Fonte foto – Arquivo Valfredo Santos
Por Valfredo Santos
A música me leva à viagens no tempo e à lugares inimagináveis. Desde adolescente, os sons, as melodias ricas, os ritmos, cadências e balanços me fascinam. Me embriago na poesia e na riqueza sonora. Assisti ao Ivan Lins ao vivo pela primeira vez ainda menino. A riqueza das notas, a complexidade dos arranjos e os muitos sucessos viajaram comigo durante toda minha vida.
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre
Vejam o vídeo
Fonte vídeo – Arquivo Valfredo Santos
Mais tarde já adulto, conheci a arte de Lee Ritenour um fantástico guitarrista americano, amante da música brasileira e casado com uma brasileira. Lee Ritenour, como outros artistas, elevou a música brasileira a níveis de máxima honra, aproximou o Brasil a elite do jazz americano. Ritenour contribuiu muito fusionando o jazz moderno a inovadora Bossa Nova brasileira.
Fonte foto – Arquivo Valfredo Santos – Lee Mack Ritenour
Quando Tom Jobim faleceu, Lee Ritenour lançou o lindo álbum A Twist of Jobim onde grandes músicos americanos gravaram um dos mais belos álbuns em memória a magistral obra do eterno Tom Jobim. Dia 14 de agosto 2019, Lee Ritenour abriu o show para Ivan Lins, a estrela da noite, no Hollywood Bowl em Los Angeles.
Fonte foto – Arquivo Valfredo Santos
No grupo de músicos convidados estavam o percursionista brasileiro Paulinho da Costa, premiado como o músico que mais tocou em discos de outros artistas; Diane Reeves, estrela do jazz; a primorosa cantora brasileira Luciana Souza; o fabuloso grupo vocal New York Voices; o pianista Dave Grusin e uma impressionante banda de músicos a qual merecem cada um citação de louvor
Vejam o Vídeo
Fonte vídeo – Arquivo Valfredo Santos
Foram muitas as homenagens a João Gilberto. Todos reconheceram que foi a partir da arte, talento e perfeccionismo de João Gilberto que os músicos presentes descobriram um oceano musical antes desconhecido. A delicadeza e complexidade de João são reconhecidas mundialmente e neste show não poderia faltar a reverência ao grande pai da Bossa Nova, falecido recentemente.
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – João Gilberto em show de 2006
Um show com tantos artistas magníficos, tocando ao ar livre, não poderia ser em melhor teatro do que o Hollywood Bowl. Acústica perfeita, clima fresco de verão e uma exuberante lua cheia era o cenário perfeito. Quem esperava ver um pequeno show de música brasileira, surpreendeu-se com uma plateia próxima a 10.000 pessoas que praticamente encheu o exuberante teatro.
Antes do show, fui ao aeroporto receber meu afilhado-sobrinho Pedro Henrique Lima. Dois presentes em uma noite só. Grandes experiências de vida são mais ricas quando estamos acompanhados de bons amigos, quando abrimos nosso mundo para outros, quando a cultura e a arte se multiplicam entre nós. O concerto foi um bom começo para a nova fase de vida de Pedro, nos seus 18 anos, caminhando pelo mundo, aprendendo novas aventuras e recebendo seu batismo dos deuses da música.
A alegria, o ritmo, o balanço dos sons foram aquecendo o espaço e a noite em Los Angeles. Viajei mais uma vez a minha infância e agradeci quando pude conhecer a arte de Ivan Lins pela primeira vez. Agora, 40 anos depois, pude saudar, aplaudir e reverenciar esse extraordinário artista brasileiro.
Onde a música brasileira está os brasileiros estão. Nos escutamos em nossos gritos, assobios, aplausos fervorosos, danças, falas exaltadas, os barulhentos da plateia, demostrando nosso orgulho de quem diz sou brasileiro, amo meu país, amo a música mais linda do mundo.
Fonte todas as 4 fotos do show acima – Arquivo Valfredo Santos
Ivan Lins te aplaudimos de pé porque a sua arte eleva a nossa cultura ao mais alto pedestal da música. A única música que combina sensualidade, sofisticação, ritmos que vem da terra e ventos que nos eleva aos céus. Com samba no pé, brilho nos olhos e o jazz de Ivan Lins saudamos a Dinorah, a Madalena e todas as Deusas do nosso rico universo musical.
Vejam o vídeo
Fonte Vídeo – https://www.youtube.com/watch?v=6wQQBQHtX-o
Por Valfredo Santos