By Osvaldo Tetaze Maia
Não, não é erro de digitação! Os nomes das duas cidades do título são ‘’NÃO-ME-TOQUE” no RS, e “LLANFAIRPWLLGWYNGYLLGOGERYCHWYRNDROBWLLLLANTYSILIOGOGOGOCH” NO PAÍS DE GALES, que na sua forma mais curta chama-se “LLANFAIR PG”.
As duas são pequenas cidades, obviamente cada uma com suas características próprias, mas que preenchem o imaginário popular através da curiosidade pela origem dos seus nomes, mesmo em seus próprios países.
“LLANFAIR PG” ficou famosa ultimamente quando um apresentador do tempo na TV inglesa mostrou no mapa a pequena cidade, pronunciando corretamente o seu nome completo, pois segundo os Britânicos, só quem é nascido lá no País de Gales e que fale fluente o idioma ‘galês’ consegue pronunciar corretamente o nome completo da cidade.
No vídeo abaixo e nos áudios, engraçadíssimos aos nossos ouvidos, por sinal, vemos como é difícil realmente pronunciar tudo:
(“A weatherman pronounced a 58-letter word during a live broadcast like it was nothing”)
“O homem do tempo pronunciou a palavra de 58 letras durante uma transmissão ao vivo como se isso não fosse nada”.
Nos links abaixo – wilkipedia e youtube – a correta pronúncia por nativos da localidade;
https://en.wikipedia.org/wiki/Llanfairpwllgwyngyll – Item ‘Pronunciation”
A cidade galesa possui cerca de três mil habitantes, e muitos fazem abreviações na hora de pronunciar o seu nome, chamando-a ainda por “Llanfairpwll” ou até “Llanfair PG”. Nos mapas costuma aparecer a inscrição “Llanfair Pwllgwyngyll”, um nome ainda assim complicado de ler e falar. Em razão de suas belezas locais e de sua peculiaridade lingüística, a cidade apresenta um bom potencial turístico, ademais de não ter havido nenhum homicídio nos últimos dez anos, e o índice de criminalidade é praticamente zero.
E, acreditem, a cidade tem um time de futebol que se chama “Clwb Pel Droed Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch Football Club”!
O Clube foi fundado em 1899 e tinha como nome original Llanfair Rovers. Hoje o nome oficial do time é “Clwb Pêl Droed Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch Football Club” (em galês), e foi campeão por duas vezes da Welsh Alliance League, equivalente à terceira divisão do futebol galês, a qual disputa atualmente.
No título da crônica cito a cidade gaúcha de ‘NÃO-ME-TOQUE’ (com hífens), por considerar que é a que tem um nome bastante incomum, mas nem por isso deixou de ser o eleito quando a Prefeitura resolveu há alguns anos alterar o nome da cidade e fez um plebiscito, e o nome ‘NÃO-ME-TOQUE’ foi o escolhido e mantido por quase a totalidade da população.
Bem, de nomes raros e ‘diferentes’, por assim dizer, o Brasil também está cheio, assim como em qualquer país encontraremos cidades com nomes nada comuns, e a referência à Cidade galesa deve-se ao fato de que ela NÃO é a cidade com o maior nome no mundo, mas sim a “segunda no mundo com o maior nome”!
Sim, existe uma outra cidade com o nome maior que o da cidade galesa, fica na Nova Zelândia e possui 85 letras!
“Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenua kitanatahu” – https://www.newzealand.com/nieuw-zeeland/feature/the-longest-place-name-in-new-zealand/
De alguma maneira as ‘cidades’ sempre buscam alguma forma de destaque, e podemos dizer que são incontáveis as formas que cada uma busca um reconhecimento na sua região ou mesmo no mundo, e o fato desses ‘nomes mais compridos’, mais estranhos, enfim, pouco comuns, chama a atenção e cria a sua identidade.
No link a seguir, para quem quiser ‘matar’ a curiosidade há uma relação dos dez maiores nomes de cidades do mundo – https://www.worldatlas.com/articles/the-10-longest-place-names-in-the-world.html
Bem, de nomes compridos aqui no Brasil, com uma palavra única, temos no máximo uma PINDAMONHANGABA, e outros incomuns também como ANTA GORDA, RS, ENTREPELADO, RS, PINTÓPOLIS, MG, COMBINADO, TO, e muitos mais por esse Brasil afora.
Aqui na Revista há alguns meses apareceu a cidade de Bady Bassitt no estado de São Paulo, e confesso, nunca tinha escutado esse nome de cidade no Brasil, e me impressionei com a sua beleza e história.
Com o advento da Internet há inúmeras fotos à disposição de cidades com nomes ‘inusitados’, e aqui vale uma ‘viagem’ pelo Brasil e pelo Mundo para ver algumas fotos interessantes.
“A cidade também pode ser entendida como o lugar que concentra oferta de serviços – culturais, religiosos, de infraestrutura ou consumo – e que reúne os mais diversos fluxos e atividades humanas. Segundo Leonardo Benevolo, esta sobreposição de funções se deve às diferentes realizações de seus habitantes ao longo do tempo, que passam a se justapor no ambiente urbano para adaptar a estrutura a necessidades e interesses diversos. Por sua formação histórica, as regiões que mais representam tal dinâmica são os centros, muitas vezes interpretados e confundidos, no Brasil, com a própria cidade”.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade
E assim terminamos nossa ‘viagem’ hoje!
By Osvaldo Tetaze Maia