Estórias que a Bola não contou!

0
2724

Por: Osvaldo ‘Tetaze’ Maia!

Hoje vou contar algumas das passagens que tive na Copa do Mundo de 1986 no México, quando o futebol arte do Brasil ainda prevalecia sobre as demais equipes da época, devido ao futebol que o Brasil apresentara na Copa da Espanha em 1982 e considerada por muitos como a melhor seleção brasileira de futebol até hoje.

MEXICO 86 - 1º JOGO
Jajá, Luizinho,Jairzinho,Gilberto, Sérgio Lima, Junior, Aguinaldo, Miltinho MPB-4 e Farlei Ramon (de óculos); agachados: Bira ‘Véio’, Osvaldo Maia, Betinho, Bira e ‘Pato Lucas’.

Meu relacionamento com a seleção Brasileira iniciou na década de 80 e em 1982 na Espanha, assisti minha primeira Copa do Mundo ‘dos bastidores da seleção’, devido a minha amizade com os saudosos Gilberto Tim, preparador físico, e Dirceu, o “ponta esquerda”. Fato é que, jamais a seleção Brasileira será como naquela época, e não falo somente do futebol em si, mas da forma como se comportavam os jogadores e a própria estrutura da seleção, que ainda não tinha atingido o ‘glamour’ de hoje, nem os ‘valores’ atuais do mercado do futebol, e assim, os jogadores não detinham o ‘estigma de pop-star’ de hoje em dia! Então vamos a um dos episódios que convivi na Copa do México 1986.

MEXICO 86 - 2º JOGO
Aguinaldo, Jajá, Sérgio Lima, Luizinho, Bira ‘Véio’, ?, Dito; Agachados: Osvaldo Maia, Jairzinho, Betinho, ‘Pato Lucas’, ?

Lembrem-se que em 1986 fazia somente 16 anos que o Brasil tinha sido tri-campeão mundial, lá mesmo no México em 1970, e que o goleador daquele mundial foi o Jairzinho, o ‘Furacão da Copa’, que em 1986 tinha 42 anos e jogava ainda muita bola. Como já tinha feito amizade com o Jairzinho através do futebol, combinamos que nos encontraríamos em Guadalajara, juntamente com o nosso amigo em comum ‘Betinho’, ex-jogador carioca, músico e por fim ator de novela na década de 70, que vivia em Los Angeles naquela época.

MEXICO 86 - JAIR-RIVA-EDINHO E TETAZE
Betinho, Jair, Rivelino, Edinho e Osvaldo Maia em ‘Encontro’ promovido em Guadalajara pela “Selección brasileña de ex jugadores de fútbol”

Assim, eu, o Betinho e o ‘Jair Ventura Filho’, como o Betinho chamava o Jairzinho, montamos “La selección brasileña de ex jugadores de fútbol” com a qual jogamos sete partidas durante os trinta dias em que permanecemos em Guadalajara, única sede da seleção brasileira naquele mundial!

MÉXICO 1986-PARRILLA DA
Osvaldo Maia, Bira, Betinho, Branco em ‘Encontro’ promovido em Guadalajara pela “Selección brasileña de ex jugadores de fútbol”

Estes sete jogos em Guadalajara, pode-se dizer que na época fizeram tanto (ou quase tanto) sucesso na cidade quanto os jogos do mundial, pois jogávamos nos intervalos dos jogos do Brasil, e assim, a ‘torcida’ tinha outra atração para ver, pois a equipe que montamos, modéstia a parte (bem, talvez com um pouquinho de exagero), faria frente a algumas seleções daquele mundial.

Formaram a base daquele time, Jairzinho, ‘Pato Lucas’, irmão do ex-jogador Muller e que jogava no Universidad Guadalajara naquela época, ‘Dito’, outro irmão do Muller que jogava em Mato Grosso, Sérgio Lima, ex America do Rio, Inter de Porto Alegre, e Guarani de Campinas, dentre outros times do Mexico, Fred, ex Flamengo e seleção olímpica brasileira de 1972 em Munique, Rildo, ex Santos (aquele que jogou com Pelé), Bira, ex Flamengo, Betinho, ex Botafogo e outros ‘bons jogadores’ amadores como Eu (modéstia a parte), e um zagueiro que se não tivesse sido um dos grandes artistas da música popular brasileira, poderia facilmente ter sido jogador de futebol, até hoje conhecido mundialmente como o ‘Miltinho do MPB-4’!

