Por Dr. Osvaldo Tetaze Maia.
***
Quando falamos em fazer turismo, cada um tem suas prioridades e desejos de viajar para determinados lugares no mundo, e quase sempre são lugares famosos e os mais visitados por turistas de todas as nacionalidades. Eu sempre fui um aficionado por viagens desde a minha adolescência, sempre sonhando em viajar para conhecer o maior número de países possíveis.
Hoje em dia as opções e condições de fazer turismo são infinitas e estão ao alcance de todos, entretanto, nunca imaginei que poderia existir um novo tipo de turismo que não está (ainda) no ‘radar’ das agências de turismo de todo o mundo, pois, com pequenas exceções, o que já chamam de “Astro Turismo”, está bastante popular na Europa e é pouco divulgado por estes profissionais do setor.
Neste mês de Dezembro de 2021 retornei à Espanha para duas reuniões de negócios, uma em Barcelona e outra no outro lado do país, na região de Extremadura, fronteira com Portugal, local onde se produz o mais afamado ‘Jamón Pata Negra’ (pernil), uma iguaria inigualável e que só existe por aquelas bandas.
Por lá já estive em cinco ocasiões com esta última viagem, sempre tratando de contratos de exportação para o Brasil de um produto fabricado naquela região pela empresa Resilux Iberica, e por lá fiz grandes amizades onde desfruto de uma atenção sem igual dos meus amigos Espanhóis, José Luis Quiñones e Jesus Aldaya, os quais já me visitaram aqui no Brasil por três vezes, além de Cristina Fabo, esposa de José Luis e Olga Stepanova, esposa de Jesus Aldaya.
Com José Luis e Jesus Aldaya em um dos restaurantes de Fregenal de la Sierra.
Ademais de suas atividades de Diretor dessa fábrica, que é uma das maiores da Europa no setor, meu amigo José Luis Quiñones Plaza é um dos mais renomados Astrônomos da Europa, e junto com sua esposa Cristina Fabo, que também é Diretora Executiva da fábrica, idealizaram e implantaram um dos destinos turísticos mais inusitados que se pode imaginar, aproveitando a característica única em todo o mundo da região onde estão situados, e criaram o Complexo Turístico “Entre Encinas y Estrellas”.
“Entre Encinas y Estrellas” – A Encina é considerada a árvore Nacional da Espanha e a mais representativa da floresta Ibérica Mediterrânica, e que se pode considerar eterna e nativa dessa região do Mediterrâneo, de tamanho médio, e mundialmente conhecida como a árvore que dá o fruto da ‘bellota’, um tipo de castanha que alimenta os porcos da região e que dão origem ao famoso pernil ‘Pata Negra’, uma iguaria que na Espanha é chamada de ‘Jamón Pata Negra’, porém esse tema (Jamón Pata Negra) escreverei em outra ocasião todo o seu processo de fabricação e criação dos famosos porcos de pata negra.
Campo de Encinas
Mas o tema hoje é sobre o universo que hoje podemos visualizar através de fotos até a mais distante das galáxias, a milhões de anos luz da terra e que sempre fascina a imaginação dos astrônomos, e também dos leigos no assunto (e eu me coloco como um desses), mas a partir do momento que você consegue ter uma visão dos astros, estrelas, planetas, constelações e galáxias, um visual jamais nem sequer imaginado pelos simples turistas, a sua percepção do universo começa a tomar uma forma diferente, pois é uma forma de ‘turismo’ somente possível através da visão dos telescópios.
O sugestivo nome ‘Entre Encinas y Estrellas’ destaca as duas preciosidades da região, as árvores chamadas de ‘Encinas’ e o céu mais iluminado por estrelas e astros do universo de todo o planeta, região única no mundo e que permite ao visitante ‘fotografar’ o universo através das lentes dos poderosos telescópios disponíveis no complexo.
Talvez chegue o dia em que o homem irá poder viajar a outros planetas, ou mesmo uma viagem rápida ao espaço e visualizar melhor o universo, mas isso ainda não é realidade, todavia, já é possível fazer esse ‘tour’ em tempo real desde aqui de nosso planeta, e o mais nítido que se pode conseguir de um visual destes é da cidade de Fregenal de la Sierra e região.
É claro que esse visual já é experimentado diariamente pelos astrônomos, porém hoje qualquer um pode experimentar passar horas visualizando o universo em na única região do mundo onde esse serviço é oferecido a qualquer turista nessa região na Espanha, na cidade de ‘Fregenal de la Sierra’, quase fronteira com Portugal e a pouco mais de uma hora de carro desde Sevilha.
No destaque a localização de Fregenal de la Sierra no mapa.
Para a maioria absoluta das pessoas, é sabido que falar de astronomia soa como falar em chinês ou grego, porém, não se trata da ciência em si, mas sim de um destino turístico único no mundo e jamais explorado, portanto, para os amantes de viagens, boa gastronomia, belezas naturais, história e lazer, uma visita à essa região é imperdível, pois está localizada no sul/sudoeste da Espanha, um dos melhores destinos turísticos do mundo.
