Por Sergio Lima
Esse cara sou eu
Liminha deu início a sua carreira como jogador de futebol em 1975, com 13 anos, fazendo parte das categorias básicas do futebol de salão do América F.C. do Rio de Janeiro. Ao completar 18 anos, teve que servir as Forças Armadas do Brasil.
Seu quartel e local de serviço foi o 1º Batalhão de Polícia do Exército (PE) na Tijuca. Ele deu sequência a sua paixão pelo futebol competitivo quando foi convidado a fazer parte da seleção do quartel. Teve uma grande alegria a conseguir ser campeão do torneio militar.
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – 1º Batalhão de Polícia do Exército (PE) na Tijuca
Terminado o serviço militar foi convidado pelo seu irmão Jorge Lima, na época jogador do América de Rio Preto (SP) a viajar para Rio Preto. Assim em 1984 onde começou aparecer para o futebol profissional do país.
Veja esse vídeo Gol do Liminha.
Liminha e o seu irmão, o zagueirão Jorge Lima, ex América do Rio e América de São José do Rio Preto.
Jorge Lima, América do Rio.
Campeonatos disputados:
Paulista, Mato Grosso do Sul, Catarinense, Gaúcho, Goiano, Mineiro, Paranaense.
Equipes onde jogou:
Santa Fé do Sul (SP), E.C.São José (RS), Bandeirantes de Birigui (SP), C.A.Taguatinga (SP), A.E.Chapecoense (SC), Operário (Ponta Grossa), Ypiranga de Erechim (RS), E.C. Pelotas(RS).
Time da BOSH
Santa Fé do Sul (SP)
São Bento de Sorocaba (SP), América (SP), Operário (MS), Atlético Paranaense (PR), Jataiense (GO), Goiatuba (GO), Uberlândia (MG), Internacional de Limeira (SP).
Gols no Campeonato Gaúcho
Brasil Farroupilha 1995: 12 Gols
E.C. Pelotas 1997 : 15 gols
Gols no Campeonato Brasileiro Série (A) 1987
Inter de Limeira 1987: 8 Gols
Internacional de Limeira SP
Família
Liminha foi casado e tem uma filha de nome Isabela. Embora tendo morado em Curitiba por muitos anos, seu sonho era morar na cidade de Rio Das Ostras, na região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro, onde tem uma confortável casa.
Pida e Isabela Lima
Seu tempo nos Estados Unidos foi uma passagem de aprendizado super importante depois de ter vivido como jogador de futebol. Trabalhou em tudo e fez de tudo para trazer o dinheiro para casa, aproveitou sua experiência do tempo em que trabalhou na BOSH em Curitiba, desenvolveu suas habilidades e colocou em prática na área mecânica, construção, e ao mesmo tempo em outros horários propícios o futebol e a música.
A Banda Samba Soul em Houston Texas.
Fez muita amizade, era querido e respeitado por todos, fez coisas que jamais pensou fazer mas trabalho é trabalho. Tomou a decisão de voltar ao Brasil, sofrida! Mas não tinha jeito pois ele não via como legalizar seus papéis e não queria ficar irregular no país.
Liminha voltou e foi morar com sua mãe, na sua querida rua Dulce na Tijuca, onde cresceu e passou toda sua infância, reencontrando seus velhos amigos e refazendo sua vida no Brasil .
Os amigos da rua Dulce na Tijuca Rio de Janeiro.
Pida “Liminha” tinha 7 irmãos, perdeu dois deles, José Armando, que faleceu em 1984 e em de Dezembro 2017, Tadeu Lima “O Belo”, era tenente aposentado do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. E agora Outubro 2019 perdeu sua mãe D. Georgina, Guerreira nota 1000!.
Dona Georgina, Tadeu Lima e Liminha
Os demais são: Sergio Lima, ex Jogador profissional de futebol, Paulo Cesar Lima músico com carreira feita na China, Jorge Lima tremendo zagueirão do América do Rio e do América de Rio Preto. Nos campeonatos entre os anos 70 e 80 em São Paulo, foi considerado um dos melhores zagueiros onde fazia dupla com Orlando Fumaça.
