Personality of the Month – Comandante Haroldo “BECKMAN” Pereira, excelente e diferenciado piloto de aviação.

14
2002

Por Sergio Lima.

Tenho imenso prazer em apresentar este personagem e amigo Haroldo “BECKMAN” Pereira extraordinário piloto de avião, um guerreiro que veio para os Estados Unidos trabalhar, se educar, aprimorar na sua área, e poder realizar o seu sonho. Haroldo “BECKMAN”, em toda  sua trajetória foi um profissional extremante competente e exemplar. Mr. “BECKMAN” faz parte da nobre lista dos  pioneiros da comunidade brasileira no Texas. Eu convido  a todos para viajarmos juntos apreciar a sua biografia, e através da entrevista  aprofundar e conhecer em um bate papo super informal a história deste ser humano ímpar, um Ilustre cidadão brasileiro nota 10. Espero que seja do agrado de todos.

***

Haroldo “BECKMAN” Pereira.

Em continuidade ao nosso papo informal com comentários sobre a minha vida profissional, em especial a minha carreira de piloto, vou complementar com a sequência cronológica . Bom, nasci em São Luiz do Maranhão em 1957, onde completei todas as etapas do ensino primário, primeiro e segundo grau (que na época era separado em ginásio e científico) e depois ingressei em 1977 na Universidade Estadual do Maranhão no curso de Engenharia Civil, que acabei abandonando quando apareceu a oportunidade de emprego que daria seguimento ao meu sonho de ser piloto. Mais tarde (bem mais tarde) já como comandante na TAM, fiz o curso de Ciências Aeronáuticas, com especialização em Aviação Civil na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Bom essa foi a sequência acadêmica, vamos para a evolução profissional.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Começando pelo sonho de ser piloto, tudo começou na minha infância quando meu pai nos levava aos domingos para ver os aviões da Varig, Cruzeiro do Sul, Vasp Paraense aterrisar e decolar no aeroporto Mal. Cunha Machado (antigo aeroporto do Tirirical, nome dado ao arbusto que predominava na área). E ali fui contaminado com o micróbio que não tem cura, rsrsrs.

Eu Haroldo Beckman e Jorge, amigo piloto que conheci em Houston e me apresentou o pessoal da Transbrasil. Depois veio voar aqui no Maranhão. Abandonou a aviação e hoje mora em Nova York – Essa foto é em São Luís do Maranhão.

Na minha adolescência quando já havia decidido que queria ser piloto, veio o grande dilema que era: como iria fazer para pagar meu curso e tirar o meu brevet, por ser de família humilde e meu pai não ter como me ajudar de maneira alguma, decidi estudar engenharia civil, seguindo os passos do meu irmão mais velho, que já estava na faculdade, para depois de formado ganhar dinheiro e dar continuidade ao sonho. Mas a oportunidade de ouro da minha vida apareceu antes, quando consegui emprego em uma empresa (Harms & Cia) que estava agenciando uma empresa de perfuração de Petróleo do Texas (Rowan Drilling Co. de Houston) que tinha vindo para o Brasil explorar petróleo na costa do Maranhão e da Bahia. De São Luís fui para Salvador e quando encerram as atividades por aqui eles me levaram para o Texas com visto de trabalho para me treinar e ser aproveitado para um possível retorno das atividades no Brasil.

Haroldo Beckman no Hobby Airport com Farid, hoje piloto da Azul é Edson (Edzoom) meu brother que mora em Miami hoje, no Cessna Skyhawk da Aero Academy.    Haroldo “BECKMAN” no do meio.

Nesse período eu vi algo que para mim era muito além de um sonho, que não passava na minha cabeça nem no mais otimista dos sonhos, que era fazer meu curso de piloto nos Estados Unidos. Isso era inimaginável! E lá eu estava com a faca e o queijo na mão, agradecendo a Deus todos os dias. Tinha as três coisas que eu precisava, tempo, dinheiro e a minha determinação. Trabalhando nas plataformas de petróleo no Golfo do México (sempre morando em Houston) eu tinha a escala de quinze dias embarcado e quinze dias livre, daí comecei meus cursos em um aeroporto ao sul de Houston chamado Clover Field, depois já como piloto privado fui completar os curso e tirar o brevet de piloto comercial e voo por instrumentos na Aero Academy no Hobby Airport.

