Teatro do Saara foi vencedor do Fomento Viva a Arte! 2015, da Prefeitura do Rio, para realizar um modelo inovador na oferta de espetáculos teatrais: três peças curtas por dia, na hora do almoço, com ingressos a apenas R$ 3,00.
Idealizado por Fernando Maatz e realizado pela Anti Cia de Teatro e TEM – Central de Produção o Teatro foi estreado no dia 13 de março 2017, no Largo São Francisco de Paula n°19 – Centro – Rio de Janeiro, ao lado da Igreja São Francisco de Paula, com uma temporada pública e popular de quatro meses com a realização de três apresentações por dia: de segunda a sexta-feira, às 12h30, 13h30 e
14h30, totalizando quinze apresentações por semana e mais de duzentas ao longo de toda temporada que teve o encerramento no dia 23 de junho de 2017.
A programação contemplou a apresentação de três espetáculos diferentes por dia e a alternância de cinco espetáculos ao longo da semana. Esse formato permitiu que pessoas que tinham disponibilidade em apenas um dos horários pudessem assistir a todo o repertório. Os cinco espetáculos que fizeram parte da programação tinham gêneros teatrais para contemplar todos os públicos: “Crime na Uruguaiana” era uma tragédia de erros; “O mascate da Rua da Alfândega” um monodrama; “Dr. Frederico, hipnótico”, um suspense científico; “Sequestro no trem fantasma” um drama musical e “O homem que via os mortos” uma farsa (comédia).
Outro grande feito do projeto foi a adaptação de casarão histórico no Saara. Através de recursos próprios, apoios e doações a TEM-Central de Produção que é um modelo de negócio na área cultural que surge da união das empresas Teatro do Saara + Estufa + Magalona Produções adaptou um casarão em ruína abrigar o Teatro do Saara.
Teatro do Saara é um projeto de imenso impacto social que, desde sua origem, foi concebido para dialogar com seu entorno; causa um impacto positivo no local onde atua e estimula a sensação de pertencimento dos trabalhadores e frequentadores da região Saara.
O projeto teve contratação direta de 23 profissionais da cultura residentes no Rio de Janeiro; contratação direta de 14 fornecedores, a maior parte estabelecida na cidade do Rio de
Janeiro; sessões com intérprete de libras; sessões para alunos de escolas públicas e ONG’s; valoração de mídia de R$ 4.691.597,00 (quatro milhões, seiscentos e noventa e
um mil, quinhentos e noventa e sete reais) e com publicações e capas de
jornal (O Dia, Extra, Metro e Destak), matérias para TV (G1, Globo, Record, Band, TV Brasil
e RTVE, da Espanha) e 5 entrevistas para rádio (Rádio Saara, Rádio Roquette Pinto, Rádio Globo, Rádio MEC e Rádio Rio de Janeiro).
Atualmente os produtores do Teatro do Saara estão no processo de Captação de Recursos Financeiro para uma nova temporada do projeto que está aprovado nas Leis de Incentivo à Cultura: Rouanet (Ministério da Cultura) e ISS ( Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro).
Ficha Técnica – 1° temporada
Direção Artística e idealização: Fernando Maatz
Dramaturgia: Luciana Zule
Elenco: Bruno Aragão, Cecília Hoeltz, Dulce Penna e Lucas Oradovschi
Cenário e Programação Visual: Renato Marques
Figurino e Visagismo: Francisco Leite
Costureira: Maria Brandão
Iluminação: Anderson Ratto
Assistente de Iluminação: Bela Castro
Direção Musical e Trilha Sonora Original: Roberto Souza
Fotos e vídeos: Renato Marques e Renata Lima
Contrarregra e Operador de luz/som: Wellington Fox
Consultoria de Arquitetura: Aline Saldanha e Louise Vieira
Coordenação de Produção: Luciana Zule
Produção e Adequação do Espaço: Valéria Lima
Assistente de Produção: Ruan Paixão
Pré – Produção: Clarissa Menezes e Daiana Magalhães
Assessoria de Imprensa: Rachel Almeida – Racca Comunicação
Assistente de projetos: Kirce Lima
Gestão Administrativa e Leis de Incentivo: Natália Simonete
Patrocínio: Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura
Realização: TEM – Central de Produções e Anti Cia de Teatro
Facebook: Teatro do Saara
Instagram: teatrodosaara
Texto: TEM – Central de Produções