Fonte foto – Professor Cidinho – http://www.jogosdoguarani.com/2009/cidinho.htmlHistória do Professor Cidinho
***
O Jornal Vida Brasil Texas, com grande prazer, conta a história e algumas curiosidades sobre o ex-Jogador e Professor Alcides Romano Júnior, o “Cidinho” grande amigo, extraordinário ser humano, profissional qualificado e linha de frente super especial, deste tão complicado e difícil ambiente do futebol brasileiro.
Fonte foto – Arquivo do Celsão – Prof. Cidinho, Caíca, Robson e Dito Braz
O Professor Alcides Romano Júnior, o “Cidinho” foi o primeiro treinador brasileiro a vencer A Liga dos Campeões da AFC, que é uma competição interclubes anual que envolve os vencedores dos campeonatos nacionais e das copas das 14 maiores associações de futebol da Ásia. É organizada pela Confederação Asiática de Futebol (AFC). É a competição que indica o representante asiático na Copa do Mundo de Clubes da FIFA.
O Professor Cidinho, era o treinador do Al HILAL da Arábia Saudita (Riad) Campeão desta Copa que é a mais importante competição da Ásia. Curiosidade: Este é a mesma competição e time que o Sr. Jorge Jesus treinador do Flamengo, exaltou e orgulhosamente disse ter sido Campeão. O Professor Cidinho sagrou-se Campeão da Ásia e tinha a companhia luxuosa como preparador físico, seu grande amigo, o professor Pedro Pires de Toledo.
Você sabia? Pouca gente sabe que quando o atacante Evair estava para integrar o grupo do juvenil do Guarani, em meados dos anos 80, pois tinha chegado ao clube através do empresário local Sr. Cabrino, e por problemas de vestiário ele mesmo resolveu ir embora. Sabia disso?
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre
Na sequência, o Cidinho era o auxiliar técnico de Mario Juliato na Portuguesa de Desporto e recebeu uma chamada do Escurinho, irmão do falecido Flamarion. Disse ter um jovem jogador que era um avião, jogava demais, e perguntou se ele o podia levar para provar lá na Portuguesa e Cidinho aceitou.
Fonte foto – http://www.melhoresdabase.com.br/noticias/equipe-sub-17-do-guarani-de-1982.htm Timaço Juvenil (Sub-17) do Guarani, que sempre cuidou bem de sua Categoria de Base
O Didi irmão do Edinaldo, era o treinador do Monte Sião e conseguiu um jogo treino contra a Portuguesa e neste dia, o Ivair com 16 para 17 anos, treinou e jogou barbaridade, judiou, acabou com o zagueiro Uruguaio, Daniel Gonzales. Mas, por má sorte, no dia seguinte, o Cidinho e Mario Juliato, foram desligados da direção técnica da Portuguesa. Depois do que viu realizar o garoto no jogo treino, Cidinho pegou sua brasílian, mas antes telefonou para seu amigo Firmo de Melo, que era o treinador da base do São Paulo, ofereceu o menino e foi autorizado, a levar o futuro craque, para teste no tricolor.
Fonte foto – Professor Cidinho – http://www.jogosdoguarani.com/2009/cidinho.html
No dia seguinte bem cedo, Cidi recebeu uma chamada, era o jovem Ivair desde a rodoviária, informou que tinha sido dispensado, e sua performance não agradado ao suposto sábio treinador São-paulino. Sem hesitar Cidinho disse, garoto vai para sua casa, que eu vou resolver esta questão. Com sabedoria, visão, e conhecedor de futebol como ninguém, telefonou para o Guarani, lugar onde o Ivair não quis ficar anteriormente, disse para o supervisor do amador Bugrino, Pupo Gimenez, tenho uma “Peça Rara”, craque, para você! Caso não queira, vou leva-lo para Ponte.
Estevam, Darcy , Professor Cidinho, Ladeira , Wamir , Dorival e Marquinhos
O supervisor Amador do Guarani, aceitou dar espaço para o jovem Ivair. A partir de então, a história de Evair se tornou grandiosa e conhecida no futebol brasileiro e o mundo todo.
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre
Se entende, que apenas a velha guarda do Guarani tem conhecimento que esse mesmo Cidinho jogou como zagueiro do clube nos anos 60, nos aspirantes, e também na equipe principal, tendo a força física pela raça como base do seu futebol.
Fonte foto – oi aí que Cidinho (primeiro de pé à esq.) https://m.futebolinterior.com.br/noticias/Cidinho-ex-Guarani-dava-aulas-quando-era-jogador
Foi o período em que Cidinho assimilou o conhecimento profundo do futebol com treinadores de altíssimo nível como Rubens Minelli e Armando Renganeschi, e posteriormente colocou em prática quando ingressou no comando técnico de equipes das categorias de base, depois do estágio como preparador físico e chegou a seleção brasileira feminina em 1996 nas Olimpíadas de Atlanta Estados Unidos.
Professor Cidinho, sentado de boné, jogadoras, auxiliares em cima de óculos escuro o excelente treinador Sr. Zé Duarte
Estudos
Diferente dos jogadores da época, Cidinho deu continuidade aos estudos, graduou-se em educação física quando ainda jogava, e assim pôde conciliar 30 aulas mensais lecionadas em colégios estaduais.
Fonte foto – http://blogdotubasso.blogspot.com/2012/04/ – Em pé: Miranda, Luizinho, Wilson Campos, Cidinho, Beto e Cido; Agachados: Capeloza, Ladeira, Milton, Vanderlei e Vagner.
Contratado pelo Rio Preto em 1971, projetou ganho na carreira com o passe emprestado ao Paulista de Jundiaí no biênio 1972-73. No entanto ficou desencantado com salários atrasados e constatação de regalias a medalhões de grandes clubes. Servílio, atacante que havia saído de Palmeiras e Corinthians, e Ditão, ex-zagueiro corintiano, treinavam apenas na véspera do jogo de domingo, enquanto Cidinho ‘ralava’ durante toda semana. Soma-se a isso a condição de reserva de Ditão para que decidisse pelo encerramento da carreira de atleta.
https://www.google.com/search?q=o+ex-treinador+Alcides+Romano+J%C3%BAnior&tbm=isch&ved=2ahUKEwjC4bL3up3pAhVpA7kGHSs4COMQ2-cCegQIABAA&oq=o+ex-t
Após, tornou-se treinador, com olho clínico apurado para revelação de valores.
No São Paulo, entre outros, passaram pelas mãos dele Heriberto, Salomão, Márcio Araújo, Elivelton, Sídnei Trancinha e Silas. No Guarani descobriu o ponteiro – esquerdo João Paulo. Hoje, aposentado, Cidinho foi vitimado pelos desdobramentos provocados pelo diabetes, com amputação parcial da perna direita.
Fonte – foto – Vida Brasil Texas – Professor Pedro Pires, Serjão Gomes, Sergio Lima, Professor Cidinho e Mario Bugrino nosso grande amigo.
Obrigado, Professor Alcides Romano Júnior, pelo grande e importantíssimos serviços prestados ao futebol do Brasil e em vários diferentes lugares no mundo.
***
Por Sergio Lima.
Excelente crônica Sérgio Lima e emocionante narrativa.
Parabéns
Gostei bastante do conteudo 🙂 Muito massa! kk
Hi there, everything is gong well here and ofcourse every one iis sharing facts, that’s really excellent, keep up writing.
Look into my web-site spincasino.evenweb.com