Por Sergio Lima.
Tenho imenso prazer em apresentar este personagem e amigo Haroldo “BECKMAN” Pereira extraordinário piloto de avião, um guerreiro que veio para os Estados Unidos trabalhar, se educar, aprimorar na sua área, e poder realizar o seu sonho. Haroldo “BECKMAN”, em toda sua trajetória foi um profissional extremante competente e exemplar. Mr. “BECKMAN” faz parte da nobre lista dos pioneiros da comunidade brasileira no Texas. Eu convido a todos para viajarmos juntos apreciar a sua biografia, e através da entrevista aprofundar e conhecer em um bate papo super informal a história deste ser humano ímpar, um Ilustre cidadão brasileiro nota 10. Espero que seja do agrado de todos.
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Haroldo “BECKMAN” Pereira.
Em continuidade ao nosso papo informal com comentários sobre a minha vida profissional, em especial a minha carreira de piloto, vou complementar com a sequência cronológica . Bom, nasci em São Luiz do Maranhão em 1957, onde completei todas as etapas do ensino primário, primeiro e segundo grau (que na época era separado em ginásio e científico) e depois ingressei em 1977 na Universidade Estadual do Maranhão no curso de Engenharia Civil, que acabei abandonando quando apareceu a oportunidade de emprego que daria seguimento ao meu sonho de ser piloto. Mais tarde (bem mais tarde) já como comandante na TAM, fiz o curso de Ciências Aeronáuticas, com especialização em Aviação Civil na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Bom essa foi a sequência acadêmica, vamos para a evolução profissional.
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Começando pelo sonho de ser piloto, tudo começou na minha infância quando meu pai nos levava aos domingos para ver os aviões da Varig, Cruzeiro do Sul, Vasp Paraense aterrisar e decolar no aeroporto Mal. Cunha Machado (antigo aeroporto do Tirirical, nome dado ao arbusto que predominava na área). E ali fui contaminado com o micróbio que não tem cura, rsrsrs.
Eu Haroldo Beckman e Jorge, amigo piloto que conheci em Houston e me apresentou o pessoal da Transbrasil. Depois veio voar aqui no Maranhão. Abandonou a aviação e hoje mora em Nova York – Essa foto é em São Luís do Maranhão.
Na minha adolescência quando já havia decidido que queria ser piloto, veio o grande dilema que era: como iria fazer para pagar meu curso e tirar o meu brevet, por ser de família humilde e meu pai não ter como me ajudar de maneira alguma, decidi estudar engenharia civil, seguindo os passos do meu irmão mais velho, que já estava na faculdade, para depois de formado ganhar dinheiro e dar continuidade ao sonho. Mas a oportunidade de ouro da minha vida apareceu antes, quando consegui emprego em uma empresa (Harms & Cia) que estava agenciando uma empresa de perfuração de Petróleo do Texas (Rowan Drilling Co. de Houston) que tinha vindo para o Brasil explorar petróleo na costa do Maranhão e da Bahia. De São Luís fui para Salvador e quando encerram as atividades por aqui eles me levaram para o Texas com visto de trabalho para me treinar e ser aproveitado para um possível retorno das atividades no Brasil.
Haroldo Beckman no Hobby Airport com Farid, hoje piloto da Azul é Edson (Edzoom) meu brother que mora em Miami hoje, no Cessna Skyhawk da Aero Academy. Haroldo “BECKMAN” no do meio.
Nesse período eu vi algo que para mim era muito além de um sonho, que não passava na minha cabeça nem no mais otimista dos sonhos, que era fazer meu curso de piloto nos Estados Unidos. Isso era inimaginável! E lá eu estava com a faca e o queijo na mão, agradecendo a Deus todos os dias. Tinha as três coisas que eu precisava, tempo, dinheiro e a minha determinação. Trabalhando nas plataformas de petróleo no Golfo do México (sempre morando em Houston) eu tinha a escala de quinze dias embarcado e quinze dias livre, daí comecei meus cursos em um aeroporto ao sul de Houston chamado Clover Field, depois já como piloto privado fui completar os curso e tirar o brevet de piloto comercial e voo por instrumentos na Aero Academy no Hobby Airport.
Haroldo “BECKMAN” Pereira – Essa foto é em Barreirinhas nos Lençois Maranhenses.
Com todos os brevets comecei a trabalhar no departamento de Aviação da Rowan como part time pilot, onde tive oportunidade de voar alguns clássicos da Aviação como o Piper Navajo , o De Havilland DHC-6 Twin Otter, e o mais clássico de todos, o Convair CV580. Com as horas de voo suficiente para pleitear um emprego na linha aérea, veio a parte final do sonho que era voltar pra voar no Brasil. Tentei na VASP, na VARIG, mas foi na TRANSBRASIL que consegui entrar, para voar o Boeing 767, onde fiquei de 1993 até 2001. Com a falência da TRANSBRASIL , consegui emprego na TAM (hoje Latam) como co-piloto do Fokker 100, depois do Airbus A320, A330 e em 2006, fui promovido a comandante da família A32F, que inclui o A319, A320 e A321.
Fonte foto – Arquivo pessoal de Haroldo “BECKMAN” Pereira.
E com a experiência adquirida ao longo de todos esses anos, somada a minha disciplina, meu comprometimento, minha seriedade e minha dedicação, fui promovido a instrutor de voo e de simulador e mais tarde obtive minha certificação de examinador credenciado da ANAC, culminando com a minha promoção a piloto chefe da frota doméstica da TAM no período de 2011 a 2014, voltando para o voo onde permaneci, já na LATAM, até maio de 2022 encerrando minha carreira na aviação de linha aérea.