MEXICO 86 - TREINO SELEÇÃO EST. GUADALAJARA
Paulo Vitor, Osvaldo Maia, sentados Everaldo e Valdo e ‘Nocaute Jack’ Massagista da seleção no Jogo treino da Seleção Brasileira contra o Universidad Guadalajara – Junho/1986.

Com esse ‘timaço’, jogamos no estádio do Universidad Guadalajara, ainda em dois clubes que cederam os campos para as seleções que estavam na cidade treinarem, em outros Clubes privados, enfim, nos melhores locais e campos de futebol da região, tudo regado a muita cerveja, churrasco e comida Mexicana patrocinada pelos anfitriões, pois só a presença do Jairzinho era suficiente para atrair público e oferta de jogos até fora de Guadalajara, e só não jogamos mais porque o tempo não dava.

Como ‘Chefe da Delegação’ e ‘titular absoluto da ponta-direita’, eu vistoriava os clubes e os campos e definia o que deveria ser servido ao grupo após os jogos, antes de aceitar os convites! O Jairzinho ‘se escalou’ na meia-direita e eu devo ter sido o ponteiro direito que ‘mais recebeu bola na história do futebol’, pois a meia cancha formada com o Sérgio Lima, Betinho e Jair, mais o ‘Pato Lucas’ na frente, me ‘consagrou’ e fiz dez gols em sete jogos! Era uma farra!

GUADALAJARA-JANTAR OFERECIDO AO JAIRZINHO-JUNHO 1986
Guadalajara: Jantar Oferecido Ao Jairzinho-Junho 1986

Até que chegou o grande dia, véspera do jogo Brasil x França no Jalisco, e o Jairzinho chamou eu e o Betinho no hotel dele para apresentar um Diretor de um time do México que queria nos conhecer e marcar um jogo no próprio estádio Jalisco, aquele mesmo onde o Brasil ‘mandava’ seus jogos do Mundial!

Fomos até o hotel do Jair, e lá estava ele com esse Diretor do time que queria jogar contra “La selección brasileña de ex jugadores de fútbol en el Estádio del Jalisco”, e fui apresentado pelo Jair como o ‘Chefe da Delegação’ brasileira e que todo o acerto seria comigo. Olhei para o Betinho e já ‘senti que esse tal acerto’ era algo mais sério, e aí quando o homem foi embora o Jair nos contou que vieram oferecer US$ 3.000,00 (três mil dólares) para jogarmos no dia seguinte ao jogo Brasil x França, em um domingo NO JALISCO!

Três mil dólares era o que eu tinha levado para ficar um mês no México naquela época, era muita grana, e dividiríamos entre os três, pois afinal, nós ‘inventamos esses jogos’ e éramos os ‘donos do time’. Os uniformes (que duraram só um jogo, pois tivemos que dar tudo), chuteiras, bolas, eu tinha conseguido tudo com o meu amigo Farlei Ramon, um carioca que havia conhecido em 1982 no Mundial da Espanha e ficamos muito amigos, e que era Diretor da Adidas para a América Latina, a qual patrocinava a seleção brasileira e vários jogadores também. Sobre isso ainda vou contar um dia como iniciou o ‘pagamento’ de patrocínio aos jogadores da seleção na Copa de 82 na Espanha, para usarem chuteiras de futebol de determinadas marcas!

GUADALAJARA-MX-MUNDIAL 86-JAIR-JOÃO NOGUEIRA-TETAZE
Guadalajara: Mx-Mundial 86-Tininho-João Nogueira-Tetaze

Assim, no dia 21/06/1986, um sábado, dia do jogo Brasil x França de Platini, marcamos de nos encontrar em frente a ‘Puerta 8’, eu, o Betinho e o Jairzinho com o Presidente do Clube com o qual iríamos jogar no Domingo no Jalisco, pois este seria o último jogo daquela fase em Guadalajara; o ‘homem’ chegou e nos apresentamos, combinamos de jantar naquela noite no Hotel do Jair onde ele faria o ‘pagamento’ da quota do jogo, e me disse que iria ainda com ele um Diretor de TV para ver se poderíamos fazer algum acordo para televisionar nosso jogo, mas queria nossa garantia de que a equipe completa iria jogar!