Haroldo “BECKMAN” Pereira – Essa foto é em Barreirinhas nos Lençois Maranhenses.

Com todos os brevets comecei a trabalhar no departamento de Aviação da Rowan como part time pilot, onde tive oportunidade de voar alguns clássicos da Aviação como o Piper Navajo , o De Havilland DHC-6 Twin Otter, e o mais clássico de todos, o Convair CV580. Com as horas de voo suficiente para pleitear um emprego na linha aérea, veio a parte final do sonho que era voltar pra voar no Brasil. Tentei na VASP, na VARIG, mas foi na TRANSBRASIL que consegui entrar, para voar o Boeing 767, onde fiquei de 1993 até 2001. Com a falência da TRANSBRASIL , consegui emprego na TAM (hoje Latam) como co-piloto do Fokker 100, depois do Airbus A320, A330 e em 2006, fui promovido a comandante da família A32F, que inclui o A319, A320 e A321.

Fonte foto – Arquivo pessoal de  Haroldo “BECKMAN” Pereira.

E com a experiência adquirida ao longo de todos esses anos, somada a minha disciplina, meu comprometimento, minha seriedade e minha dedicação, fui promovido a instrutor de voo e de simulador e mais tarde obtive minha certificação de examinador credenciado da ANAC, culminando com a minha promoção a piloto chefe da frota doméstica da TAM no período de 2011 a 2014, voltando para o voo onde permaneci, já na LATAM, até maio de 2022 encerrando minha carreira na aviação de linha aérea.

Comandante Haroldo “BECKMAN” Pereira – Esse foi meu voo de despedida da linha aérea na Latam. A bordo do Airbus A320, com minha tripulação no voo de Bogotá para Guarulhos.

Durante esse período na aviação voei para várias cidades dos Estados Unidos e vários países da Europa assim como todas as capitais do Brasil e várias cidades do interior. Tendo tido a oportunidade de buscar vários aviões A320 direto das fábricas de Toulouse na França e Hamburgo na Alemanha. E obviamente que nada disso teria acontecido sem a ajuda de vários amigos da Aviação e fora dela,da minha família, onde tive o apoio sempre presente da minha mãe (que nos deixou recentemente), meu pai que infelizmente não viveu o suficiente para ver nem o início da minha carreira, meus irmãos que me apoiaram e mesmo na distância sempre me deram a certeza que eu tinha um lar na casa de cada um deles caso a minha carreira não tivesse dado certo e a minha esposa que sempre me apoiou e suportou vários anos da minha ausência parcial em casa em função da minha escala de trabalho e a Deus que sempre iluminou o meu caminho e protegeu todos os meus voos!

Haroldo “BECKMAN” Pereira.

E essa foi a trajetória da minha carreira de aeronauta, que encerrou na Linha Aérea, mas continua bem viva em outros seguimentos, porque: “O piloto não para de voar quando fica velho Ele fica velho quando para de voar”.
E eu ainda não quero ficar velho!

Comandante Haroldo “BECKMAN” Pereira – Essa foi uma surpresa que a ATL (associação de pilotos) fez para mim na chegada do voo de Bogotá.

Haroldo “BECKMAN” Pereira.

Entrevista

Atenção, todas as resposta estão através dos áudios.

VB – Porque você foi morar nos Estados Unidos?

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

VB – Você teve algum impacto depois de vários anos morando no exterior, voltar a morar no Brasil?

Fonte – Wikipédia, a enciclopédia livre. – Vista noturna do bairro Ponta d’Areia com a Lagoa da Jansen ao fundo – São Luís do Maranhão.

VB – Você como piloto de aviação já passou por alguma experiência que teve medo?

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Aeroporto Internacional George Bush em Houston, Texas.

VB – Você alguma vez teve uma emergência e ficou dependente da ajuda da torre do Aeroporto para aterrizar?

Despedida  do Texas, Haroldo Beckman, Sergio Lima e um amigo. 

VB – Cite três Aeroporto que você acha que são os mais difíceis para aterrizar e cite três Aeroportos mais fáceis e cômodos para aterrizar? Defina o que é ser um piloto de avião.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

VB – Fale quais as diferenças entre Houston, São Paulo e São Luís do Maranhão.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

VB – O que você pensa a respeito da efetividade do Airbus Beluga, o (Avião Baleia) que chegou ao Brasil ?