Entre ‘Encinas y Estrellas’ é um centro de observação do universo através de telescópios de última geração, acessível a qualquer visitante que queira hospedar-se e passar momentos agradáveis e ainda fazendo um ‘tour interestelar’ em tempo real, podendo visitar os planetas do nosso sistema solar, que segundo dizem os proprietários, estão há apenas algumas horas luz da terra e é como olhar ‘para o quintal do vizinho’, ‘astronomicamente’ falando.
Ademais, a região é extremamente linda, com inúmeras opções de turismo e lazer, sem falar que é a principal produtora do famoso ‘Jamón Pata Negra’, especiaria única no mundo, além de bons vinhos espanhóis.
Portão de acesso ao complexo em Fregenal de la Sierra.
Vistas externas do complexo e habitações.
Vistas externas do complexo e habitações.
Com José Luis Quiñones Plaza, proprietário junto com sua esposa Cristina Fabo (abaixo)
Astro Turismo – Essa nova modalidade de turismo na região de ‘Extremadura’ é um destino único para a observação do céu noturno, um local especial para viver, sentir, desfrutar e onde nada acaba quando o sol se põe. Quando a noite chega, o céu de Extremadura acorda, como costuma-se dizer por lá!
Com uma paisagem celeste como em poucos lugares do planeta, com céus estrelados e com a menor poluição luminosa na Europa, além de um clima bom na maior parte do ano, a região de Extremadura é um paraíso para os amantes da astronomia e para todos aqueles que querem desfrutar das maravilhas do universo.
Eclipse Lunar de Julho/2018 captado com Telescópio do complexo turístico ‘Entre Encinas y Estrellas’, uma das melhores captações fotográficas do mundo desse fenômeno.
Entardecer na região, no complexo turístico ‘Entre Encinas y Estrellas.
O reconhecimento do projeto europeu Stars4All, bem como os certificados Starlight atribuídos, garantem as excelentes condições dos céus noturnos da região, e a credenciam como um local perfeito para o turismo estelar.
A noite na região de Extremadura permite viver experiências e sensações únicas numa terra de contrastes onde se unem natureza, história, cultura, gastronomia, modernidade e tradição; uma combinação que faz daquele local um lugar mágico para viver uma experiência única, onde só precisa de desfrutar e olhar para o céu.
A ausência de poluição luminosa e a baixa concentração de partículas na atmosfera, aliadas ao bom tempo durante grande parte do ano, fazem da região de Extremadura um local único de grande qualidade ambiental para desfrutar do céu noturno, através das lentes dos ‘astrofotógrafos’.
Fotos das Galáxias de Andrômeda e Via Láctea captadas pelos ‘Astrofotógrafos’ do complexo.
‘Entre Encinas y Estrellas’ obteve o certificado de Destino Turístico Starlight, que atesta suas condições e possibilidades para o turismo estelar. Esta distinção, atribuída pela Starlight Foundation, posiciona a região internacionalmente como uma proposta de turismo responsável que integra a paisagem do céu noturno como recurso fundamental.
As características da região conferem-lhe uma série de elementos diferenciadores com grande capacidade de atração. Em pleno coração da região de Extremadura e com uma qualidade de céu constante para a observação astronômica, Entre Encinas y Estrellas tem também nas suas instalações uma piscina de água salgada, zona de recreio, mesas de piquenique e outras facilidades de acolhimento de telescópios e-EyE, além do maior número de hospedagem de telescópios da Europa.
Alugando o Céu – Um dos fenômenos da região e grande atração, e que foi implementado pelo complexo ‘Entre Encinas y Estrellas’, é o que apelidei de ‘Aluguel do Céu’, pois dispõe de módulos de hospedagem de telescópios, onde os Astrônomos de todo o mundo podem instalar seus equipamentos, e desde o seu país operá-los para visualização a qualquer momento do dia, quando não estão de visita no local, inclusive com acesso exclusivo para abertura do teto do ambiente onde está o seu equipamento, e com isso o complexo conta hoje com 78 (setenta e oito) telescópios, com seus proprietários operando-os diariamente desde suas residências em seus países.
A área tem mais de 12 (doze) hectares, portanto, há projeções para construir espaço para locação de centenas de telescópios nos próximos anos.
Vista aérea da área do complexo turístico.
No passado, embora os mistérios do universo estivessem ocultos, bastava levantar a cabeça em uma noite clara para se conectar com o cosmos. Hoje, temos amplo conhecimento sobre o Universo, podemos até intuir sua origem e evolução, infelizmente, a conexão com as estrelas foi perdida, porém, o Complexo Turístico ‘Entre Encinas y Estrellas’ permite o reencontro do universo e faz com que qualquer pessoa possa, pelo menos uma noite, desfrutar de um visual único no mundo e eternizar aqueles momentos através da fotografia do universo.
Entardecer em Fregenal de la Sierra, com a visão a olho nu da maior concentração de estrelas que se pode ter no mundo.