Eu estava tão impressionado com tudo isso, que num misto de euforia e de satisfação, apertei a mão do Presidente do Clube e disse:

– Señor, hay solo una forma de que este nuestro juego no se realice acá en el Jalisco, es que Brasil pierda hoy para Francia, pues ahí no vas encontrar ningún brasileño en Guadalajara mañana, pero quédese tranquilo, no hay equipo capaz de vencer a Brasil en este Mundial!

O Presidente nos saudou, deu um aceno com a mão e entramos no estádio Jalisco dando muitas risadas…

Encontrei-me novamente com o Jairzinho depois daquele Brasil x França somente no Rio de Janeiro no Carnaval de 1987, onde desfilei pela Beija-Flor naquele ano com a equipe do
Fluminense, com Assis e Washington, Tato, Jandir, Delei, Branco, etc… O Betinho ainda vivia em Los Angeles, para onde voltou na mesma noite daquele sábado em Guadalajara, e eu e o Jairzinho demos muitas risadas lembrando ‘do nosso jogo que seria o retorno dele ao estádio Jalisco 16 anos depois’, e até hoje sempre que nos vemos comentamos de alguma forma esse dia 21/06/1986… o resto é história…!

mex
Capa e reportagem de Jornal de Guadalajara após um dos jogos
Mexico 1986 - El Diario deportes
Capa e reportagem de Jornal de Guadalajara após um dos jogos
MEXICO 86-CAPA JORNAL 001
Capa e reportagem de Jornal de Guadalajara após um dos jogos
Artigo anteriorI Love Rio
Próximo artigoAlexandre Jorge Leite, VIP
BIOGRAFIA ****** Sérgio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano onde jogou em todas as categorias e foi campeão Estadual no ano de 1969. Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América do Rio, tornando-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e vice-artilheiro brasileiro Carioca de 1973. Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexa Campeão Gaúcho invicto. Em 1975, formou um excelente time do Guarani de Campinas, com grandes jogadores, Ziza, Amaral,Renato, Miranda, Davi, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha. que foi base do Campeão em 1978. Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Club Jalísco, e Atlas Fútbol Club ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. ****** Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio,estado do Rio, onde encerrou sua carreira. Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na rádio local chamada "Canal 58" de Guadalajara. Após a copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos, nos Estados Unidos da América,, onde foi convidado pela Universidade de Houston Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco para participar como instrutor do “Cugar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Na sequência, depois de várias participações, em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy com o apoio espetacular do grande amigo Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ****** Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: 1 - Criou-se liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. 2 – Todos os meses havia Torneios entre todos os Parks. 3 - Criou-se seleções para jogarem contra jovens das outros áreas, e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. Foi apresentado e aprovado e Sérgio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos, até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. Sérgio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a "Licença National B' e assumiu como Coach principal da South Texas Soccer Select Team Open Age From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro "Afrodescendente" a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ****** No ano de 1992, Fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde ficou por 28 anos, sendo 24 anos impressos e os últimos 4 anos digital em português. Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor . A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ****** 1 - Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira no criada no Texas em 1993 com finalidade de promover a cultura do Brasil. Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sérgio Lima teve a participação com 10 músicas 8 autorais e mais duas com parcerias. 2 - Compositor da música “I Love Rio”, escrita e inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elicia Oliveira em ingrês (Está disponível no YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ****** Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. ****** A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando, em certos momentos, o diálogo tenso, desconfortável e, até certo ponto, cansativo, devido à falta de elasticidade de algumas lideranças, acostumadas, creio, a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ****** Sérgio criou o espaço Brasil especial na Biblioteca central da cidade de Houston e conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. Recebeu o Prêmio Brazilian International Press Ward, por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português, e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ****** ORIGINAL ARTICLE “AFRO DECENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui