Dr. Fabiano Dornelles Ramos, Gilberto Ramos Sarão (O pai e ex-craque do América do Rio nos anos 70) e o irmão Rafael Dornelles Ramos.
Por Ma. e doutoranda Luciana Dornelles Ramos.
***
Quem conhece pessoalmente o Fabiano Dornelles Ramos, não imagina o gênio que ele é. Apesar de sempre se mostrar inteligente, curioso, sagaz, seu jeito brincalhão, piadista e sua humildade fazem com que a vida toda ele transite facilmente por todos os núcleos que a sociedade insiste em dividir. Confesso que crescer com dois irmãos tão inteligentes (Fabiano e Rafael) por muito tempo foi uma grande pressão, eu precisava estudar muito e me organizar muito para fazer metade do que eles faziam com extrema facilidade. Aos poucos e com mais maturidade, fui transformando essa pressão em referência, e se um dia eu puder ser um terço do que meus irmãos são, vou me sentir muito feliz e realizada.
Fabiano, Rafael, Luciana.
Onde pode, o Fabiano vai com seu chinelo, bermuda e camiseta, e quem vê a sua simplicidade nem imagina que ele é Doutor. Nem imagina a quantidade de títulos que esse carinha gente boa tem. Retornou faz pouco tempo de um Pós-doutorado na Alemanha, e nem a pandemia, onde vivemos dos dias mais difíceis de nossas vidas, fizeram com que ele paralisasse, ele seguiu em movimento e não deixou de produzir.
Dr. Fabiano Dornelles Ramos e sua esposa Francine Hergemöller .
Hoje acordei com uma reportagem do IFRS que incluía o nome do meu irmão e de outros 29 pesquisadores da instituição compondo o “AD Scientific Index 2023”, um ranking internacional de produção científica. Vocês tem noção? Um ranking baseado no desempenho científico e no valor agregado de produtividade desses cientistas que são referências para outras pesquisas. Pesquisadores do mundo todo têm eles e suas pesquisas como referência.
Me sinto privilegiada, pois aprendo com ele a cada conversa e conheço todos os seus lados, o desse cara que é uma referência para mim e para o mundo, mas também do irmão/amigo que gosta de reunir amigos, comer churrasco, dar risadas e ouvir uma boa música.
Rafael, Luciana, Sra. Neiva Dornelles Ramos, Gilberto Ramos Sarão e Fabiano.
Parabéns Fabiano, tu merece este reconhecimento, tu merece ser esse cara cercado por pessoas que te amam e te admiram. E nesta fila eu fico ali, como fã número um, te tendo como referência de profissional, de irmão, de amigo… de pessoa mais que especial. Voa Mano, o mundo já é teu!
Doutoranda Luciana Dornelles Ramos e Dr. Fabiano Dornelles Ramos.
Fabiano, possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), em parceria com o IWT (Stiftung Institut für Werkstofftechnik) em Bremen, Alemanha, na área de Engenharia de Superícies. Fez doutorado sanduíche na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado a parte prática no HZG- Helmholtz Zentrum Geesthacht, em Geesthacht, na Alemanha, na área de Soldagem no Estado Sólido.
Fabiano tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Estrutura dos Metais e Ligas, engenharia de superfícies (LAMEF/UFRGS- 1996-2005) , processos de soldagem por fricção (LAMEF/UFRGS/HZG- 2006-2010) e Análise de Falhas (LAMEF/UFRGS/IFRS – 2003-presente). Atualmente é professor adjunto no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFRS) campus Caxias do Sul.
Sra. Neiva Dornelles Ramos, Gilberto Ramos Sarão e Dr. Fabiano Dornelles Ramos.
***
Por Ma. e doutoranda Luciana Dornelles Ramos.
Amo muito!!