Grande Renato, amigo maravilhoso, ser humano ímpar, um jogador de futebol genial, sabia tudo de bola, tinha uma visão de jogo excepcional, criava e descobria espaços com exímia rapidez e lucidez sem dar tempo de reação ao adversário .
Renato jogava muito! Tinha no campo a elegância de um Lord inglês, parecia estar vestido de “fraque ou de smoking” como se fosse um maestro comandando sua orquestra, seus passes eram precisos, milimétricos e sempre encontrava o destino certo, na maioria das vezes facilitando para nós mortais e famintos atacantes o domínio para finalizar.
Reporte Valter Sales , Renato, Reporte Iata Anderson e Djair
Nunca vi o Renato dar um carrinho, chutão, um bico ou ficar com o uniforme sujo, sua preferência sempre foi jogar o fino da bola, fazê-la rolar inerte, obediente a seu comando e desejo. Fora do campo junto com o Sr. Jorge da Silva Pereira , Jeremias “Jerê” tocavam o terror, antes, durante e depois dos treinos no campo do Andaraí, sempre pegando no pé do goleiro Jonas, Maréco, Tião e os demais.
America Campeão 1974
Algumas vezes eles esperavam que todos mudassem de roupa, fossem para o campo de treinamento, neste momento eles aproveitavam e arteiramente trocavam os pares de sapatos ou tênis da rapaziada amarrando um por um, sapatos com tênis e vice-versa.
Ao término do treino era loucura total, os dois ficavam sérios cinicamente esperando o resultado, assistindo aquela grande confusão, uma bagunça generalizada, ao final a risada era geral.
Hoje, presto homenagem a esse grande homem, excelente amigo e grande jogador de futebol que nasceu em Campos dos Goytacazes, terra de grandes jogadores que desfilaram no cenário futebolístico brasileiro e mundial, como seu irmão o craque Amarildo, Campeão do Mundo em 1962, Didi, Pinheiro, Evaldo, Sergio Lima, Edvaldo, Gilmar, Jorge Lima, Oliveira, Acácio, Gil, Valdir Carioca, Léo, Odvan e muitos outros.
No Andaraí grande resenha que acontecia antes dos treinos, na quadra onde ensaiava a Escola de Samba Vila Isabel
Essas duas fotos acima ilustra o meu comentário a respeito do Jerê e o Renato. Preste atenção na primeira, estávamos excursionando na Argentina, Renato e Jeremias estão rindo como sempre, pois tinham aprontado antes de sairmos dos quartos. Na segunda, o Jerê aparece sério pois estou seguro que ele já tinha feito algo e estava esperando o resultado final para dar rizada, veja o Edu sorrindo pois adorava uma bagunça também e aprontava, enquanto o Maréco como sempre, confrontando o Badéco chamando-o de “Advogado do Diabo”. Curiosidade, o Renato não está nessa foto, porque? Deveria estar no vestiário preparando mais uma.
Obrigado Renato, companheiros, amigos e torcedores agradecemos tudo que você fez pelo futebol, sua arte, seriedade em campo, alegria e um excepcional alto astral fora dele.
Renato e suas filhas Gabriela e Renata
Entrevista
VB – Qual o nome da cidade onde você nasceu?
R – Campos dos Goytacazes, Estado Rio Janeiro .
VB – Onde você começou sua carreira como jogador de futebol?
R – No Clube Esportivo Rio Branco de Campos dos Goytacazes.
VB – Quantos anos você jogou futebol?
R – 25 anos
VB – Quais os clubes onde você jogou futebol?
R – América (RJ), Flamengo (RJ) Portuguesa, (RJ) Operário (MT) Leônico (BA) Tuna Luso (PA) São Cristóvão (RJ).
Flamengo – Ubirajara, Aluisio, Fredy, Reys, Liminha, Paulo Henrique, Buião, Renato, Zico, Samarone, Rodrigues Neto.
VB – Quando foi o último jogo da sua carreira como jogador de futebol?