Comandante Haroldo “BECKMAN” Pereira – Esse foi meu voo de despedida da linha aérea na Latam. A bordo do Airbus A320, com minha tripulação no voo de Bogotá para Guarulhos.
Durante esse período na aviação voei para várias cidades dos Estados Unidos e vários países da Europa assim como todas as capitais do Brasil e várias cidades do interior. Tendo tido a oportunidade de buscar vários aviões A320 direto das fábricas de Toulouse na França e Hamburgo na Alemanha. E obviamente que nada disso teria acontecido sem a ajuda de vários amigos da Aviação e fora dela,da minha família, onde tive o apoio sempre presente da minha mãe (que nos deixou recentemente), meu pai que infelizmente não viveu o suficiente para ver nem o início da minha carreira, meus irmãos que me apoiaram e mesmo na distância sempre me deram a certeza que eu tinha um lar na casa de cada um deles caso a minha carreira não tivesse dado certo e a minha esposa que sempre me apoiou e suportou vários anos da minha ausência parcial em casa em função da minha escala de trabalho e a Deus que sempre iluminou o meu caminho e protegeu todos os meus voos!
Haroldo “BECKMAN” Pereira.
E essa foi a trajetória da minha carreira de aeronauta, que encerrou na Linha Aérea, mas continua bem viva em outros seguimentos, porque: “O piloto não para de voar quando fica velho Ele fica velho quando para de voar”.
E eu ainda não quero ficar velho!
Comandante Haroldo “BECKMAN” Pereira – Essa foi uma surpresa que a ATL (associação de pilotos) fez para mim na chegada do voo de Bogotá.
Haroldo “BECKMAN” Pereira.
Entrevista
Atenção, todas as resposta estão através dos áudios.
VB – Porque você foi morar nos Estados Unidos?
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.
VB – Você teve algum impacto depois de vários anos morando no exterior, voltar a morar no Brasil?
Fonte – Wikipédia, a enciclopédia livre. – Vista noturna do bairro Ponta d’Areia com a Lagoa da Jansen ao fundo – São Luís do Maranhão.
VB – Você como piloto de aviação já passou por alguma experiência que teve medo?
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Aeroporto Internacional George Bush em Houston, Texas.
VB – Você alguma vez teve uma emergência e ficou dependente da ajuda da torre do Aeroporto para aterrizar?
Despedida do Texas, Haroldo Beckman, Sergio Lima e um amigo.
VB – Cite três Aeroporto que você acha que são os mais difíceis para aterrizar e cite três Aeroportos mais fáceis e cômodos para aterrizar? Defina o que é ser um piloto de avião.
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.
VB – Fale quais as diferenças entre Houston, São Paulo e São Luís do Maranhão.
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.
VB – O que você pensa a respeito da efetividade do Airbus Beluga, o (Avião Baleia) que chegou ao Brasil ?
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.
VB – Você gostaria e está preparado para pilotar o Airbus Beluga, o (Avião Baleia)?
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.
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Por Sergio Lima.
Maravilhosa esta reportagem sobre o nosso amigo Haroldinho. Tive o previlégio de conhece- ló na sua trajetória quando morou em Houston, Texas . Nos tornamos amigos e vizinhos . Ser humano fantástico, de muita luz determinação . Sempre empenhado em realizar seu sonho de ser piloto. Trabalho árduo , exigindo muito esforço, tempo e dinheiro. Provando e sendo exemplo para todos nós que a determinação e trabalho pode tornar nossos sonhos uma realidade. Nunca desisti . Parabéns Haroldo por sua trajetória. Que história de vida linda . Saudades amigo. Deus te abençoe ricamente junto a sua família. Aplausos por seu exemplo e determinação. Abraço saudoso. 👏🏻👏🏻👏🏻🙏❤️
Obrigado, minha amiga Conceição, pelo seu comentário. Grande Abraço.
Sou amiga do Haroldo.Que chamamos de Haroldinho .Gostaria do contato dele .Sou do conjunto q ele morou em São Luís Filipinho.Meu nome é Andrea
Sensacional!!!
Ótima reportagem. Eu e o Beckman voamos muito quando estávamos tirando os brevês em Houston. Ele se esforçou muito nas plataformas e ele é um aviador exemplar. O meu segundo Irmão.
Legal essa reportagem com o Haroldo! Saudades desse tempo inesquecível em Houston! Parabéns Serjão!
Obrigado Serginho, você esta certíssimo, foram velhos e bons tempos que vivemos no Texas.
Quero o contato do Haroldo, meu amigo da década de 1970…
OK! Nádia Rios Vellasco, passarei o seu contato para ele, imediatamente.
Grande guerreiro, vibrante e determinado amigo Piloto Comodante. Fico orgulhoso de ter conhecido esse homem de valor. Parabéns.
Moses Ribeiro
Houston Texas
Conheci o Haroldo no final da década de 1970 e nunca mais nos vimos. Sempre tentei encontrá-lo nas redes sociais e nada, mas hoje, por sorte minha, encontrei essa maravilhosa entrevista, por meio do Google. Quero ter mais notícias dele e de sua família… alguém me ajude!
Quero o contato do Haroldo, meu amigo da década de 1970…
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