Fonte foto e texto – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Por Sergio Lima.
***
O Tiroteio em Highland Park em 4 de julho de 2022, foi um tiroteio na cidade de durante as festividades do Highland Park, Illinois Dia da Independência na manhã de 04 de julho de 2022. Seis pessoas morreram e 24 ficaram feridas feridas.
Contexto
O Dia da Independência dos Estados Unidos é feriado nacional, quando milhares de pessoas vão às ruas para participar das celebrações. E não era diferente em Highland Park, onde centenas de pessoas estavam assistindo a um desfile na manhã do de 04 de julho de 2022. Após o incidente, a prefeitura pediu que todos ficassem em suas casa e avisou que os eventos públicos estavam cancelados
Crime
Fonte foto e texto – Wikipédia, a enciclopédia livre.
O desfile começou por volta das 10 da manhã, mas foi subitamente interrompido cerca de 10 minutos depois, quando tiros foram disparados e pessoas começaram a correr e a gritar, “deixando para trás cadeiras, carrinhos de bebé, bicicletas e cobertores”, reporta a VOA.
Suspeito
A polícia identificou o suspeito como um homem branco de cerca de 20 anos de idade, de cabelo escuro e que usava uma camiseta. Ele fugiu do local. No final da tarde, a prefeitura divulgou que a “pessoa de interesse” se chamava Robert (Bobby) E. Crimo III, tinha 22 anos de idade, e que estaria fugindo usando 2010 Silver Honda Fit, IL Lic. Placa DM 80653.
O suspeito teria usado um Fuzil para cometer o crime.
Investigações
Fonte foto e texto – Wikipédia, a enciclopédia livre.
A polícia de Highland Park recebeu reforço do FBI nas investigações.
Reações
A prefeitura da cidade lamentou o ocorrido, escrevendo em seu portal: “a cidade lamenta a trágica perda e lesão daqueles que vieram celebrar conosco hoje. Compartilhamos a dor de todos que estão de luto pela perda de um ente querido e nossos corações estão com todos os impactados pelos eventos de hoje”.
Fonte foto – https://www.facebook.com/HighlandParkIL.
O presidente Joe Biden emitiu um comunicado no meio da tarde onde escreveu: “Jill e eu estamos chocados com a violência armada sem sentido que mais uma vez trouxe sofrimento a uma comunidade americana neste Dia da Independência”. Ele também disse que ofereceu todo o apoio do governo federal à comunidade e enfatizou que após assinar a reforma na lei de posse de armas, “ainda há muito mais trabalho a fazer e não vou desistir de lutar contra a epidemia de violência armada”.
Até o início de junho, segundo o The Washington Post, mais de 250 tiroteios em massa haviam acontecido nos Estados Unidos em 2022, 38 deles após o tiroteio na Escola Robb no Texas, que deixou 19 crianças e dois professores mortos.
***
Fonte foto e texto – Wikipédia, a enciclopédia livre.
*
Por Sergio Lima.