E a única irmã Claudia Lima, professora, atriz, e intérprete musical, participou de importantes peças teatrais no Brasil. Mora em Houston Texas, nos últimos 20 anos é intérprete da música popular brasileira.
As sobrinhas e sobrinho – Gigi, Tia Claudia, Pedro Lima, Isabela Lima e Gabriela lima em Houston Tx.
Pida “Liminha”, Claudia Lima e Sergio Lima.
O pai Elpidio Lima faleceu em 1973. Foi empregado da Estrada de Ferro Leopoldina em Campos dos Goytacazes de onde a família é natural. E finalmente a guerreira mor, mestre mãe maravilhosa e mulher excepcional, Dona Georgina da Silva Lima passou sempre 1 ano em Houston, Texas, de férias visitando a seus filhos.
Dona Georgina Da Silva Lima
Entrevista
VB – Quantos anos você jogou futebol?
EL – Como jogador profissional 12 anos.
VB – O que você começou a fazer depois que deixou de jogar futebol?
EL – Trabalhei por 11 anos na ROBERT BOSCH em Curitiba Paraná.
VB – Quais foram seus grandes aprendizados ao servir o Exército ?
EL- Auto controle e disciplina. O serviço militar ajudou muito na minha vida, me fortaleceu como homem. Aprendi muito neste tempo que estive no quartel.
VB – Você terminou seu curso na faculdade de educação física no Brasil?
EL – Não, não foi possível, tive que fechar a matrícula na faculdade, pois tinha grande dificuldade em dar sequência aos estudos devido as constantes viagens e mudanças de clubes e cidades em toda minha carreira.
VB – Quanto tempo você ficou nos Estados Unidos?
EL – Fiquei lá por 3 anos, foi uma grande experiência na minha vida, foram momentos extremamente especiais os vividos lá . Não foi fácil tomar essa decisão, mas para mim tudo tem um limite e eu não queria ficar nos Estados Unidos sem regularizar minha situação com a imigração .
VB – Qual o time de futebol do seu coração?
EL – Sou Botafoguense.
VB – Cite 3 grandes personagens reconhecidos mundialmente.
EL – Tenho Jesus Cristo como único e grande personagem.
VB – Quais são seus novos projetos de vida no Rio de Janeiro?
EL – Tenho procurado um trabalho que eu possa me estabilizar. No momento sou autônomo, trabalho com eventos.
VB – Cite o nome de 3 grandes zagueiros do futebol brasileiro que você jogou contra.
EL – Bolívar do Internacional de Limeira, Pollózi do Operário de Mato Grosso do Sul e Eraldo do Atlético Paranaense.
***
Por Sergio Lima
Tenho muito orgulho de você, Pida.
Parabéns pela sua linda família e história de vida.
Você meu amigo é uma lenda viva da turma da RD na tijuca no Rio de Janeiro. Voce é um irmão que sempre nos orgulhou com seu sorriso alegre e uma pessoa de muito Luz.
Grande Guerreiro e amigo!!!
Siga sempre em frente que ninguém nunca irá apagar essa Luz própria. Muito Sucesso irmao. Abs Juarez e Nazario.
Parabéns Pida, grande craque na vida
Oi Pida, e o Paulinho da Renate… Fiquei muito feliz de ter noticias suas e de suas historias….Jogamos muitas vezes juntos na Rua Dulce..vc lembra ? Sucesso e saude pra vc e que consiga esses novos objetivos.
Abração
Ola Meu Nobre Amigo Liminha , Aqui é Marquinho Suiço seu ex Cabeleireiro Sempre Foi Um Énorme Prazer Rehaussar à Sua BLZ . Hj Vivo Aqui Em Rouen Haute Normandie France .Meu Instagram , Marcos Armando Santos .