Por Sergio Lima
Marco Antônio Costa Santos (Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 1956) é um cantor e compositor brasileiro. É conhecido pelo nome artístico, Marquinho Sathan . Nascido no limite do Morro do Salgueiro com o nível do mar, ganhou fama nas rodas de samba nos anos 80.
Carreira
Já em seu primeiro disco “Me Engana Que Eu Gosto”, que acabou virando jargão na boca do povo, foi saudado como um dos grandes lançamentos do ano (87) e recebeu disco de ouro. Nesse disco dividiu duas faixas com Roberto Ribeiro e Bezerra da Silva respectivamente, reuniu compositores como Arlindo Cruz, Beto Sem Braço, Almir Guineto entre outros nomes de peso.
Marquinho na Suécia
Em seu segundo disco, recebeu novamente um Disco de Ouro, e consagrou sucesso como “Por Incrível Que Pareça” com a participação especial de “Alcione” e a música de sua autoria “Simples Poeta” que traz a sutileza e sensibilidade de um grande compositor.
Daí pra frente, já consagrou como um dos melhores intérpretes do samba do país, Marquinho vem acumulando sucesso, já tendo realizado turnê pelos Estados Unidos, pela Europa (Portugal, Espanha e França) e ainda na Finlândia e Bélgica. Foi merecedor do “Prêmio Sharp” em 1991 como melhor intérprete de samba, como melhor intérprete também, recebeu por cinco vezes o Oscar do Samba em SP no projeto “Os Melhores do Ano” como melhor intérprete no qual participa há 7 anos.
Marquinho na Suécia
Por trás da simpatia típica de carioca, Marquinho Sathan tem uma carreira pautada na aplicação, disciplina e organização somadas ao talento a força da voz e o brilhantismo do intérprete de talento poli dimensional que chega aos 24 anos de carreira com 10 CDs gravados e 28 participações em CDs e DVDs de outros artistas, conquistando o reconhecimento do público que o consagrou através de sucessos de sambas, como “Falsa Consideração”, “Me Engana Que Eu Gosto” e “Pura Semente”.
Fonte – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Entrevista
VB – Quais os novos projetos para a temporada 2019?
MS – A preparação de mais um trabalho denominado EP, que irá conter 6 músicas ou menos até porque não adianta atualmente no Brasil fazermos um investimento em um trabalho completo porque não temos emissoras pra tocar Samba e, das poucas que temos, algumas ainda nos cobram o famoso “JABÁ” que vem a ser a propina para executar nossas músicas…um crime!
Álbum – Wikipédia, a enciclopédia
Extended play (EP) é uma gravação em disco de vinil, formato digital ou CD que é longa demais para ser considerada um single e muito curta para ser … classificada como um album musical.
VB – Como foram suas apresentações na Europa?
MS – As apresentações foram espetaculares, além da expectativa uma vez que, já conheço parte da Europa, mas até então Suécia, e Suíça ainda não tinha ido e dessa vez a totalidade de público não foi de brasileiros, o que nos motivou mais ainda e o povo gosta mesmo de Samba mundo a fora, foi espetacular!
Marquinho na Suécia
VB – Na sua opinião, qual o Samba Enredo que pode emplacar no carnaval de 2019?
MS – Bem…sou Salgueirense e estou apostando em nosso Samba que fala do nosso Padroeiro espiritual, Xangô; No entanto, como no último Carnaval tivemos por conta da aproximação das eleições Sambas com um apelo político em seus temas, se dando bem na avenida, este ano, o modelo foi copiado novamente e alguns Sambas se destacam por essa razão e também porque tivemos eleições conturbadas e surpreendentes no final do ano, por essa razão destaco também Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel e Beija Flor como candidatas ao título.
Fonte – Foto Site do Salgueiro no Facebook
VB – Quais são os compositores que você mais gravou suas músicas e a que fez mais sucesso?
MS – O compositor que sempre está em meu repertório é o Toninho Geraes, mas sempre tem música minha em meus trabalhos também. Não dá pra dizer a que fez mais sucesso, pois isso é uma confusão danada, mas posso garantir que o “Me engana Que Eu Gosto¨ (Marquinho Sathan/ Nivaldo Duarte/ Serginho do Cavaco) é um hit sempre solicitado, pois fala dos políticos brasileiros e como eles enganam e roubam a população, no entanto, uma das mais pedidas é a Falsa Consideração (Marquinho Sathan/Liebert/ Eros) que detém agora 22 regravações por outros artistas nacionais, foi gravada também há 6 anos por um Rapper chamado Lil One, de Miami e acabou de ser incluída num filme recentemente que não me lembro o nome, mas com a música na interpretação de Jorge Aragão.
VB – Cite 2 lugares no Rio de Janeiro onde você fez um show inesquecível .
MS – Teatro João Caetano junto com a Alcione o primeiro show profissional de minha vida após gravar o primeiro trabalho, foi em Dezembro de 1984. Tivemos que fazer 2 sessões, o que não estava programado, devido á quantidade de gente que ficou do lado de fora. Roda de Samba do Marquinho Sathan no Bar Brahma em Brasília, show produzido por Ester Braga da Abépé Produções, pois estava me sentindo muito mal e achei que não conseguiria, saí do palco chorando porque foi um espetáculo!!!
VB – Fale sobre o Bebeto e Arlindo Cruz.
MS – Bebeto é um querido amigo grande ponta no gramado, camarada verdadeiramente do bem, que infelizmente teve um AVC e está se recuperando aos poucos e acredito na volta dele aos palcos em breve.
Arlindo Cruz, da nossa geração, o maior poeta de todos os tempos, meu amigo particular, meu parceiro de músicas (No EP virá uma canção nossa chamada “Quer Brincar de Amor”) também acometido de um AVC, sendo que Hemorrágico, o mais perigoso, está lutando pra voltar, mas seu quadro, embora estável, é grave e muito complicado. Uma lacuna imensa deixada em branco na MPB.
VB – Qual a sua opinião a respeito do novo governo do estado do Rio de Janeiro?
MS – São todos farinha do mesmo saco, um tabuleiro de xadrez contaminado; as peças se movem, mas não há vencedores apenas perdedores , “o povo”… Nada vai mudar, não acredito mais!!
VB – Você acha que o corte da verba vinda do governo do estado para o carnaval do Rio de Janeiro, vai afetar a folia e o desfile das escola de samba?
Fonte – Foto Arcevo Sergio Luis Lima
MS – Afetar afeta, mas o brasileiro, em se tratando de Carnaval, tem criatividade pra substituir a crise e dar a volta por cima.
VB – Diga o nome de um samba que você gosta muito, que nunca gravou e gostaria de ter gravado.
MS – Princípio Meio e Fim (Serginho Meriti /Claudemir)
VB – Cite 3 grandes nomes do samba atual no Brasil
MS – Difícil apenas 3 …tem uma geração chegando e se firmando com Sambas muito bons
Renato da Rocinha // João Martins // Fernando Procópio //
EP APENAS 6 MÚSICAS
Índice
- 1Características
- 2EPs no Brasil
- 3Ver Também
- 4Referências
- ***
Por Sergio Lima