgio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos, até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. Sérgio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a "Licença National B' e assumiu como Coach principal da South Texas Soccer Select Team Open Age From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro "Afrodescendente" a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ****** No ano de 1992, Fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde ficou por 28 anos, sendo 24 anos impressos e os últimos 4 anos digital em português. Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor . A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ****** 1 - Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira no criada no Texas em 1993 com finalidade de promover a cultura do Brasil. Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sérgio Lima teve a participação com 10 músicas 8 autorais e mais duas com parcerias. 2 - Compositor da música “I Love Rio”, escrita e inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elicia Oliveira em ingrês (Está disponível no YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ****** Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. ****** A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando, em certos momentos, o diálogo tenso, desconfortável e, até certo ponto, cansativo, devido à falta de elasticidade de algumas lideranças, acostumadas, creio, a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ****** Sérgio criou o espaço Brasil especial na Biblioteca central da cidade de Houston e conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. Recebeu o Prêmio Brazilian International Press Ward, por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português, e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ****** ORIGINAL ARTICLE “AFRO DECENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

1 COMENTÁRIO

  1. Hi there! I could have sworn I’ve visited this web site before but after going through a few of the articles I realized it’s new to me. Nonetheless, I’m certainly delighted I came across it and I’ll be book-marking it and checking back regularly!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui