VIP – Serena Williams – A maior tenista de todos o tempos – Genial, Extraordinária, Espetacular – Simplesmente, Serena.

0
1087

 Fonte foto -thttps://www.facebook.com/photo/?fbid=591185052690210&set=g.687568681916901

Sergio Lima.

Me sinto lisonjeado e honrado em ter este espaço, e poder usá-lo para homenagear Serena Williams, essa Pérola Negra, esse Diamante Negro, retirado das profundezas do riquíssimo ceio afrodescendente, lapidado e exposto durante 40 anos, nas mais exclusivas e ricas vitrines do tênis mundial.

Particularmente, me emociono vendo-a como se fosse da minha própria família. É de arrepiar quando ela ergue os punhos e vibra, ao finalizar mais uma partida vitoriosa. Nessas ocasiões, me emociono, também, ao ver sua imagem forte de guerreira, e ao mesmo tempo suas expressões suaves, com um sorriso brilhante, que nos remetem ao imaginário deslizar de um cisne negro sobre a água.

Serena mostra a força, o talento e a sabedoria da mulher negra para o público requintado do tênis mundial.

Por Sergio Lima.

“I’m just me. I’m just Serena, and I feel like I blend in with the crowd sometimes”.

 Fonte foto – https://www.facebook.com/groups/687568681916901.

Serena Jameka Williams ou simplesmente Serena Williams (Saginaw, 26 de setembro de 1981) é uma tenista profissional norte-americana. É considerada uma das maiores atletas de todos os tempos. A maior tenista da Era Aberta, Serena, adiou a aposentadoria após vencer o jogo contra a montenegrina Danka Kovinic, na primeira rodada do Aberto dos Estados Unidos, na noite desta segunda-feira (29/8). Serena, que está perto de completar 41 anos, anunciou este mês que a carreira está chegando ao fim.

Vejam o vídeo 

Fonte YouTube.

Considerada uma das melhores e mais vitoriosas tenistas da história do esporte por especialistas e público em geral, Serena continua marcando ainda mais seu nome dentro das quadras. Já é a maior campeã de Grand Slam na era aberta, com 23 titulos, superando no Australian Open 2017 a alemã Steffi Graf. Ao todo, venceu 23 torneios de Grand Slam em simples, o que a credencia como a segunda maior campeã da história de torneios de majors, a um título de igualar a australiana Margaret Smith Court.

Fonte foto –  Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ao longo de sua carreira, Serena conquistou os títulos de todos os torneios do Grand Slam em simples, incluindo o que ela auto denomina “Serena Slam”, referindo-se aos quatro Grand Slam seguidos que ela venceu por duas vezes: (Roland-Garros 2002, Wimbledon 2002, US Open 2002 e Australian Open 2003) e (US Open 2014, Australian Open 2015, Roland-Garros 2015 e Wimbledon 2015).

Vejam o vídeo

Fonte YouTube.

Williams também sagrou-se campeã em outros treze torneios de Grand Slam: Australian Open (2005, 2007, 2009, 2010), Roland-Garros (2013), Wimbledon (2003, 2009, 2010, 2012, 2016), e US Open (1999, 2008, 2012, 2013). Além dos 23 Grand Slams em simples, Serena venceu outros 14 em duplas, ao lado de sua Irmã mais velha, Venus Williams e mais 2 em Duplas mistas, chegando a incrível marca de 39 títulos em torneios desse porte.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Serena e Venus Williams.

Está incluída, tanto na modalidade de simples quanto nas duplas, na restrita lista das jogadoras que tem em seu currículo, todos os títulos de Grand Slams da turnê feminina. Também conquistou três Medalhas de ouro Olímpicas nas duplas, essas vencidas nos Jogos Olímpicos de 2000, 2008 e 2012. Ganhou também uma Medalha de ouro Olímpica em simples nas Olimpíadas de Londres 2012. Além dessas conquistas, possui ainda cinco títulos em simples de WTA Finals. Serena chegou primeira vez ao posto de número 1 do ranking mundial em 8 de julho de 2002. Passou 290 semanas como n.° 1 do mundo, ela é a terceira tenista em toda a história a ficar mais tempo no topo do ranking, a sua frente estão Martina Navratilova (332) e Steffi Graf (377).

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Já conquistou 72 títulos de simples na carreira, marca superada somente por quatro tenistas: Martina Navratilova (167), Chris Evert (154), Steffi Graf (107) e Margaret Smith Court (92). Com um Prize money acumulado de US$ 92,543,816, é a tenista feminina que mais arrecadou ao longo da carreira. Com a conquista do Torneio de Wimbledon de 2015, torna-se na mais velha campeã de qualquer torneio do Grand Slam na Era Profissional, superando a marca de Martina Navratilova por 26 dias. Com isso, ela passou a ser a mais velha campeã de todos os quatro Slam: Wimbledon, com 33 anos e 289 dias, Australian Open, com 33 anos e 127 dias; Roland-Garros, aos 33 anos e 251 dias; e US Open, aos 32 anos e 330 dias. Serena tem ao todo cinco irmãs, incluindo a também tenista Venus Williams. As duas atualmente residem juntas em Palm Beach Gardens, Florida, Estados Unidos.

