Marquinho Sathan é parte e representa magistralmente a fina nobreza do samba.

0
1905

Por Sergio Lima

Marco Antônio Costa Santos (Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 1956) é um cantor e compositor brasileiro. É conhecido pelo nome artístico, Marquinho Sathan . Nascido no limite do Morro do Salgueiro com o nível do mar, ganhou fama nas rodas de samba nos anos 80.

Carreira

Já em seu primeiro disco “Me Engana Que Eu Gosto”, que acabou virando jargão na boca do povo, foi saudado como um dos grandes lançamentos do ano (87) e recebeu disco de ouro. Nesse disco dividiu duas faixas com Roberto Ribeiro e Bezerra da Silva respectivamente, reuniu compositores como Arlindo Cruz, Beto Sem Braço, Almir Guineto entre outros nomes de peso.

Marquinho  na Suécia 

Em seu segundo disco, recebeu novamente um Disco de Ouro, e consagrou sucesso como “Por Incrível Que Pareça” com a participação especial de “Alcione” e a música de sua autoria “Simples Poeta” que traz a sutileza e sensibilidade de um grande compositor.

Daí pra frente, já consagrou como um dos melhores intérpretes do samba do país, Marquinho vem acumulando sucesso, já tendo realizado turnê pelos Estados Unidos, pela Europa (Portugal, Espanha e França) e ainda na Finlândia e Bélgica. Foi merecedor do “Prêmio Sharp” em 1991 como melhor intérprete de samba, como melhor intérprete também, recebeu por cinco vezes o Oscar do Samba em SP no projeto “Os Melhores do Ano” como melhor intérprete no qual participa há 7 anos.

Marquinho  na Suécia 

Por trás da simpatia típica de carioca, Marquinho Sathan tem uma carreira pautada na aplicação, disciplina e organização somadas ao talento a força da voz e o brilhantismo do intérprete de talento poli dimensional que chega aos 24 anos de carreira com 10 CDs gravados e 28 participações em CDs e DVDs de outros artistas, conquistando o reconhecimento do público que o consagrou através de sucessos de sambas, como “Falsa Consideração”, “Me Engana Que Eu Gosto” e “Pura Semente”.

Fonte – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Entrevista

VB – Quais os novos projetos para a temporada 2019?

MS – A preparação de mais um trabalho denominado EP, que irá conter 6 músicas ou menos até porque não adianta atualmente no Brasil fazermos um investimento em um trabalho completo porque não temos emissoras pra tocar Samba e, das poucas que temos, algumas ainda nos cobram o famoso “JABÁ” que vem a ser a propina para executar nossas músicas…um crime!

Álbum – Wikipédia, a enciclopédia

Extended play (EP) é uma gravação em disco de vinil, formato digital ou CD que é longa demais para ser  considerada um single e muito curta para ser … classificada como um album musical.

VB – Como foram suas apresentações na Europa?

MS – As apresentações foram espetaculares, além da expectativa uma vez que, já conheço parte da Europa, mas até então Suécia, e Suíça ainda não tinha ido e dessa vez a totalidade de público não foi de brasileiros, o que nos motivou mais ainda e o povo gosta mesmo de Samba mundo a fora, foi espetacular!

Marquinho na Suécia 

VB – Na sua opinião, qual o Samba Enredo que pode emplacar no carnaval de 2019?

MS – Bem…sou Salgueirense e estou apostando em nosso Samba que fala do nosso Padroeiro espiritual, Xangô; No entanto, como no último Carnaval tivemos por conta da aproximação das eleições Sambas com um apelo político em seus temas, se dando bem na avenida, este ano, o modelo foi copiado novamente e alguns Sambas se destacam por essa razão e também porque tivemos eleições conturbadas e surpreendentes no final do ano, por essa razão destaco também Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel e Beija Flor como candidatas ao título.

Fonte – Foto Site do Salgueiro no Facebook

VB – Quais são os compositores que você mais gravou suas músicas e a que fez mais sucesso?

MS – O compositor que sempre está em meu repertório é o Toninho Geraes, mas sempre tem música minha em meus trabalhos também. Não dá pra dizer a que fez mais sucesso, pois isso é uma confusão danada, mas posso garantir que o “Me engana Que Eu Gosto¨ (Marquinho Sathan/ Nivaldo Duarte/ Serginho do Cavaco) é um hit sempre solicitado, pois fala dos políticos brasileiros e como eles enganam e roubam a população, no entanto, uma das mais pedidas é a Falsa Consideração (Marquinho Sathan/Liebert/ Eros) que detém agora 22 regravações por outros artistas nacionais, foi gravada também há 6 anos por um Rapper chamado Lil One, de Miami e acabou de ser incluída num filme recentemente que não me lembro o nome, mas com a música na interpretação de Jorge Aragão.

VB – Cite 2 lugares no Rio de Janeiro onde você fez um show inesquecível .

MS – Teatro João Caetano junto com a Alcione o primeiro show profissional de minha vida após gravar o primeiro trabalho, foi em Dezembro de 1984. Tivemos que fazer 2 sessões, o que não estava programado, devido á quantidade de gente que ficou do lado de fora. Roda de Samba do Marquinho Sathan no Bar Brahma em Brasília, show produzido por Ester Braga da Abépé Produções, pois estava me sentindo muito mal e achei que não conseguiria, saí do palco chorando porque foi um espetáculo!!!

VB – Fale sobre o Bebeto e Arlindo Cruz.

MS – Bebeto é um querido amigo grande ponta no gramado, camarada verdadeiramente do bem, que infelizmente teve um AVC e está se recuperando aos poucos e acredito na volta dele aos palcos em breve.

Arlindo Cruz, da nossa geração, o maior poeta de todos os tempos, meu amigo particular, meu parceiro de músicas (No EP virá uma canção nossa chamada “Quer Brincar de Amor”) também acometido de um AVC, sendo que Hemorrágico, o mais perigoso, está lutando pra voltar, mas seu quadro, embora estável, é grave e muito complicado. Uma lacuna imensa deixada em branco na MPB.

VB – Qual a sua opinião a respeito do novo governo do estado do Rio de Janeiro?

MS – São todos farinha do mesmo saco, um tabuleiro de xadrez contaminado; as peças se movem, mas não há vencedores apenas perdedores , “o povo”… Nada vai mudar, não acredito mais!!

VB – Você acha que o corte da verba vinda do governo do estado para o carnaval do Rio de Janeiro, vai afetar a folia e o desfile das escola de samba?

Fonte – Foto Arcevo Sergio Luis Lima

MS – Afetar afeta, mas o brasileiro, em se tratando de Carnaval, tem criatividade pra substituir a crise e dar a volta por cima.

VB – Diga o nome de um samba que você gosta muito, que nunca gravou e gostaria de ter gravado.

MS – Princípio Meio e Fim (Serginho Meriti /Claudemir)

VB – Cite 3 grandes nomes do samba atual no Brasil

MS – Difícil apenas 3 …tem uma geração chegando e se firmando com Sambas muito bons

Renato da Rocinha // João Martins // Fernando Procópio //

EP APENAS 6 MÚSICAS

 Extended play (EP) é uma gravação em disco de vinil, formato digital ou CD que é longa demais para ser considerada um single e muito curta para ser. classificada como um

Índice

Por Sergio Lima

Artigo anteriorHomenagem para pessoas maravilhosas que fazem parte da minha seleção de todos os tempos do America Futebol Club do Rio de Janeiro
Próximo artigo“Os Pernas-de-Pau de Brumadinho”!
BIOGRAFIA ****** Sérgio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano onde jogou em todas as categorias e foi campeão Estadual no ano de 1969. Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América do Rio, tornando-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e vice-artilheiro brasileiro Carioca de 1973. Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexa Campeão Gaúcho invicto. Em 1975, formou um excelente time do Guarani de Campinas, com grandes jogadores, Ziza, Amaral,Renato, Miranda, Davi, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha. que foi base do Campeão em 1978. Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Club Jalísco, e Atlas Fútbol Club ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. ****** Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio,estado do Rio, onde encerrou sua carreira. Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na rádio local chamada "Canal 58" de Guadalajara. Após a copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos, nos Estados Unidos da América,, onde foi convidado pela Universidade de Houston Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco para participar como instrutor do “Cugar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Na sequência, depois de várias participações, em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy com o apoio espetacular do grande amigo Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ****** Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: 1 - Criou-se liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. 2 – Todos os meses havia Torneios entre todos os Parks. 3 - Criou-se seleções para jogarem contra jovens das outros áreas, e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. Foi apresentado e aprovado e Sérgio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos, até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. Sérgio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a "Licença National B' e assumiu como Coach principal da South Texas Soccer Select Team Open Age From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro "Afrodescendente" a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ****** No ano de 1992, Fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde ficou por 28 anos, sendo 24 anos impressos e os últimos 4 anos digital em português. Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor . A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ****** 1 - Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira no criada no Texas em 1993 com finalidade de promover a cultura do Brasil. Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sérgio Lima teve a participação com 10 músicas 8 autorais e mais duas com parcerias. 2 - Compositor da música “I Love Rio”, escrita e inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elicia Oliveira em ingrês (Está disponível no YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ****** Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. ****** A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando, em certos momentos, o diálogo tenso, desconfortável e, até certo ponto, cansativo, devido à falta de elasticidade de algumas lideranças, acostumadas, creio, a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ****** Sérgio criou o espaço Brasil especial na Biblioteca central da cidade de Houston e conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. Recebeu o Prêmio Brazilian International Press Ward, por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português, e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ****** ORIGINAL ARTICLE “AFRO DECENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui