Para muitos, o magistério é apenas uma das muitas profissões existentes. Para alguns, no entatanto, o magistério é bem mais. É vocação. É vontade de inspirar, de fazer despertar e estimular o prazer de aprender. Esse é o caso da Professora Sandra A .Rocha que desde de menina alinhava suas bonecas e brincava com suas irmas para, numa pretensa escola, ensiná-las. Foi perseguindo essa vocação que estudou e graduou-se na Universidade no curso de Letras, Francês e Português, e paralelamente cursou Francês na Alliance Francaise no Rio de Janeiro De posse desses diplomas submeteu-se e foi aprovada no exame de qualificação para ensinar Francês na Rêde de Ensino municipal do Município do Rio de Janeiro.
Tendo de acompanhar seu marido, foi obrigada a abandonar sua conquista para morar nos Estados Unidos, na Cidade de Houston, no Estado do Texas.
Lá chegando deparou-se com uma nova cultura totalmente desconhecida. Sem abandonar seu sonho, procurou integrar-se nessa nova cultura, o que fez com maestria.
Sentindo-se já confiante e perfeitamente ambientada partiu mais uma vez em busca do sua vocação. Revalidou o Diploma obtido no Brasil e com ele procurou a Universidade de Houston. Lá, para sua surpresa, foi informada que somente o idioma Francês poderia ser validado, já que o Portugues não era reconhecido. Como solução para o impasse foram-lhe apresentadas as opções de Italiano ou Espanhol.
Sem desistir, escolheu o Espanhol . Submeteu-se aos exames de admissão TASP e TOEFL e tendo sido aprovada foi admitida na Universidade de Houston. Graduada com louvor foi agraciada com uma bolsa de aperfeicionamento na Espanha, na Universidade de Salamanca. a Universidade de Salamanca. De volta a Houston, agora com os dois idiomas, Francês e Espanhol legalmente reconhecidos, partiu para vencer as barreiras seguintes . Frequentou e foi aprovada no curso de pedagogia da Região IV, um dos requisitos do Estado do Texas para poder ensinar na rêde de ensino do estado. Dando continuidade a realização do seu sonho, prestou finalmente a prova do estado do Texas sendo finalmente certificada e consequentemente autortizada a ensinar Francês e Espanhol nas escolas do estado.
Sua primeira experiencia como professora de Francês no Texas foi no HISD onde permaneceu por 5 anos. Com o amadurecimento angariado no sistema de ensino secundario do estado pode finalmente fixar-se como professora, assumindo essa posição no Fort Bend ISD onde permaneceu por 13 anos. Na escola secundaria onde trabalhou, além de exercer a profissão de professora de Francês também ocupou a posição de Foreign Language Department Head. Atualmente Sandra trabalha no Cypress-Fairbanks ISD, onde ensina Francês e Espanhol.
Ao longo da sua trajetória como professora estudou Francês na Eurocentre de Paris, recebeu do Governo Francês, por duas vezes, bolsa para estudo pedagógico na França nas cidades de Strasbourg e Bordeaux respectivamente. Nas Escolas em que trabalhou introduziu a Societé Honoraire de Français e teve a satisfação de ver alguns dos seus alunos frequentando a prestigiosa Universidade Francesa – Sorbonne em Paris. Recentemente Sandra completou seu curso de pos-graduação em metodologia do ensino da lingua materna e da lingua estrangeira e apresentou seu artigo-tese chamado “O Ludico na Aprendizagem de Lingua Estrangeiras.”
Suas cartas de reconhecimento vindas de alunos diversos são inumeras. Sua vibração e motivação para incentivar seus alunos é incansável e valida o ditado, “Tudo que se faz por amor se faz bem feito.”