Silvio Aleixo, pérola da música popular brasileira, extraordinário intérprete.
Por Sergio Lima.
Com esta reportagem, queremos lembrar e prestar esta homenagem a este grande, excelentíssimo, magistral intérprete e “Show Man” da música popular dos tempos, em que se cantava de verdade. Queremos convidar vocês para nos acompanhar nesta viagem para lembrar, deste cidadão simples, mas com uma carreira fantástica, hoje esquecida, silenciada, mais que nunca deveremos, deixar se apagar dos nossos corações.
Silvio Aleixo e sua belíssima família.
Vamos aplaudir de pé! Vamos aplaudir de pé!, Vamos aplaudir de pé!
Obrigado! grande, Silvio Aleixo. Fique bem, saiba que você fez muita gente feliz, com seu talendo, sua voz maravilhosa e sua presença extremamente especial, como ser humano. Esteja bem, cuide-se, pois Deus esta Genial intérprete da música popular brasileira com trabalhos em várias partes do Brasil e do Mundo, radicado na cidade do Rio de Janeiro, onde atuou nas suas principais casas noturnas, da época, sempre laureado como “Melhor Show Man” da noite carioca.
Apresentou-se com alguma freqüência nos principais veículos de comunicações como a antiga TV Manchete, na TV Globo, na TV Bandeirantes e em programas das Rádios Nacional e Globo. Silvio Aleixo, fez no ano 2004, uma maravilhosa e inesquecível apresentação em Houston, Texas, nos Estados Unidos, onde foi homenageado pela comunidade local
Sylvio Aleixo foi lançador de vários sucessos como: APELO, FICA MAL COM DEUS, PACIÊNCIA, etc. E em alguns anos atrás, apresentou um belo espetáculo pelo Brasil, intitulado “ANOS DOURADOS, PARECE QUE FOI ONTEM”, trazendo um repertório de grandes sucessos.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
BOATE KATAKOMBE: Direção, produção e apresentação dos shows:
1 Não Deixe o Samba Morrer. 2 Samba, Cor e Alegria. 3 One, Two, Three, Samba.
4 Alegria Total. 5 Sambutuquente Show. 6 Sambumbum, Show Folclórico.7 Mexe, Mexe.
DISCOS COMO INTÉRPRETE
1 LP Apelo – Gravadora Philips 2 LP Estréia – Gravadora Philips 3 LP Festival dos Festivais – Gravadora Philips 4 LP Alerta – Gravadora CBS 5 Compacto Sebastiana – Gravadora CBS
SHOW MEN DAS CASAS NOTURNAS
1 Katakombe – Rio / 2 Solaris – Rio / 3 Scala I – Rio / 4 Ilha da Fantasia – Rio / 5 Plataforma I – Rio.
TRABALHOS EM HOTEIS
1 Acapulco Princess – México / 2 Anciras – México / 3 Camino Real – México / 4 Nacional – Rio de Janeiro / 5 Sheraton – Itália / 6 Sheraton – Rio de Janeiro 7 Tapatio – México
TEATROS
1 Arena – Rio de Janeiro / 2 Cistine – Itália / 3 Manolo Fabrecas – México.
SOLISTA DO CORAL do Centro Cultural José Bonifácio.
Entrevista
VB – Qual a sua cidade natal?
Nasci em Belo Horizonte, Minas Gerais.
VB – Qual a razão principal, de não existir mais, com tanta frequência viagens e shows de mulatas para fora do Brasil?
O grande empresário Osvaldo Sargentelli, que organizava e era responsável, na época por estes tipos do shows no Brasil, e fora do país veio a falecer e tudo ficou mais complicado fazer.
VB – Quantos discos você gravou em toda sua carreira?
Gravei 5 discos , um total de 32 músicas. O primeiro foi o LP ” Estréia” pela Philips, do qual cantei uma música muito bonita do compositor Luverci Fiorine, chamada “Onde esta você”.
VB – Fale sobre o show que você produziu chamaod “Anos Dourados” em uma famosa casa noturna da zona sul do Rio de Janeiro.
Foi um show produzido para uma cadeia de hoteis, da zona sul do Rio de Janeiro, com repertório do melhor da música popular brasileira de todos os tempos, de Pixinguinha a Taiguara. O nome era Anos Dourados, parece que foi ontem. Este trabalho, foi muito bem aceito pelo público, era para ser exibido durante 1 mês, mas devido ao grande sucesso, permaneceu por longo período, como atração principal destes hoteis.silvio-aleixo-
VB – Existe hoje um maior interesse dos jovens músicos em tocar e conhecer a obra do genial, Pixinguinha e Cartola?
A nova geração brasileira se encantou com o chorinho e hoje lotam os bares da nova “Lapa’ no centro do Rio de Janeiro com violões, flautas,, pandeiros, banjos e cavaquinhos, deliciando-se com as obras fantásticas, destes compositores que são os alicérces da música popular deste país.
VB – O que é o Pagode para você?
Pagode para mim, é o Fundo do Quintal, alicérce de todo este movimento. Deste grupo trazido por Bete Carvalho, surgiram, Jorge Aragão, Almir Guineto, Sobrinha, Arlindo Cruz e Bira Presidente.
VB – Quais são as músicas que você mais gosta de cantar?
O sucesso que gravei de Baden e Vinicius, chamado “Apelo”, o classico “Eu sei que vou te amar”, A noite do meu bem”, “Não deixe o samba morrer”, ” Carinhoso” ” As rosas não falam”, e muitas outras.
VB – Fale de sua família.
A família é minha base emocional. Dentro dela encontro amor, carinho, compreensão, amizade, respeitabilidade. Tenho também a família espiritual sob o comando do meu Gurú, Jair de Ogum, de onde sempre recibi todo suporte.
VB – Qual sua escola de samba preferida?
Mangueira, sempre Mangueira.
VB – Como está o samba hoje em dia e as escolas na Sapucaí?
As Escolas de Samba, estão muito bem, seguindo o progresso do mundo com temas e enredos fortíssimos, despertando no ser humano um mundo adormecido, revelando as histórias fantásticas, vestidas com uma tecnologias futurista jamais imaginada.
***
Por Sergio Lima.