Fonte foto e texto – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Por Sérgio Lima.
***
Autoridades do estado do Texas, no sul dos Estados Unidos, encontraram 46 imigrantes mortos dentro de um caminhão-reboque na segunda-feira. O chefe dos bombeiros de San Antonio, Charles Hood, disse a repórteres que outras 16 pessoas foram levadas ao hospital para tratamento de ferimentos relacionados ao calor, incluindo quatro crianças. Em 28 de junho, o número de fatalidades havia subido para 51. O motorista do caminhão foi preso no local. O caminhão foi encontrado próximo aos trilhos da ferrovia em uma área remota na periferia sul de San Antonio. As altas temperaturas na cidade chegaram a 39 graus Celsius (103 graus Fahrenheit) na segunda-feira com alta umidade.
Vejam o Vídeo
Fonte vídeo – YouTube.
A polícia de San Antonio disse que ainda não poderia dizer de onde eram as pessoas dentro do caminhão. As autoridades federais foram responsáveis pela investigação. O secretário de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, twittou que, segundo o cônsul mexicano que esteve na área, havia dois guatemaltecos entre os levados ao hospital. Ebrard disse que o trailer tinha placas dos EUA e que o incidente provavelmente foi obra de traficantes de seres humanos. O prefeito de San Antonio, Ron Nirenberg, chamou a situação de “nada menos que uma terrível tragédia humana”.
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Patrulha de Fronteira patrulhando o Rio Grande em um aerobarco em Laredo, Texas.
“É trágico”, disse Nirenberg a repórteres. “Há, que saibamos, 46 indivíduos que não estão mais conosco e que tinham famílias, que provavelmente estavam tentando encontrar uma vida melhor”. Em 2017, 10 migrantes morreram depois de ficarem presos em um trailer que a polícia de San Antonio descobriu em um estacionamento do Walmart.
O motorista desse caminhão foi condenado à prisão perpétua por seu papel na operação de contrabando. Durante o ano fiscal de 2022, houve uma quantidade recorde de migrantes cruzando a fronteira EUA-México , onde as autoridades estão prestes a registrar mais de 2 milhões de prisões.
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Um voluntário de um grupo humanitário na fronteira, ele está reabastecendo as estações de água localizadas no deserto da fronteira EUA-México
Os números da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA mostraram que as prisões de imigrantes ilegais na fronteira em maio subiram para os níveis mais altos já registrados. Eles fizeram 239.416 prisões ao longo da fronteira no mês de maio, um aumento de 2% em relação a abril, segundo os totais.
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – San Antonio.
San Antonio é conhecido como um importante ponto de trânsito para migrantes que se deslocam do Texas para o resto dos Estados Unidos. Localizado a 150 milhas (241,4 km) da fronteira EUA-México, os contrabandistas transportaram os migrantes para a cidade através de grandes veículos. No início de junho, o Departamento de Segurança Interna divulgou detalhes sobre os esforços do governo Biden para combater o contrabando de pessoas e a migração não autorizada em conjunto com a Cúpula das Américas realizada em Los Angeles.
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.
A série de operações lançadas em todo o Hemisfério Ocidental faz parte da maior repressão ao contrabando de seres humanos já vista na região, com mais de 1.300 funcionários destacados e quase 2.000 contrabandistas presos em apenas dois meses
Fonte foto e texto – Wikipédia, a enciclopédia livre.
***
Por Sérgio Lima