Vendem-se Estrelas – Na era dos ‘NFT’, Bitcoin e outros inventos da era digital, onde um desenho, um ‘Avatar’, ou qualquer imagem digital pode ser comercializada através dos ditos NFT’s (em inglês – Non Fungible Token – Token não Fungível), ou seja, algo que existe e não se pode tocar, mas que tem valor comercial, é de se imaginar que qualquer um poderia ‘comprar’ uma estrela e ‘registrá-la’ com seu nome, e assim poder mostrar aos seus amigos e ao mundo, o que só é possível através das lentes de um telescópio.
Pois isso já é possível sim! Já existem algumas empresas ‘especializadas que vendem estrelas’ e as registram no nome do comprador, e com isso um novo universo mercadológico passou a existir – https://www.comprarunaestrella.es/ – Nessa empresa espanhola você poderá ‘adquirir’ uma estrela, registrá-la em seu nome e receber um ‘Certificado Estelar’ (Star Certificate).
Certificados de ‘Propriedade’ de Estrela.
E com esse novo mercado, começaram a aparecer ‘donos’ de estrelas para visualizar o seu produto lá no complexo turístico ‘Entre Encinas y Estrellas’, pois com as coordenadas nos Certificados e com o auxílio dos Astrônomos, o proprietário pode passar momentos visualizando o seu ‘patrimônio estelar’!
E por falar nisso, no Brasil também já existem empresas nesse setor, e é só buscar no Google que o leitor facilmente encontrará alguma e poderá adquirir também a sua estrela!
Fregenal de la Sierra – Na melhor região do mundo para visualização do Universo, está localizada também essa bucólica cidade da província de Badajoz, Província comunidade autônoma da Estremadura, que em 2019 tinha 4 847 habitantes. A cidade foi conquistada por Fernando III com a ajuda dos Templários, mas a primeira aparição de Fregenal nos registros históricos foi em 1283, quando a população foi entregue por Alfonso X de Castela à Ordem do Templo por seu trabalho na reconquista. Por fim, Fregenal foi devolvido ao reino de Sevilha em 1312, portanto, estamos falando de uma cidade milenar.
Castelo Templário de Fregenal de la Sierra.
Vielas centenárias da cidade.
Praça principal da cidade.
Ou seja, é uma cidade com quase mil anos e possui o único castelo da Europa (e conseqüentemente do mundo), que tem uma Praça de Touros em seu interior, o que a torna uma excelente opção para visitação também, além é claro, da sua gastronomia e de seus hotéis rurais, onde o turista poderá dormir em casas completamente restauradas com todos os detalhes da época de sua fundação.
Hotel Rural La Fontanilla.
Hotel Rural La Fontanilla.
Café da Manhã do Hotel Rural La Fontanilla.
Um excelente roteiro turístico à essa região é ter também como destino Sevilha, de onde o viajante poderá partir de trem AVE (Trem de Alta Velocidade) e em duas horas estará em Madri, porém sem antes reservar no mínimo três dias na cidade do folclore Flamenco, e garanto que mesmo assim será muito pouco tempo para desfrutar dessa cidade extremamente charmosa, antiga e ao mesmo tempo cosmopolita, cheia da histórias e também com uma das melhores gastronomias do mundo a base da aclamada comida mediterrânea.
Sobre Sevilha descreverei em outra crônica, pois como disse, três dias é muito pouco para desfrutar dessa maravilhosa cidade, e descrevê-la aqui também merece muito mais espaço.
Sob o mais novo Monumento Arquitetônico de Sevilha “Las Setas’ inaugurado em 2012, obra toda em madeira e que representa os ‘cogumelos’ típicos também da região e outra iguaria muito apreciada no mundo (os Champignons) – Na foto com Olga Stepanova, Katya e Nastia, esposa e filhas do meu amigo Jesus Aldaya.
Torre ‘La Giralda’ e prédios do centro de Sevilha.
Rio Guadalquivir em Sevilha e a réplica da Nau que completou a primeira volta ao Mundo comandada por Fernão de Magalhães em 1522, e na Espanha será celebrado o quinto centenário em 2022, mas isso também é matéria para outra crônica sobre essa jornada espetacular e que revolucionou a navegação marítima em todo o mundo.
Sobre a matéria de hoje há muitos vídeos no Youtube (links abaixo) sobre “Entre Encinas y Estrellas”, e também sobre a região de Extremadura, onde os leitores poderão fazer uma viagem online, por enquanto, e preparar para o próximo destino turístico!
https://www.e-eye.es/en/e-eye-en/
(https://www.youtube.com/watch?v=58vOPrbbzhU)
(https://www.youtube.com/watch?v=dygWHP-eQ54)
(https://www.youtube.com/watch?v=tgwFixmdMnM)
(https://www.youtube.com/watch?v=VrkjVNNguo0)
(https://www.youtube.com/watch?v=gF0HqdjijOQ)
***
Por Dr. Osvaldo Tetaze Maia.