Fonte foto – luqgabriel
Sergio Lima.
A eLabore.Kom é uma produtora cultural desenvolvida por Kirce Lima, mulher negra, cisgenera, residente da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro com mais de uma década de experiência no mercado da cultura. No ano de 2020, em meio a pandemia do COVID-19, o empreendimento surgiu de forma embrionária, com o objetivo de oferecer serviços de elaboração de projetos para os editais emergenciais da Lei Aldir Blanc, que surgiram neste período.
Kirce Lima
O público que passou a buscar a produtora, era o de artistas e produtores de periferias do Estado do Rio de Janeiro, nicho de profissionais da Economia Criativa que eram pouco assistidos por Leis e Editais. No final deste ano, com dois projetos aprovados, foi o momento de transformar a eLabore em de fato um negócio social.
Fonte foto – Natália Anjos – Essa foto aqui foi o ensaio do projeto Iyamensan no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro
A gestora Kirce Lima, para ampliar o empreendimento, realizou duas mentorias AFROLAB E SHELL INICIATIVA JOVEM que colaboraram para mapeamento do negócio como todo, o público-alvo, os serviços, a missão e a precificação do trabalho oferecido.
Fonte foto – Rodrigo Menezes – E essa foto é após, a apresentação do projeto Rabiola no MAC de Niterói
Foto após a apresentação da peça Temperos de Frida na Arena Carioca Dicró
Hoje, a eLabore.Kom é uma produtora cultural especializada em elaboração, gestão e produção de projetos, com foco em artistas, produtores e agentes culturais das classes C e D, periféricos, LGBtQIAP+ e pessoas negras residentes e do estado do Rio de Janeiro. A sua missão é democratizar o acesso às ferramentas de incentivo à cultura, objetivando diminuir a desigualdade de oferta de produções artísticas e promovendo a diversidade de conteúdos aptos para produção e captação recursos no mercado cultural.
Fonte foto – Rodrigo Menezes
Em dois anos de negócio, já foram elaborados mais de 30 projetos entre leis de incentivo direto e indireto, dentre eles, 15 projetos já foram aprovados e realizados através das leis de incentivo.
Fonte foto – Natália Anjos
Até o final de 2023, a produtora contará com mais de 15 projetos assinados como direção de produção e produção executiva, além, das consultorias e gestão financeiras também realizada por eLabore para os projetos culturais.
***
Sergio Lima.
Sensacional! Adorei conhecer o trabalho desta produtora!