R – Foi pelo São Cristóvão do Rio de Janeiro em 1985.
VB – Quem foi seu melhor treinador?
R – Elba de Pádua Lima “Tim”
Tuna Luso (PA) Campeão Paraense de 1983 Da esquerda para a direita em pé: Bira, Ocimar, Renato, Quaresma, Macedo e Paulo Guilherme. Agachados: Tiago, Ondino, Mariolino, Jorginho e Luis Carlos.
VB – Cite o melhor jogo da sua carreira?
R – Meu melhor jogo foi contra o Botafogo em 1969, no Maracanã.
VB – Cite um gol inesquecível da sua carreira
R – O gol inesquecível foi neste mesmo jogo contra o Botafogo no Maracanã 1969.
Alex, Rosãn, Paulo Cesar, Renato, Maréco e Ze Carlos – Tadeu, Badéco, Jeremias, Edu e Bebeto
VB – Você teve alguma cobrança ou comparação por ser irmão do cracão Amarildo Campeão Mundial em 1962?
R – Eu sempre tive esta cobrança pelo fato de ser irmão do AmaIldo mais isto não teve nenhuma interferência no meu futebol.
VB – Cite 3 grandes craques do atual futebol brasileiro.
R – O futebol Brasileiro está carente de grandes jogadores eu destacaria atualmente Pedro (Fluminense) Luan (Grêmio) Paquetá(Flamengo).
VB – Escale dois grandes times do América do Rio.
A) – País, Orlando, Alex, Geraldo, Zé Carlos, Ivo, Tadeu, Edu, Flecha, Luizinho, Jeremias.
B) – Jonas,Uchôa, Aldeci, Maréco, Álvaro, Renato, Badéco, Mauro, Antônio Carlos, Sérgio Lima, Expedito.
Orlando, Duilio, Geraldo, Alex, Alvaro e Ivo, Néco, Braulio, Renato, Espedito e Gilson Nunes
VB – Porque você foi morar fora do Brasil?
R – Estou vivendo aqui em Cancún porque minha filha está morando já faz 12 anos e a minha outra filha Renata há 2 anos veio pra cá para trabalhar com a irmã e eu estou aqui cuidando dos meus 3 netos o Thyago com 13 anos Mateo com 6 e Rafinha faz 6 anos em Outubro.
Renato com os netos, Thyago 13 anos, Mateo 6 e Rafinha 5
VB – Fale sobre sua família.
R – Falar sobre minha família é um grande orgulho para mim, tenho duas filhas maravilhosas que me deram 3 netos meus dois genros suas famílias adoram minhas filhas sem falar na outra família que vivem em Campos sobrinhos e sobrinhas e meus irmãos que formam uma família muito unida.
Renato, sua filha Renata, o genro Rafael, o irmão do genro Thiago, Myriam e Paulo sogros da sua filha e Rafinha seu neto .
Renato em uma reunião familiar em Cancún com suas filhas, genros, sogros da filha e o irmão do genro dele.
VB – Tem algo que incomoda você se tratando de futebol brasileiro?
R – Nada a comentar sobre o futebol brasileiro
VB – Escale duas seleções do Brasil de todos os tempos.
A) – Gilmar, Djalma Santos, Domingos da Guia, Zózimo, Nilton Santos, Zito, Didi, Zizinho, Garrincha, Pelé e Amarildo.
B) – Tafarrel, Carlos Alberto, Mauro, Oldair, Marinho Chagas, Falcão, Ronaldinho, Zico, Rivaldo, Romário e Ronaldo Fenômeno.
VB – Quem seu candidato para presidente do Brasil?
R – Não tenho nenhum candidato
Por Sergio Lima.
Esse eu também o vi jogar , era um camisa 8 de fino trato com a bola de lançamentos queimando a grama como se dizia na época Renato , veio do Rio Branco de Campos dos Goitacazes lugar de celeiros de craques , jogava muito eu ia no treino do América RJ , no Andaraí no escadão da rua Teodoro da Silva , tempo bão