Por Sergio Lima.
Tenho imenso prazer, em apresentar para todos leitores do nosso Jornal Vida Brasil Texas, este ótimo evento cultural e social de nome, “Samba da Tia Rê”, realizado mensalmente no interior de São Paulo, na cidade de Valinhos, bairro Vila Santana, no estabelecimento Adega Valinhos Chopp, com apoio da Virgínia e do Fernandes, aconteceu no sábado, dia 8 de fevereiro. Estive presente e pude certificar, bem organizado, atendimento muito bom, deixando todos a vontade, um ambiente de extremo alto astral, alegria total, público presente sorria e com desenvoltura seguia com samba no pé, o balanço do ritmo pela excelente banda não deixava ninguém ficar parado.
Fonte Vídeo – Cortesia, do Carlos Eduardo (Carlota) – Vídeo gravado na “Adega Valinhos Chopp” – Este é o local, onde realmente é relizado mensalmente o Projeto “Samba da Tia Rê” – “Adega Valinhos Chopp”.
O “Samba da Tia Rê”, já podemos considerar como patrimônio cultural e social de Valinhos. Trata-se de um projeto cultural que teve inicio em 2014 pelo grupo Versá, composto por dez músicos que visavam resgatar o samba raiz na cidade.
Fonte foto – Cortesia, do Carlos Eduardo (Carlota) – Aprentação do grupo na Festa do Figo de Valinhos.
Com as rodas de samba costumam reunir um excepcional número de presentes em suas apresentações, na sequência, felizmente surgiu outro propósito dentro do mesmo projeto para torná-lo magistralmente também em um projeto social, arrecadando alimentos para doação, dando um brilho ainda maior ao evento.
Fonte foto – Cortesia, do Carlos Eduardo (Carlota) – Aprentação do grupo na Festa do Figo de Valinhos.
Para manter a essência, o evento não cobra entrada, apenas a contribuição voluntária de um quilo de alimento, chegando arrecadar em algumas ocasiões a quantidade entre 350 e 450 quilos de alimentos, que são repassados para entidades da FEAV (Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos).
Fonte Vídeo – Cortesia, do Carlos Eduardo (Carlota) – Este vídeo foi gravado na aprentação do grupo, na Festa do Figo de Valinhos. OBS: O local onde acontece ou é relizado mensalmente o Projeto “Samba da Tia Rê”, se chama “Adega Valinhos Chopp”.
Outra excelente e curiosa ideiaO “Samba da Tia Rê”, surgiu através da criação de um grupo de meninos que eram alunos da Escola de Samba Arco Íris. O grupo desfilou junto entre 1998 e 2002. Em 2011, eles voltaram a tocar juntos com o projeto “Samba do Xereré”, em Valinhos. Nesse cenário, uma figura se destaca: Regina Jesuíno, conhecida carinhosamente como Tia Rê. Enfermeira no Hospital da Mulher da Unicamp em Campinas, São Paulo, onde cuidava de pacientes com câncer. Tia Rê, era uma frequentadora assídua das rodas de samba do grupo. Com seu falecimento em 2012, o grupo decidiu fazer uma homenagem e criaram em 2014, o samba que leva o nome de Tia Rê. Nos informou, Carlos Eduardo “Carlota”, que o Grupo faz vários shows e eventos pela cidade e região, porém ali na Adega é o Projeto onde arrecadam alimentos que vai direto para, “FEAV” Fórum da Entidades Assistenciais de Valinho
Fonte Vídeo – Cortesia, do Carlos Eduardo (Carlota) – Du, Anderson Mamão, Buiu, Max, Thiago, Lê, Fabrício, Douglas, e eu sou o Carlota.
No evento chama a ateção curiosamente a presença da imagem de São Jorge, investigamos, e nos informaram que, a referência ao santo guerreiro é porque a Tia Rê muito o apreciava. A imagem de São Jorge, foi doada pela filha de Regina, é um dos principais símbolos do grupo. O legado e o amor pelo samba estará sendo passado de geração em geração. Samba da Tia Rê é uma homenagem póstuma a Sra. Regina Jesuína.
Fonte foto – Cortesia, do Carlos Eduardo (Carlota)
***
Por Sergio Lima.