Fonte foto –  Wikipédia, a enciclopédia livre –  Venus Williams.

Serena também se aventura como atriz, fazendo participações em algumas séries como Law & Order, ER e My Wife and Kids. Em outubro de 2009, Serena apareceu nua na capa da revista americana ESPN The Body Issue. Em 2015, Serena fez uma pequena participação no filme Pixels.

Fonte foto –  Wikipédia, a enciclopédia livre.

Casou-se em novembro de 2017 com o co-fundador da plataforma reddit Alexis Ohanian, em uma cerimônia secreta para familiares e amigos próximos, em Nova Orleans, EUA. A cerimônia contou com a presença de Kim Kardashian, Kanye West, Jay-Z e Beyoncé. Serena e Alexis casaram após 2 meses e meio do nascimento da primeira filha do casal, Alexis Olympia Ohanian Jr.

Fonte foto – https://www.facebook.com/groups/872101770268573/.

Estilo de jogo

Serena é basicamente uma jogadora de base ofensiva, por isso ocorre um alto risco, e é equilibrado em partes por seu saque. Ela tenta, desde o começo da partida, tomar conta do jogo, utilizando para isso seu poderoso saque combinado com seu também poderoso contra ataque. Williams tem poucas fraquezas técnicas que possam ser exploradas facilmente.

Fonte foto –  Wikipedia, the free encyclopedia.

Seu saque é considerado por muitos como sendo um dos melhores no tênis feminino. Williams usa o backhand groundstroke com uma postura aberta e usa a mesma postura aberta para ela forehand, que são as duas formas de tiros usados ​​em comícios de linha de base.

Fonte foto –  Wikipedia, the free encyclopedia.

Ela consistentemente projeta grande ritmo e colocação com seus saques e no Australian Open de 2013, ela teve um pico de velocidade de 128,6 mph (207,0 kmh) que é o terceiro mais rápido de todos os tempos entre os jogadores do sexo feminino (apenas 129 mph de Vênus e 131 mph de Sabine Lisicki são as velocidades mais rápidas registradas).

Fonte foto –  Wikipedia, the free encyclopedia.

O que faz com que ela sirva ainda mais mortal é a sua colocação da bola e sua capacidade de jogar de forma consistente tiros poderosos com grande precisão. No Campeonato de Wimbledon 2012, ela bateu recorde do torneio de mulheres de 102 aces que foi mais do que qualquer dos homens atingidos durante as duas semanas. Williams também possui uma sobrecarga muito sólida e poderosa. Embora muitos pensam de Williams como só uma jogadora ofensiva, ela também desempenha um forte jogo defensivo. Ela afirmou que sua superfície favorita é a argila porque lhe dá mais tempo para configurar seu tiro.

Fonte foto –  Wikipédia, a enciclopédia livre.

Recordes e Façanhas

Com os 23 troféus conquistados em torneios do Grand Slam, ela é a segunda maior campeã da história de torneios do gênero Steffi Graf e a um de igualar a australiana Margaret Smith Court. Com a conquista do torneio de Australian Open, torna-se na mais velha campeã de qualquer Grand Slam na Era Profissional. É a mais velha campeã de todos os quatro Grand Slam do momento: Wimbledon, aos 34 anos, Australian Open, com 35 anos; Roland-Garros, aos 33 anos e 251 dias; e US Open, aos 32 anos e 330 dias.

Fonte foto –  Wikipedia, the free encyclopedia – Williams celebrating her third French Open title.

Com a conquista do torneio de Wimbledon de 2015, chega ao total de US$ 72,6 milhões de prêmios oficiais acumulados na carreira, marca somente superada por três tenistas masculinos: Roger Federer, Novak Djokovic e Rafael Nadal. Com oito conquistas, é de longe a tenista com mais de 30 anos em toda a história com maior número de troféus de torneios do Grand Slam. Muito acima dos três de Margaret Court e Martina Navratilova e dos dois obtidos por Chris Evert e Billie Jean King.

Fonte foto – Wikipedia, the free encyclopedia.

Também venceram Ann Jones, Na Li e Virginia Wade. Com sete troféus de simples em Wimbledon, ela se iguala a Steffi Graf e a dois de Martina Navratilova.  Serena tem ainda mais cinco de duplas em Wimbledon, ao lado da irmã Venus Williams. Com a conquista do torneio de Wimbledon de 2015, ela, que já tinha a maior distância entre o primeiro e o mais recente troféu de Slam da Era Profissional, também passou a ter em toda a história do tênis, pois seu primeiro título foi no US Open de 1999, portanto há 15 anos e 10 meses, superando Helen Wills Moody.

Fonte foto – Wikipedia, the free encyclopedia.

Com 248 semanas, é a quartas tenista em toda a história do tênis a ficar mais tempo no topo do ranking mundial feminino. Ela somente é superada por Chris Evert (260), Martina Navratilova (332) e Steffi Graf com 377. A primeira vez que Serena chegou ao número 1 foi em 8 de julho de 2002. Com a conquista do torneio de Wimbledon de 2015, chegou ao 68º título da carreira, igualando Evonne Goolagong e deixando Billie Jean para trás.

