Foto: Origem Wikipédia, a enciclopédia livre.
Por Fernanda Teixeira – Psicóloga e Terapeuta cuidesebemm@gmail.com – www.cuidesebem.com
Estou maior do que era antes
Estou melhor do que era ontem
Eu sou filho do mistério e do silêncio
Somente o tempo vai me revelar quem sou.
(Dani Black)
Cantando e dançando esta linda canção de Dani Black, na voz de Milton Nascimento, no deserto do SAARA no Marrocos, no meio das dunas, aquela areia de cor tão singular e especial fazia uma magia acontecer. E, uma profunda e gentil limpeza tocava a todos. Realmente, somente limpos podemos ser quem somos! Como fazer para nos limpar interiormente? Como podemos retirar toda poluição que acumulamos com maus pensamentos, resíduos de experiências dolorosas e mágoas retidas? Os terapeutas da acupuntura nos ensinam: que o corpo aloja em pontos específicos uma sujeira e que deve ser limpa com frequência. Segundo psicanalista brasileiro Rubem Alves somos como uma casa antiga, revestida com muitas camadas de pintura sobre nós, que nos escondem de nós mesmos. Apenas as retirando, poderemos descobrir quem somos e viver livres e mais leves. As camadas adquiridas ao viver, aos poucos vão se incorporando ao ser, se avolumando e, cada vez mais fundindo o ser, as camadas que não são suas. Até finalmente chamá-las de EU! Então, a frase passa ser dita assim: – eu sempre fui desanimada e cansada, eu sou assim. Com a repetição dos mesmos estados emocionais, formarmos um padrão, uma reação que se repetirá até formar uma característica da personalidade. As características emocionais, têm um efeito condicionante na forma como as pessoas olham as experiências cotidianas e reagem a elas.
Como descreve o terapeuta e professor de yoga Ernani Fornari: Viver produz lixo! Assim como em uma cozinha para elaborar um prato produzimos um lixo orgânico e outro reciclável. É necessário jogá-los fora! Nossos pensamentos e memórias formam lixos mentais, que logo transforma-se em bloqueios e dificuldades emocionais, que nos impedem seguir o bom fluir da vida. Seja para a construção de relacionamentos saudáveis, para vivermos uma vida com saúde, próspera, de abundancia material e emocional. Torna-se vital nos limparmos destes pesos e lixos que produzimos, apenas vivendo o nosso dia a dia.
Convido-os a entrar numa jornada permanente rumo a nossa limpeza interior junto a nossas crenças e pensamentos que nos impede a seguir metas e conquistas.
Nossos pensamentos, muitas vezes estão imersos em memórias distorcidas, vivemos cometendo erros mirando nos acertos, nossa mente nos julga e nos condena, gravando lições erradas de experiências vividas. Na vida não há erros, há desequilíbrios, é necessário esclarecer e ampliar que todos somos bons e maus, santos e diabos. Muitas das experiências da vida são expressões de memórias que se repetem, dos sonhos a depressão, o pensamento contaminado, a culpa, a pobreza, o ódio, o ressentimento e o sofrimento são “antigas aflições renovadas”. A mente tem uma escolha: pode iniciar uma incessante limpeza ou pode permitir que as memórias repitam incessantemente os problemas. As memórias nunca saem de férias e só se aposentaram se você as aposentar.
Na minha concepção terapêutica, muitos elementos podem impulsionar curas, limpezas e restaurações emocionais tais como; as diversas psicoterapias, as terapias orientais, as massagens, banhos, vivências espirituais diversas, viagens, esportes, artes, o contato com natureza, a prática da agricultura doméstica, música, mas, nenhum será mais profundo que o encontro com o Outro. O outro me espelha, me desafia, me irrita, me entristece; o outro sempre, nos mostrando quem somos, segue nos provocando intensamente uma profunda limpeza interior. Seguindo um dos ensinamentos da terapia genuinamente brasileira apresentada pelo Alinhamento energético1 , dizemos:- AHOW! Saúdo todas as minhas relações. Por todas as minhas relações! Com elas aprendo e me limpo constantemente.
Daquelas Dores que deixamos para trás Sem saber que aquele choro, valia ouro! Estamos existindo entre mistérios e silêncios
Bert Hellinger2 nos ensina que somente o adulto é capaz de fazer o que é necessário. Apenas com a consciência adulta poderemos iniciar a Limpeza interior. Hellinger nos lembra que por vezes, a infelicidade esconde uma memória ancestral que deve ser limpa e restaurada, uma memória infantil.
Evoluindo a cada lua, a cada sol Se era certo ou se errei Se sou súdito se sou rei Somente atento a voz do vento saberei
Nos mistérios e no silêncio do deserto, ”viajando com alma” junto a equipe Zen Family voltamos “melhor do que era antes” e com a alma limpa.
Fonte:
Fornari, Ernani. Alinhamento energético.1ª ed. São Paulo: Editora Gráfica, 2014
Guedes, Olinda. Além do aparente. Um livro sobre constelaçãoes familiares. 1ª ed. Curitiba, 2015.
Carlos, Dani. Diluvio: Música Maior(Part. Milton Nascimento). Luz Azul CD. Faixa 11. 108Mb, 2015 i
1 O Alinhamento Energético, ou Fogo Sagrado, ou Cura Interior, ou laminas douradas é uma técnica terapêutica xamânica brasileira que nasceu da visão do farmacêutico Aloysio Delgado para o universo indígena brasileiro. Descobriu que o sexto sentido seria uma ferramenta terapêutica poderosa para acessar conteúdos emocionais inconscientes doentes que estão esperando cura.
2 Bert Hellinger filósofo alemão, ex-seminarista criador da terapia Sciencia Hellinger descobriu uma consciência ancestral, invisível que constituem nossa formação biológica. Essa consciência afeta nossas tendências e comportamentos e está ligada ao destino do grupo familiar ao qual pertencemos. Negar o fluxo dessa consciência nos coloca em conflito.
Por Fernanda Teixeira – Psicóloga e Terapeuta