Dunga de Vila Isabel
Por Sergio Lima.
O Vida Brasil Texas tem imenso prazer em apresentar o genial Amarildo da Fonseca, conhecido no meio artístico como “Dunga de Vila Isabel”. Extraordinário compositor, cantor e ritmista, sempre na brilhante companhia de seu cavaquinho, faz tudo ficar diferente, levando suas magistrais composições para outro patamar. Dunga é cria do Morro dos Macacos, situado em Vila Isabel, e já faz parte do berço dos nobres e tradicionais compositores do bairro, a exemplo de Martinho da Vila e Noel Rosa.
Dunga viaja maravilhosamente bem através de suas extremas sensibilidade, criatividade e sabedoria para compor suas músicas, que se tornaram sucessos, principalmente quando se trata de samba enredo.
Convido todos a conhecerem tim-tim por tim-tim, com todos os pormenores, a história deste genial músico e ser humano fora de série, a quem, após profunda pesquisa, considero um mestre do samba. A entrevista concedida por ele é esclarecedora e ao mesmo tempo rica em qualidade, e aborda um conteúdo que vale a pena.
Por Sergio Lima.
***
VEJA O VÍDEO
Juntos Martinalia cantando uma musica de autoria do Dunga – O meu amor não é da minha cor.
Dunga pertenceu à ala dos compositores de Vila Isabel e foi passista com performances internacionais. Estreou no LP “Na aba do pagode”, lançado em 1987 pela Emi-Odeon. O disco reunia diversos novos talentos, sendo um dos maiores destaques daquele “Pau de sebo”, como era chamado esse tipo de coletânea musical, geralmente feito pelas gravadoras que pretendiam lançar alguns desses participantes em carreira solo.
VEJA O VÍDEO
Fonte YouTube
Em 1987, no programa “Pagode”, da Rede Globo, lançou seu primeiro disco individual, “Sem pintura”, com apresentação do compositor Nei Lopes. Em 1989, gravou seu segundo disco. Em 1994, sua música “Coisa de comer” foi gravada com sucesso pelo grupo Batacotô.
Dunga de Vila Isabel e Nei Lopes.
Em 1999, Paulinho Albuquerque produziu o terceiro disco, “Sedução”, pela gravadora Velas, que também foi apresentado pelo compositor Nei Lopes, seu parceiro e vizinho. No mesmo ano e pela mesma gravadora, foi lançado o CD “Um natal de samba”. Neste disco, que reuniu diversos compositores e intérpretes, interpretou, de sua autoria em parceria com Toninho Nascimento, “Festa de luz”. No final do ano de 2000, Nei Lopes o convidou para interpretar “Loura Luzia” (Da creu e Nei Lopes), no disco “De letra & música”, de Nei Lopes, lançado pela gravadora Velas. No ano seguinte, em 2001, participou do disco “Quintal do Pagodinho”, produzido por Rildo Hora.
Dunga e Zeca Pagodinho.
A coletânea idealizada por Zeca Pagodinho e gravada ao vivo em seu sítio em Xerém, trouxe ainda outros compositores como Rixxah, Efson, Wilson das Neves e Luiz Grande, entre outros. Em 2011 sua composição inédita “Candeeiro da saudade”, em parceria com o baiano Roque Ferreira, foi gravada pela cantora Thaís Macedo no CD “O dengo que a nega tem”.
VEJA O VÍDEO
Fonte YouTube
ENTREVISTA
VB – Dunga “Amarildo da Fonseca” quando teve início a sua carreira?
VB – Qual foi o primeiro samba composto por você?
VB – Qual a sua escola do coração?
VB – Cite três inesquecíveis Samba-enredo de todos os tempos.
VEJA O VÍDEO
Fonte YouTube
VB – Quem são os três maiores intérpretes de Samba-enredo na avenida para você?
VB – Qual o seu time de futebol preferido?
VB – Existe alguma música que você gostaria que fosse composição sua?
VB – Você tem um lugar preferido no Rio de Janeiro, que você frequenta?
VB – Quais os três maiores compositores de samba da sua preferência?
VB – Qual é o seu sentimento ao disputar para escolha de um Samba-enredo, quando do outro lado concorrendo se encontra, Arlindo Neto “Arlindinho Cruz” e Diogo Nogueira?
VB – Quem são seus parceiros mais frequentes, na hora de compor ?
VB – Você na sua carreira alguma vez, passou por uma saia justa?
VB – Alguma vez, você já teve vontade de morar fora do Brasil?
VB – Quantas músicas compostas por você que foram sucesso?
***
Por Sergio Lima