Fonte foto – Wikipedia, the free encyclopedia – Williams won the singles gold medal at the 2012 Olympic Games.

Com isso ficou atrás apenas de quatro tenistas: Martina Navratilova (167), Chris Evert (154), Steffi Graf (107) e Margaret Smith Court (92).  Tem 280 vitórias em torneios do Grand Slam. E com essa marca, se aproxima de Chris Evert (299) e Martina Navratilova, com 306. Em Wimbledon, ela tem 79 vitórias, em 89 jogos disputados no torneio, ficando atrás apenas de Martina Navratilova (120) e Chris Evert, com 96 vitórias.

Fonte foto – Wikipedia, the free encyclopedia – Playing Amélie Mauresmo in the quarterfinals of the tournament in Sydney in 2002.

Serena ganhou 29 de suas últimas 31 finais disputadas. E suas últimas derrotas foram diante de Victoria Azarenka, nos torneios de Cincinnati e Doha de 2013. Com 4 medalhas de ouro(uma no simples, três em duplas) Serena é a segunda maior campeã olímpica da história do tênis, entre homens e mulheres, apenas atrás de sua irmã Vênus Williams. Nas Jogos Olímpicos de Londres 2012, protagonizou o primeiro ”pneu”(set vencido por 6/0) em uma final olímpica de tênis, bem como a partida mais curta(em número de games disputados)em uma final feminina de Olimpíadas na história do esporte.

Vejam o vídeo.

Fonte YouTube

Polêmica Exclusão em 2009

Nas meias-finais do US Open de 2009 (4.º e último torneio do Grand Slam da época) Serena Williams foi excluída do jogo com Kim Clijsters por decisão da árbitra de cadeira, após consulta do juiz-árbitro do torneio, por ter insultado e ameaçado uma juíza de linha que lhe assinalou uma falta de pé, falta essa que deu dois pontos de encontro (match points) à sua adversária, a regressada Kim Clijsters.

Como anteriormente já tinha sido advertida (recebeu um warning) pela árbitra de cadeira por ter partido a raquete (o que constitui uma violação do código de conduta), a árbitra de cadeira considerou que os insultos e ameaças à juíza de linha constituíam uma 2.ª violação do código de conduta, violação essa que implica uma ponto de penalização (penalty point); como após ter sido assinalada a falta de pé o marcador se encontrava em ponto de encontro (match point) a favor de Kim Clijsters, o ponto de penalização contra Serena deu a vitória Kim, no que constitui uma decisão inédita ao nível da arbitragem no torneio do US Open. Posteriormente Serena Williams foi ainda multada pela organização do torneio.

***

 Fonte Texto – Wikipedia, the free encyclopedia.

Artigo anteriorVIP – Elizabeth “Bessie” Coleman – Primeira mulher Afro-americana, a tornar-se piloto de avião nos Estados Unidos.
Próximo artigoCultura – Academia Cearense de Literatura de Cordel.
BIOGRAFIA ****** Sérgio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano onde jogou em todas as categorias e foi campeão Estadual no ano de 1969. Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América do Rio, tornando-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e vice-artilheiro brasileiro Carioca de 1973. Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexa Campeão Gaúcho invicto. Em 1975, formou um excelente time do Guarani de Campinas, com grandes jogadores, Ziza, Amaral,Renato, Miranda, Davi, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha. que foi base do Campeão em 1978. Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Club Jalísco, e Atlas Fútbol Club ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. ****** Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio,estado do Rio, onde encerrou sua carreira. Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na rádio local chamada "Canal 58" de Guadalajara. Após a copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos, nos Estados Unidos da América,, onde foi convidado pela Universidade de Houston Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco para participar como instrutor do “Cugar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Na sequência, depois de várias participações, em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy com o apoio espetacular do grande amigo Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ****** Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: 1 - Criou-se liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. 2 – Todos os meses havia Torneios entre todos os Parks. 3 - Criou-se seleções para jogarem contra jovens das outros áreas, e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. Foi apresentado e aprovado e Sérgio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos, até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. Sérgio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a "Licença National B' e assumiu como Coach principal da South Texas Soccer Select Team Open Age From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro "Afrodescendente" a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ****** No ano de 1992, Fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde ficou por 28 anos, sendo 24 anos impressos e os últimos 4 anos digital em português. Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor . A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ****** 1 - Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira no criada no Texas em 1993 com finalidade de promover a cultura do Brasil. Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sérgio Lima teve a participação com 10 músicas 8 autorais e mais duas com parcerias. 2 - Compositor da música “I Love Rio”, escrita e inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elicia Oliveira em ingrês (Está disponível no YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ****** Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. ****** A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando, em certos momentos, o diálogo tenso, desconfortável e, até certo ponto, cansativo, devido à falta de elasticidade de algumas lideranças, acostumadas, creio, a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ****** Sérgio criou o espaço Brasil especial na Biblioteca central da cidade de Houston e conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. Recebeu o Prêmio Brazilian International Press Ward, por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português, e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ****** ORIGINAL ARTICLE “AFRO DECENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui