Por Sergio Lima.
Viajando pela minha infância em Campos dos Goytacazes, encontrei outro personagem super importante que fez parte dela, e quero dar sequência as homenagens que estou fazendo com muitos deles através do nosso Jornal VIDA BRASIL TEXAS. Este grande se chama Vevê (Everlane Ribeiro Manhães).
Eu o olhava como craque de futebol, um gentleman dentro e fora do campo, por ser um pouco mais velho se preocupava em proteger a nós, os mais novos na época, desde 8 anos quando cheguei para o Sub-infantil, depois, primeiro time do Juvenil descalço e Juvenil já com chuteiras, do Glorioso Americano de Campos dos Goytacazes. Vou contar nesta reportagem, a história de vida deste grande e magistral amigo Vevê, e agradecer pelo apoio, o extremo cuidado que sempre teve comigo na base do americano. Gratidão é a palavra. Obrigado Vevê, você não sabia, então saiba agora, você era meu ídolo. Eu comparo você ao Carlos Alberto Torres, pois você jogava muito.
Everlane Ribeiro Manhães (Vevê) e sua esposa Odenilde.
Hoje, aos 74 anos, Vevê reside em Campos dos Goytacazes, através desta reportagem e uma robusta entrevista, contaremos em detalhes a história deste grande amigo e especial cidadão campista, ex-jogador das bases do Americano Futebol Clube de Campos dos anos 60.
Vevê em família com seu irmão Eberson, seus sobrinhos e sobrinhos netos.
Entrevista
VB – Onde você começou a jogar futebol? Quanto tempo durou sua carreira como jogador de futebol?
VV – Só joguei futebol no Americano até 18 anos (Infantil, Infanto e Juvenil) descalço e chuteiras.
Em pé da esquerda pra direita; Licínio, Saul, Vevê, Talvane, Cacau e Vado. Agachados da esquerda pra direita: Haroldo, João, Zé Grande, Wilson e Jadilson.
VB – Fale sobre seus maiores incentivadores dentro do futebol?
VV – Tive aprendizados com Paulinho (Pé de frango), Carlinhos Fantasma, Evaristo e seu Ovilson Neves; tendo como Diretor Sr. Valdir Alves Vieira a quem também tenho muito a agradecer.
Carlinhos Fantasma e Everlane Ribeiro Manhães (Vevê)
Paulinho (Pé de frango) o Treinador
VB – Você chegou a jogar como profissional no Americano de Campos dos Goytacazes?
VV – Só joguei uma vez pelo profissional em 68, naquela época tinha torneio início e tive o prazer e privilégio de jogar ao lado de José Henriques e Paulo Roberto, dois ícones do Americano na época e acredito até hoje. Aos 18 anos fui para a Aeronáutica e só joguei no time do quartel, não jogando mais em times considerados profissionais.
Time da Aeronáutica
Juvenil do Americano – Em pé, Paulinho Batata, Vevê e Saul.
Vevê comentou sobre a foto que era um torneio início, o jogo decisivo ficou entre o Americano Futebol Clube e o Goytacaz Futebol Clube e nós fomos os campeões. Naquela época, a decisão dos pênaltis era executado somente por um batedor e eu fui o escolhido. Fiquei extremamente feliz, pois fiz nove gols das minhas cobranças consecutivamente, o jogador do Goytacaz só conseguiu converter oito e assim nos tornamos campeões.
Infantil do Americano. Em pé – Tostão, Ernesto e Coronel. Embaixo – Vevê, Renato e Euzemir.
VB – Depois do futebol qual o caminho profissional que você seguiu?
Fiz concurso para uma Estatal Federal, sendo aprovado trabalhei no Rio e em Angra dos Reis, daí então só jogava peladas de solteiros e casados no campo do Caxinguelê no Jardim botânico (Rio). Mas, sempre frequentava o Maracanã para ver meu Flamengo e alguns bons jogos de outros times, assim como o América quando tinha você, Edu, Badeco, Alex, Ivo, Luizinho etc.
VB – Faça uma seleção com os melhores jogadores do Americano que você viu jogar.
VV – Haroldo, Cacholinha, José Henriques, Marlindo, e Joaquim, Adalberto e César, Edinho; Geraldo Braz, Simonasse e Paulo Roberto.
VB – Para você quem foi o maior jogador de todos os tempos do Americano?
VV – Com certeza dois melhores jogadores do Americano que vi atuar foram José Henriques e Paulo Roberto.
VB – Quais os seus afazeres atuais?
VV – Me aposentei e voltei a morar em Campos, daí jogava minhas peladas no Campo do Exército em Guarus, hoje só caminho para não deixar a barriga crescer .
Amigos (Walker, Chiquinho, Coelho, Vevê e Pedro)
VB – Qual a sua visão geral da atual situação administrativa da prefeitura da cidade de Campos dos Goytacazes?
VV – Quanto a cidade de Campos falando politicamente, vejo melhorias em relação a administrações anteriores, mas carente quanto ao transporte público, assistência aos menos favorecidos e dinheiro dos Royalties do petróleo sendo mal empregados.
VB – Se você fosse o Prefeito da cidade de Campos dos Goytacazes, cite três das primeiras providências que você tomaria.
1 – Assistência aos menos favorecidos (muita gente necessitada)
2 – Transporte público (ruim)
3 – Trazer mais indústrias, fábricas (dinheiro dos Royalties do petróleo mal empregados )
VB – Como você avalia Campos dos Goytacazes da sua época e Campos dos Goytacazes atual?
VV – Penso que na minha época apesar de menos verbas, era bem melhor que hoje (mais segurança, mais educação, hospitais públicos com melhor atendimento, transporte público etc)
Obs: Não faço parte de nenhum partido político.
***
Por Sergio Lima
Muito boa matéria com esse grande expoentes Everlane Ribeiro ( vevê ) jogador de todas a base do Americano de Campos dos GOITACAZES de muita qualidade futebolística , no infantojuvenil cheguei a jogar contra ele pelo Campos AA..o roxinho assim como ele tive que encerrar a carreira de futuro jogador com 17 anos pra trabalhar vim para Rio de Janeiro / Vevê 18 anos seguiu uma carreira muito linda a de militar da aeronáutica..esse cara muito especial na vida do grande excepcional artilheiro Sergio da Silva Lima de quem eu tenho maior respeito/ achei o máximo essa matéria exaltando a nossa base futebolística campista!!!
Obrigado amigo pelas palavras carinhosas , apenas esclarecendo servi a Aeronáutica e fui trabalhar numa Estatal daí me aposentei.Terei o máximo prazer de um dia te abraçar pessoalmente. Abracos