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

 VB – Você gostaria e está preparado para pilotar o Airbus Beluga, o (Avião Baleia)?

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

***

Por Sergio Lima.

Artigo anterior‘Avião baleia’ pousa pela primeira vez no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo.
Próximo artigoVIP – Carolina Maria de Jesus – Escritora, Compositora e Poetisa brasileira, mais conhecida por seu livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada.
BIOGRAFIA ****** Sérgio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano onde jogou em todas as categorias e foi campeão Estadual no ano de 1969. Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América do Rio, tornando-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e vice-artilheiro brasileiro Carioca de 1973. Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexa Campeão Gaúcho invicto. Em 1975, formou um excelente time do Guarani de Campinas, com grandes jogadores, Ziza, Amaral,Renato, Miranda, Davi, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha. que foi base do Campeão em 1978. Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Club Jalísco, e Atlas Fútbol Club ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. ****** Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio,estado do Rio, onde encerrou sua carreira. Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na rádio local chamada "Canal 58" de Guadalajara. Após a copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos, nos Estados Unidos da América,, onde foi convidado pela Universidade de Houston Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco para participar como instrutor do “Cugar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Na sequência, depois de várias participações, em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy com o apoio espetacular do grande amigo Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ****** Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: 1 - Criou-se liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. 2 – Todos os meses havia Torneios entre todos os Parks. 3 - Criou-se seleções para jogarem contra jovens das outros áreas, e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. Foi apresentado e aprovado e Sérgio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos, até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. Sérgio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a "Licença National B' e assumiu como Coach principal da South Texas Soccer Select Team Open Age From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro "Afrodescendente" a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ****** No ano de 1992, Fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde ficou por 28 anos, sendo 24 anos impressos e os últimos 4 anos digital em português. Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor . A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ****** 1 - Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira no criada no Texas em 1993 com finalidade de promover a cultura do Brasil. Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sérgio Lima teve a participação com 10 músicas 8 autorais e mais duas com parcerias. 2 - Compositor da música “I Love Rio”, escrita e inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elicia Oliveira em ingrês (Está disponível no YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ****** Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. ****** A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando, em certos momentos, o diálogo tenso, desconfortável e, até certo ponto, cansativo, devido à falta de elasticidade de algumas lideranças, acostumadas, creio, a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ****** Sérgio criou o espaço Brasil especial na Biblioteca central da cidade de Houston e conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. Recebeu o Prêmio Brazilian International Press Ward, por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português, e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ****** ORIGINAL ARTICLE “AFRO DECENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

14 COMENTÁRIOS

  1. Maravilhosa esta reportagem sobre o nosso amigo Haroldinho. Tive o previlégio de conhece- ló na sua trajetória quando morou em Houston, Texas . Nos tornamos amigos e vizinhos . Ser humano fantástico, de muita luz determinação . Sempre empenhado em realizar seu sonho de ser piloto. Trabalho árduo , exigindo muito esforço, tempo e dinheiro. Provando e sendo exemplo para todos nós que a determinação e trabalho pode tornar nossos sonhos uma realidade. Nunca desisti . Parabéns Haroldo por sua trajetória. Que história de vida linda . Saudades amigo. Deus te abençoe ricamente junto a sua família. Aplausos por seu exemplo e determinação. Abraço saudoso. 👏🏻👏🏻👏🏻🙏❤️

      • Sou amiga do Haroldo.Que chamamos de Haroldinho .Gostaria do contato dele .Sou do conjunto q ele morou em São Luís Filipinho.Meu nome é Andrea

  2. Ótima reportagem. Eu e o Beckman voamos muito quando estávamos tirando os brevês em Houston. Ele se esforçou muito nas plataformas e ele é um aviador exemplar. O meu segundo Irmão.

  3. Grande guerreiro, vibrante e determinado amigo Piloto Comodante. Fico orgulhoso de ter conhecido esse homem de valor. Parabéns.

    Moses Ribeiro
    Houston Texas

  4. Conheci o Haroldo no final da década de 1970 e nunca mais nos vimos. Sempre tentei encontrá-lo nas redes sociais e nada, mas hoje, por sorte minha, encontrei essa maravilhosa entrevista, por meio do Google. Quero ter mais notícias dele e de sua família… alguém me ajude!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui